Entenda o que é e como aumentar a vascularização

 

Você já teve vontade de ter veias salientes nos braços, antebraços, coxas ou em outras partes do corpo? A vascularização é desejada por muitos fisiculturistas. Seja para potencializar a hipertrofia muscular, seja por questões de estética.

O processo de dilatação das veias auxilia no transporte de nutrientes necessários para o crescimento dos músculos. Além disso, é uma aparência muito bem vista por juízes e por outros atletas, pois demonstra que o corpo está bem desenvolvido.

Se você quer é aumentar a sua vascularização muscular, a seguir vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse processo, como deve ser o seu treino, assim como sua alimentação e suplementação. Vamos lá?

O que é vascularização?

A vascularização é um processo de dilatação dos vasos sanguíneos que ficam visíveis passando por cima dos músculos. No entanto, para que as veias se destaquem na pele, é preciso a combinação de uma série de fatores.

Os músculos devem estar bem desenvolvidos para que haja a necessidade de um fornecimento intenso de nutrientes e de oxigênio. Além disso, os níveis de gordura corporal precisam ser inferiores a 8% em homens e 18% em mulheres.

Com uma boa definição corporal, a partir de um percentual de 12% de gordura já é possível observar os resultados, principalmente em áreas com menor acúmulo de pele. No entanto, a genética também influência esse aspecto, enquanto para alguns o aparecimento das veias é natural, para outros é preciso anos de esforço.

O treinamento também é importante para aumentar a vascularização, pois gera um fluxo sanguíneo na área trabalhada. Nesse caso, os exercícios devem ser voltados para muitas repetições e volumes e não necessariamente de força.

O percentual de gordura também interfere na aparência dos vasos. Isso porque as veias estão localizadas logo abaixo da pele e do tecido subcutâneo. Desse modo, quanto menor o nível de gordura corporal, mais fácil será tornar as veias mais evidentes — uma vez que “capa de gordura” fica mais fina.

Como funciona esse processo?

Quanto mais desenvolvidos os músculos, maior será a exigência por um abastecimento rápido e intenso de oxigênio e nutrientes. Como esse transporte é feito pelo sangue, quando o fluxo sanguíneo aumenta em determinados pontos, as veias se modificam.

O diâmetro dos vasos se expande para que o sangue passe por ali mais rapidamente, e, até mesmo, criam-se novas vias para ampliar o aporte sanguíneo ao local. Mas para que isso aconteça, é fundamental ter um treino específico e uma boa alimentação.

Qual a importância da vascularização muscular?

O aumento da vascularização muscular é muito desejado por muitos atletas. Em primeiro lugar, pelo aumento dos níveis de nutrientes para musculatura que favorece a hipertrofia, uma vez que proporciona boas condições para o desenvolvimento de tecido magro.

O segundo aspecto está relacionado à estética. A vascularização é um sinal de que o corpo está avançado. Essa aparência indica músculos poderosos e baixo percentual de gordura. Apesar de não ser um fator de julgamento em competições de fisiculturismo, muitos juízes apreciam um físico com vasodilatação extrema.

Por fim, o aumento da vascularização oferece benefícios à saúde em geral. Esse processo alivia os males da hipertensão arterial e de outros problemas ligados à circulação como varizes, cicatrização de tecidos periféricos e doenças do coração.

Como aumentar a vascularização muscular?

O processo para aumentar a vascularização não é uma tarefa difícil. O atleta precisa seguir treinamentos específicos, alimentação equilibrada e fazer uso dos suplementos corretos. A seguir listamos as principais dicas para você incluí-las na sua rotina e conquistar as veias saltadas.

Alimentação para aumentar a vascularização

O percentual de gordura é um dos fatores condicionantes da vascularização. Por isso, a alimentação deve ser focada no ganho de massa muscular, sem que haja aumento de peso. Uma vez que a camada de gordura precisa estar fina para tornar as veias aparentes.

É preciso diminuir a ingestão de calorias e de sódio e consumir a quantidade adequada de proteínas. A porção diária deve ser suficiente para manter o nível muscular — em média 1,5 g para cada kg de peso corporal.

Mantenha o seu corpo hidratado. Observe se a quantidade de água que você ingere diariamente está de acordo com o nível de sua atividade física e peso. Se você consome uma boa quantidade de água, o seu corpo não precisa poupar líquidos e sempre vai eliminar pela urina — diminuindo a retenção hídrica e consequentemente o inchaço.

Treino para aumentar a vascularização

Os melhores exercícios para aumentar a vascularização são de alta intensidade em curtos períodos junto a atividades aeróbicas. Com esse treinamento, é possível queimar gordura e manter o nível de massa muscular.

A vascularização é estimulada por exercícios que aumentam o fluxo sanguíneo localizado. Por isso, o recomendado são séries de altas repetições, entre 20 a 50, e volume, que melhoram a resistência local.

Suplementos para aumentar a vascularização

Para estimular a vascularização muscular é recomendado o consumo de suplementos vasodilatadores. Em geral, eles contêm óxido nítrico ou arginina que ativam a produção dessa substância.

O óxido nítrico é um composto químico que age diretamente no relaxamento da parede dos vasos sanguíneos. Ele acelera o processo de recuperação muscular e contribui para o ganho de massa magra, força e resistência, ao permitir o transporte de nutrientes de forma mais ágil.

O consumo desse suplemento deve ser recomendado por um profissional para que haja indicação das quantidades certas para os dias de treino e de descanso. O óxido nítrico também é encontrado em muitos alimentos como beterraba, espinafre, nozes e soja.

Aumentar a vascularização é um processo, e é preciso conhecer o seu próprio corpo e as suas limitações, pois muitas vezes ela depende de fatores genéticos, além de ter um acompanhamento nutricional e médico, uma vez que são envolvidos muitos processos fisiológicos e o percentual de gordura.

Não existem fórmulas mágicas para aumentar a vascularização. Apesar de que muitos remédios prometem resultados rápidos, muitas vezes só fazem isso por um curto espaço de tempo e ainda oferecem riscos à saúde. Por isso, sempre desconfie de soluções rápidas e fáceis.

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