Qual é o melhor tipo de creatina? Entenda como escolher!

Diogo Círico 27/07/2023

Se a musculação e os exercícios físicos fazem parte da sua rotina, você provavelmente já escutou falar em creatina. Esse suplemento se tornou bastante popular entre os atletas, pois ajuda a aumentar a capacidade e o tônus muscular, assim como potencializa o treino, favorece a recuperação, auxilia na prevenção de lesões, reabilitação e neuroproteção da medula espinhal.

Seus resultados podem ser refletidos em ganho de massa muscular, mais gasto calórico e definição corporal, tanto para os iniciantes nos treinos e na academia quanto para quem já faz exercícios há mais tempo.

E graças a essa popularidade, é possível encontrar muitas opções disponíveis no mercado. Mas como saber qual a melhor creatina para você? Quais critérios avaliar ao fazer essa escolha? É o que você descobre neste conteúdo. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto!

Sumário

O que é creatina?

A creatina funciona como um tipo de combustível para o corpo. Sua principal função é fornecer energia para os músculos, além de favorecer o desenvolvimento das fibras musculares.

Essa substância é produzida naturalmente no nosso organismo pelos rins e pelo fígado. Em geral, nosso corpo produz de 1g a 2g de creatina por dia. Ela também pode ser ingerida na dieta, sendo encontrada em diversos tipos de alimentos, como ovos, carnes, peixes, frutos do mar e alguns derivados do leite. Em uma dieta normal que possa conter de 1g a 2g por dia de creatina, essa quantia nos trará em média uma saturação de 60-80% das reservas de creatina muscular.

No entanto, apesar de ser produzida de forma natural pelo corpo e ser encontrada em alimentos, a creatina também pode ser suplementada, uma opção muito comum e utilizada por pessoas que buscam melhorar a execução dos treinos.

Ao consumi-la, o organismo consegue sintetizá-la em maior quantidade, proporcionando um desempenho superior durante as atividades físicas. Desse modo, ela facilita o ganho de massa muscular, melhora a performance física e diminui as chances de ocorrerem lesões ou outros tipos de machucados.

Para que serve a creatina?

A creatina é uma substância que oferece diversos benefícios para o corpo e o desenvolvimento atlético, potencializando os treinos e intensificando a performance.

Com esse suplemento, é possível elevar a tolerância ao esforço e diminuir a fadiga, além de auxiliar no aumento do volume muscular, uma vez que ela é armazenada nos músculos junto com a água.

Mas ela tem outras vantagens para quem busca melhorar o desempenho corporal e as atividades físicas. Confira alguns exemplos de efeitos da creatina:

  • acelera a recuperação dos músculos;
  • dá mais energia para as células;
  • auxilia no ganho de massa muscular;
  • aumenta as fibras musculares;
  • retarda os efeitos do envelhecimento;
  • melhora a capacidade cognitiva e as funções cerebrais.

Além disso, o uso da substância também pode ajudar no tratamento de algumas doenças, como a fibromialgia, uma vez que auxilia a fortalecer o músculo, dando mais capacidade para realizar movimentos da rotina.

Outras doenças crônicas, como a diabetes, podem ser prevenidas pelo uso da creatina, desde que associado à prática de atividades físicas e a uma alimentação equilibrada.

Já para doenças isquêmicas do coração, a creatina tem sido utilizada para tratar isquemia miocárdica e prevenir arritmia e melhorar a função cardíaca. Sendo uma suplementação benéfica para pacientes que possuem risco de isquemia miocárdica ou acidente vascular cerebral, pois sua suplementação profilática poderá ter função cardioprotetora.

Conheça as nossas opções de Creatina

Quais são os tipos de creatina?

Assim como outros suplementos, a creatina tem alguns tipos disponíveis no mercado. Existe uma grande variedade, cada uma com finalidades específicas, mas as suas principais formas são: mono-hidratada, micronizada e alcalina.

Entenda um pouco mais sobre elas a seguir!

Mono-hidratada

Essa é a versão mais popular do suplemento, e é composta por 88% de creatina e 12% de água, podendo ser encontrada em formato de pó solúvel.

  • É o tipo mais conhecido em meios acadêmicos;
  • Pode ser misturada em diversos tipos de bebidas, como água, vitamina, bebida proteica, entre outros.

Micronizada

O procedimento não é tão diferente da mono-hidratada, mas passa por um processo de “quebra”, transformando os cristais em partículas dez vezes menores. Assim, os nutrientes são enviados para a corrente sanguínea de maneira mais fácil.

  • É rapidamente absorvida pelo corpo;
  • Tem efeito mais rápido;
  • Não causa desconfortos estomacais.

Alcalina

Essa versão não é tão comum, mas sua principal característica é o pH mais elevado, tornando o período de absorção mais estável.

  • É consumida em forma de cápsulas;
  • Tem o mesmo efeito com doses menores.

Como saber qual creatina devo tomar?

Alguns fatores devem ser levados em consideração na hora de escolher o tipo de creatina, como qual é o modo de consumo. Há quem prefira o suplemento em pó, em cápsulas ou líquido. Assim, cada tipo é encontrado de uma maneira.

Você também pode tomar a creatina antes do treino, otimizando o tempo e garantindo ainda mais eficiência dos resultados.

Independentemente de qual tipo for escolher, o ideal é fazer a suplementação com a orientação de um médico ou nutricionista, acompanhada de exercícios físicos regulares e uma alimentação adequada.

Qual é a melhor creatina do mercado?

Com tantas opções e formas disponíveis no mercado, é difícil decidir qual escolher. A maneira mais comum de tomar creatina é fazendo a suplementação por três meses, ingerindo cerca de 2 a 5 gramas por dia.

Em outros casos, também há a suplementação de creatina com sobrecarga, em que os primeiros dias começam com uma dose maior para promover a saturação do músculo.

Outro ponto importante é escolher uma marca de qualidade, que garanta os efeitos de suplementação durante a prática das atividades físicas e que seja regulamentada por todos os agentes de segurança.

Na Growth Supplements, você encontra opções que seguem as diretrizes adequadas da ANVISA e produzidas com ingredientes de confiança e alta qualidade.

Gostou do conteúdo? Então, continue navegando pelo nosso blog para ficar por dentro de dicas sobre saúde, exercícios físicos, qualidade de vida e bem-estar!

Referências

1 – PUBMED. Posição da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva: segurança e eficácia da suplementação de creatina no exercício, esporte e medicina. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5469049/> Acesso em 15 de setembro de 2022. 

2 – DIALNET. Efeitos da suplementação de creatina sobre a composição corporal de praticantes de exercícios físicos. Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5771924> Acesso em 15 de setembro de 2022.

3 – PUBMED. A suplementação de creatina melhora o desempenho, mas é seguro? Estudo duplo-cego controlado por placebo. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32597619 > Acesso em 15 de setembro de 2022.

Visitado 1.701 vezes, 10 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067