Treinos e exercícios de musculação

Diogo Círico 18/05/2023

Encaixar os treinos no dia a dia nem sempre é fácil, mas é uma atitude importante, principalmente para o bem-estar e a manutenção da saúde.

A musculação, por exemplo, que requer mais atenção a periodização dos treinos, a individualidade de cada corpo e ao objetivo de cada um, ressalta ainda mais a relevância de criar uma rotina para que os resultados sejam bem aproveitados.

Desde a prevenção e manutenção de doenças, até mudanças estéticas, os exercícios físicos podem beneficiar um público extremamente diverso. Por isso, preparamos este conteúdo, em que você vai conhecer mais sobre a importância de se manter ativo. Confira!

Treino de perna

Treinos para pernas

Exercitar os membros inferiores e trabalhar bem esse grupo muscular é importante para sustentar o tronco, principalmente a região da lombar.

Assim, um bom treino de pernas deve trabalhar tanto a resistência quanto a força e a explosão. O ideal é que os três tipos de estímulo sejam explorados, mas o foco vai depender de como o corpo de cada pessoa reage.

Para estimular ao máximo a musculatura das pernas, é interessante que elas sejam treinadas de maneira isolada, numa estratégia de treinos ABC, porém, com a periodização individualizada de acordo com suas necessidades.

Últimos artigos sobre pernas

15 dicas de treino de perna!

Quando e como dividir treino
de perna?
Como montar um treino de
quadríceps
Treino de costas

Treinos para costas

O treino de costas é uma das etapas mais importantes da musculação, já que gera o fortalecimento de um dos maiores grupamentos musculares do corpo.

Ao fortalecer essa região, a principal melhora notada é na postura natural do corpo, já que o desenvolvimento dos músculos da coluna contribuem diretamente para a melhoria dos músculos eretores.

Além disso, esse fortalecimento também diminui consideravelmente as chances de lesões e dores em uma área tão recrutada pelos movimentos de todo o corpo.

Ter um treino de costas eficiente também é fundamental para que outras partes do corpo consigam ser estimuladas mais facilmente.

Entre os treinos superiores, o de costas é o que mais ajuda na estabilização do corpo durante a prática de outros exercícios, algo essencial para exercícios com pesos livres, principalmente.

Últimos artigos sobre costas

Treino de dorsais completo
Treinos de ombros

Treinos para ombros

Como a maior parte dos exercícios isolados e de agrupamentos menores, os ombros podem ser facilmente deixados de lado numa rotina de treinos. Porém, fortalecer essa parte do corpo também é fundamental.

Ao longo do dia a dia, os ombros são muito recrutados, como ao carregar cargas mais elevadas, por exemplo. Mas a importância desse agrupamento está, justamente, no quanto ele influencia na evolução das musculaturas da região das costas e do peito.

Por isso, manter a estrutura muscular da região ativa é fundamental para ter estabilidade e para a mobilidade dos braços, auxiliando na maior amplitude dos movimentos. Além disso, treinar ombros regularmente ajuda a evitar lesões e inflamações no local.

Últimos artigos sobre ombros

Erros no treino de ombros
Melhores exercícios para ombros
Treinos de bíceps

Treinos para bíceps

Parte do treino de superiores, o bíceps é um músculo muito recrutado para ganhar tonicidade muscular. Se treinado de maneira intensa, é possível atingir resultados mais efetivos em um curto espaço de tempo.

Outro ponto importante do treino de bíceps é que ele auxilia a manter o impulso necessário durante as últimas séries de agrupamentos maiores, como costas e peito.

Por fim, o músculo do bíceps, assim como o treino de força de forma geral, quando bem desenvolvido pode contribuir para a melhora da saúde dos ossos, prevenindo problemas como osteoporose, por exemplo, por melhorar a densidade mineral óssea dos membros superiores.

Últimos artigos sobre bíceps

Montando treino de bíceps
Melhores exercícios para bíceps
Treino de bíceps para iniciante
Treinos de tríceps

Treinos para tríceps

Assim como o bíceps, treinar o tríceps é muito importante. Por ocupar uma área maior do braço, o músculo é fundamental para estabilizar ombros e cotovelos, reduzindo as chances de lesão.

Desse modo, manter o tríceps fortalecido influencia em atividades rotineiras, bem como em outros esportes que exigem um maior ritmo de uso dos braços, como natação e handebol.

É preciso ressaltar que, para os treinos de braço, não é recomendado exercitar diferentes músculos no mesmo dia, pois a chance de desgaste é muito maior.

Saber o que treinar em cada dia é muito mais seguro para o corpo e para a continuidade dos treinos posteriormente, por isso, a presença de um profissional para periodizar seu treino é imprescindível.

Últimos artigos sobre tríceps

Como montar um treino de
tríceps
Treino de tríceps para iniciante

Treinos para glúteos

A musculatura presente nos glúteos precisa ser trabalhada constantemente para obter os resultados estéticos esperados. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o fortalecimento dessa região vai muito além dos fins de hipertrofia.

Ao deixar de treinar os glúteos, a sobrecarga de equilíbrio e força dos membros inferiores é totalmente transferida para regiões mais fracas, como os joelhos, a lombar, os quadris, e por aí vai.

O treino de glúteo previne exatamente o desgaste dessas regiões, evitando lesões e dores que podem prejudicar ações motoras simples no dia a dia.

Últimos artigos sobre glúteos

Melhores exercícios para glúteos
Treino glúteos

Treino de abdômen

Treinos para abdômen

Os treinos de abdômen são um dos mais efetivos para o ganho de equilíbrio e estabilidade, elementos fundamentais para uma boa condução de qualquer atividade física.

Se a pessoa não tiver a área abdominal devidamente fortificada, eventualmente as dores nas costas virão, uma vez que esse músculo precisará trabalhar muito mais para manter uma postura considerada adequada durante os treinos.

Além disso, a postura é algo que precisa ser trabalhada a todo momento, pois, ao longo do tempo, sem o treino adequado, o corpo tende a se curvar, gerando sérias consequências para a saúde das costas.

Últimos artigos sobre abdômen

Como montar um treino de abdômen
Melhores exercícios para
abdômen
Treino de cardio

Treinos de cardio

O treino de cardio é um dos mais importantes para manter uma rotina de exercícios de musculação.

Se feito da maneira correta, respeitando os limites do corpo, os treinos de cardio podem trazer inúmeros benefícios para a saúde.

Eles ajudam no ganho de resistência, na queima de gordura, na melhora da circulação sanguínea, que, por sua vez, auxilia na oxigenação do corpo, na redução do estresse e, mais importante, na melhora da saúde do coração.

Últimos artigos sobre cardio

Agora que você já conhece a importância de cada tipo de treino, é fundamental começar a se planejar para ter uma rotina de exercícios, em busca de manter a saúde em dia.

A Growth te dá dicas de como ter uma vida mais saudável e orientações de treino para aprimorar os seus ganhos físicos.

Referências:

ALMEIDA, A. P; PIRES, R.M. C. A importância do treinamento intervalado em programas de redução de peso e melhoria da composição corporal. Revista Digital – Buenos Aires – Año 13 – N° 119 – Abril de 2008

Redação. SportLife, 2022. Disponível em: https://sportlife.com.br/treino-de-costas-como-fortalecer-os-musculos-e-evitar-lesoes/.

Revista Corpus. Revista Corpus Saúde e Vida. Disponível em: https://www.revistacorpus.com.br/treino/treino-de-pernas-academia-importancia/.

Monica Marques. Blog Companhia Ahletica, 2023. Disponível em: https://blog.ciaathletica.com.br/para-praticar/treino-de-ombros/.

Victor Hugo Rocha Ferreira de Oliveira. Treino Mestre Musculação & Fitness, 2020. Disponível em: https://treinomestre.com.br/motivos-para-mulheres-treinarem-membros-superiores/.

Marina Borges. Eu Atleta, 2021. Disponível em: https://ge.globo.com/eu-atleta/treinos/noticia/8-melhores-exercicios-para-o-triceps-para-fazer-em-casa.ghtml.

Lunden Souza. Runtastic, 2021. Disponível em: https://www.runtastic.com/blog/pt/treino-fortalecer-gluteos/.

Redação. Fit People, 2019. Disponível em: https://fitpeople.com/pt/fitness/abdomen/descubra-a-importancia-de-treinar-o-abdomen/.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 1.282 vezes, 6 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067