Você sabe o que é resistência à insulina e como pode impactar seu emagrecimento?

O que é a resistência à insulina?

A resistência à insulina ocorre quando as células do organismo não permitem que o hormônio cumpra o papel de controlar a glicose no sangue.  O pâncreas começa a produzir quantidades ainda maiores para tentar suprir a nova demanda — o problema é que nem sempre isso é suficiente.

As causas

Tanto a predisposição genética quanto a adoção de hábitos menos saudáveis podem levar ao desenvolvimento de uma resistência insulínica.  Pessoas com obesidade e uma dieta rica em carboidratos e açúcares, ou que não praticam exercícios físicos com regularidade, estão mais propensas a terem esse problema.

Os sintomas

Não é possível saber se você desenvolveu a resistência à insulina apenas por sintomas.  Essa condição costuma ser silenciosa e identificável apenas com a realização de exames. Alguns sinais são:

· escurecimento de regiões de dobras (pescoço, joelhos e axilas, por exemplo).

· pequenas elevações na pele, semelhantes a verrugas;

· relatos de dificuldade para emagrecer;

Esse problema atrapalha o emagrecimento?

Quando a insulina presente no seu corpo não consegue retirar boa parte da glicose da circulação sanguínea,  as células não recebem energia suficiente para manter o organismo em pleno funcionamento.

A resistência hormonal pode afetar o seu processo de emagrecimento das seguintes formas:

· Aumento do tecido adiposo;

· Baixa resistência e Fadiga;

· Elevação de outras taxas.

Como diagnosticar a resistência à insulina?

A falta de sintomas específicos não permite um diagnóstico sem a realização de exames laboratoriais, que devem ser analisados em conjunto para uma conclusão mais completa. 

Dentre as análises pedidas pelo médico endocrinologista estão:

· teste de curva glicêmica;

· HOMA-IR;

· lipidograma;

· ultrassom total de abdômen.

A boa notícia é que a resistência à insulina pode ser minimizada com a adoção de hábitos mais saudáveis. AS mudanças vão ajudar tanto a minimizar esse problema específico quanto para diminuir os índices de gordura.

Quais são os tratamentos mais adequados?

· REDUZIR A INGESTÃO DE ALIMENTOS QUE PROVOCAM UM AUMENTO RÁPIDO DA GLICOSE NO ORGANISMO; · PRaTICAr EXERCÍCIOS físicos.

Quais são os tratamentos mais adequados?

QUER SABER MAIS SOBRE os impactos da resistência à insulina?