Nutricionista: como ele pode melhorar o desempenho do atleta?

A máquina humana

Você sabe o quanto o trabalho de um nutricionista pode influenciar no desempenho de um atleta de musculação?
Eu gosto muito de comparar o nosso organismo com uma maquina, com um carro. Assim como toda estrutura mecânica que realiza trabalhos, também precisamos de combustíveis. A diferença é que nosso organismo usa como combustível mais de 40 tipos diferentes de nutrientes diferentes.

Quando um indivíduo é sedentário, ele possui necessidades nutricionais “simples”, que podem ser supridas apenas com os alimentos bem programados. A partir do momento em que existe rotina de exercícios físicos, as necessidades energéticas e nutricionais diferenciam-se. Os movimentos, a intensidade, volume e a frequência do treinamento determinarão quanto, como e de que forma deverão ser consumidos os nutrientes para este atleta/praticante de atividade física.

As funções do nutricionista

O nutricionista analisa os indivíduos e suas particularidades, diagnosticando sua necessidade nutricional e sua oferta dos nutrientes, de acordo com seus objetivos. Sim, são duas etapas neste trabalho! Diagnosticar as necessidades e programar a oferta.

Através de formulas matemáticas e conhecimentos específicos o profissional consegue encontrar valores específicos relacionados aos nutrientes necessários ao indivíduo. Valores que deverão ser convertidos em porções de alimentos. O nutricionista deverá encontrar a configuração adequada ao paciente, de forma que todos os combustíveis sejam oferecidos ao organismo do individuo. Ou seja, o nutricionista é o profissional responsável por programar o “abastecimento” desta maquina, jamais esquecendo que o desempenho atlético e mudanças físicas dependerão destes ajustes nutricionais.

Os benefícios

O nutricionista para o atleta significa muito mais chances de conseguir o resultado que busca. A presença deste profissional na rotina alimentar do individuo viabiliza o perfeito funcionamento do organismo, mantém o bom estado de saúde e garante longevidade na pratica esportiva.

O nutricionista está para o atleta assim como um guia está para o turista. Ele é responsável por conduzir o atleta pelos caminhos nutricionais corretos, evitando desperdício de investimento financeiro e que o atleta siga dietas da moda que poderão comprometer seu trabalho. A intervenção do nutricionista na programação do trabalho nutricional deve ser considerada um investimento que gera economia e eficiência.