OS benefícios da corrida

A corrida é uma atividade física repleta de benefícios. Veja aqui como começar, quais são os benefícios e os tipos de corrida!

Corrida auxilia no emagrecimento?

A grande maioria das pessoas associa corrida a redução de peso e emagrecimento, e não é sem motivo, já que existe um gasto calórico considerável durante a corrida.

Todas as atividades físicas podem aumentar o gasto calórico, porém, a corrida pode ser especial no que se refere à utilização de gordura durante o exercício

Corrida colabora na redução de gordura corporal

Dependendo principalmente da intensidade com que é praticada; a intensidade, por sua vez, é mensurada por uma ferramenta chamada VO2.

Quando nos exercitamos a 60-65% do VO2, temos consumo predominante da gordura durante o treino; quando aumentamos para mais de 80%, o consumo de gordura reduz drasticamente, sendo usada a glicose como fonte de energia.

Quais são os diferentes tipos de corrida?

-Corrida de pista

-Corrida de revezamento

-Corrida de rua

-Corrida cross country

-Corrida de obstáculos

Muitas pessoas começam a correr para perder peso, mas acabam “tomando gosto pela coisa” e levam o esporte a sério.

A corrida pode trazer prejuízos à saúde?

A resposta é sim. Por mais que a atividade física seja parte fundamental para a promoção da qualidade de vida, quando feita de forma incorreta poderá facilmente resultar em prejuízos para a saúde.

Durante a corrida, mobilizamos músculos, sistema cardiovascular, sistema cardiorrespiratório, sistema endócrino, uma série de mecanismos fisiológicos são recrutados para sustentar a atividade física.

Quer saber mais sobre benefícios da corrida? Leia mais!