110 Receitas Fit para você não sair da dieta

Growth 27/07/2023

É provável que você já saiba como uma dieta equilibrada é essencial para manter a saúde e o bem-estar em qualquer fase da vida.

No entanto, quando o objetivo é alcançar resultados específicos, como emagrecer, ganhar massa muscular ou melhorar o desempenho atlético, é necessário adaptar a dieta para atender às necessidades nutricionais do corpo. 

Uma dieta bem estruturada pode ser a chave para alcançar esses objetivos, proporcionando os nutrientes necessários para o corpo funcionar adequadamente e atingir seus objetivos. Mas, afinal, como fazer isso? Quais são as diferenças entre cada tipo de dieta?

Separamos alguns insights importantes para você se atentar na hora de consultar um nutricionista e montar a sua dieta ideal. Confira!

Receita low carb: Omelete

Receitas Low Carb

A dieta low carb é baseada na redução da ingestão de carboidratos e aumento no consumo de proteínas e gorduras saudáveis. Alguns dos benefícios dessa dieta incluem redução de peso, quando ajustada para déficit calórico, melhora na saúde metabólica e aumento da saciedade.

Além disso, a dieta low carb pode ajudar a reduzir a pressão arterial em pessoas com hipertensão. Outro benefício é a melhora do controle glicêmico em diabéticos, já que a ingestão reduzida de carboidratos pode ajudar a diminuir os níveis de açúcar no sangue.

Confira estas deliciosas receitas low carb

Receitas com frutas

Receitas Fit com Frutas

Um alimento que faz toda a diferença para a dieta do dia a dia, e ainda casa super bem em receitas fit, são as frutas. Incluir frutas na dieta é uma ótima maneira de aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Além disso, elas são deliciosas por si só, e podem ser consumidas de diversas maneiras.

Veja abaixo algumas dicas para incluir mais frutas na sua dieta:

  • Escolha frutas da estação;
  • Experimente diferentes tipos;
  • Adicione frutas às refeições;
  • Faça smoothies de frutas;
  • Experimente frutas desidratadas.

Confira estas deliciosas receitas fit com frutas

Receitas Fit com Pasta de Amendoim

Depois das refeições principais, o que não pode faltar é uma boa sobremesa. As receitas fit com pasta de amendoim são com certeza as mais populares entre os atletas e pessoas que desejam perder peso de forma saudável. 

Isso porque a pasta de amendoim possui uma alta concentração de gorduras saudáveis para o corpo, além de ser rica em minerais, como ferro, zinco, magnésio e vitaminas do complexo B e E

pasta de amendoim também é uma excelente fonte de carboidratos e de proteínas, e por essa razão não pode faltar na dieta de quem está malhando para ganhar massa muscular. 

Confira estas deliciosas receitas fit com pasta de amendoim

doces fit

Receitas de Doces fit

Os doces fit são excelentes aliados em uma dieta, uma vez que servem como lanches saudáveis ao longo do dia a dia. Em receitas fit, eles costumam ser preparados com ingredientes como frutas, castanhas, cacau e adoçantes naturais. 

Eles contribuem para a redução da ingestão de açúcar, uma vez que geralmente não contêm açúcar refinado, o que pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e prevenir doenças crônicas. Além disso, fornecem uma maior ingestão de nutrientes e satisfazem o desejo por doce.

Confira estas deliciosas receitas de doces fit

Receitas Fit de Crepioca

Receitas de Crepioca Fit

Confira estas deliciosas receitas de crepioca

Outras receitas fit

Dicas para fazer suas refeições fitness

Pensando na correria do seu dia a dia, a Growth ensina a maneira certa de montar uma marmita fitness focada nas necessidades nutricionais de quem treina, avaliando a quantidade de proteína necessária para a recuperação dos músculos e para a síntese de proteína muscular. 

São várias as opções, e você pode escolher aquela que mais se adapta ao seu paladar:

Receita fit com frango e legumes

Peito de frango em tiras, couve flor, berinjela, chuchu, vagem, cebola roxa, alho, azeite de oliva, orégano, pimenta branca e calabresa.

Receita fit com patinho e legumes

Carne de gado (patinho), vagem / cenoura / chuchu em cubos, azeite de oliva extravirgem, tempero verde, alho, cebola roxa, pimenta do reino e açafrão.

Receita fit com filé mignon e legumes

Filé mignon, semente de mostarda, brócolis, repolho, couve-flor, azeitona em cubos, pimenta biquinho, alho, especiarias a gosto, sal do Himalaia.

Receita fit com frango e molho de tomate

Filé de peito de frango desfiado, semente de girassol, molho de tomate, brócolis, ricota, tempero verde, alho, cebola roxa, açafrão, pimenta calabresa.

Dica: use todos os tipos de temperos naturais que estiverem disponíveis na sua marmita para academia, pois todos trazem pelo menos um benefício.

E, quando usar cebolas, prefira sempre as roxas, pois elas possuem grande concentração de quercetina, rutina e antocianina, elementos que beneficiam o organismo em diversos aspectos.

Referências:

DAHLKE, Ana Paula; DE FREITAS VIANA, Kelly Ribeiro. Revisão sistemática: dieta cetogênica e suas implicações na performance. Acesso em: 12 maio 2023.

Revista saúde em foco. Benefícios e malefícios da dieta low carb. Acesso em: 12 maio 2023.

CORDEIRO, Renata; SALLES, Marina Baldasso; AZEVEDO, Bruna Marcacini. Benefícios e Malefícios da Dieta Low Carb. Acesso em: 12 maio 2023.

Visitado 234 vezes, 11 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).