Calculadora de peso ideal: veja como usar

Growth 25/04/2024

Já pensou em usar uma calculadora de peso ideal? Esse recurso pode oferecer alguns direcionamentos de como melhorar seus hábitos e quando é necessário atualizar os exames de rotina.

Afinal, nosso peso diz muito sobre nosso estado de saúde, bem como nos lembra a tomar os devidos cuidados alimentares e físicos. Mas como saber qual é esse peso? Existe um mesmo valor ideal para todo mundo? O que considerar para encontrar o peso certo para você?

Muitas dúvidas podem surgir quando tratamos desse tema. Por esse motivo, preparamos este conteúdo completo sobre o peso ideal e como calculá-lo! Ao final, você ainda poderá usar uma ferramenta exclusiva da Growth Supplements para identificar seu IMC e peso indicado. Acompanhe!

Calculadora de IMC e Peso Ideal

Calculadora de IMC e Peso Ideal

Com o IMC em mãos, é hora de conferir a tabela de IMC para saber se o peso está dentro do ideal para a sua altura:

IMC AdultoClassificação
< 18,5Baixo peso
≥ 18,5 < 25,0Peso ideal
≥ 25,0 < 30,0Sobrepeso
≥ 30,0 < 35,0Obesidade grau I
≥ 35,0 < 40,0Obesidade grau II
≥ 40,0Obesidade grau III

O que é peso ideal?

O peso ideal é a margem que uma pessoa deve pesar de acordo com sua altura para manter um estilo de vida saudável e reduzir os riscos à saúde ocasionados pela obesidade, desnutrição, hipertensão ou diabetes.

É uma estimativa quantitativa que relaciona peso e altura de forma simplista. Mas, quando falamos de peso, também é necessário pensar na composição corporal.

O peso do corpo engloba diferentes tipos de massas, como água, gordura e músculos. Assim, pessoas com mesmo peso e altura não têm necessariamente a mesma composição corporal, ao passo que uma pessoa com peso considerado baixo não tem necessariamente pouca gordura no corpo e vice-versa.

O jeito mais seguro de entender seu peso ideal é consultar um nutricionista para fazer uma avaliação completa do seu condicionamento físico, considerando seus hábitos de rotina.

Apesar de esse ser um tema complexo e repleto de subjetividade, já que muitos fatores podem interferir no peso ideal de uma pessoa, especialistas seguem o IMC para padronizar essa medida.

O IMC refere-se ao Índice de Massa Corporal, uma medida adotada inclusive pela Organização Mundial de Saúde, que permite calcular se você está no peso adequado para a sua altura de forma rápida e fácil.

Qual a relação do peso ideal com o IMC?

Quando falamos de calculadora de peso ideal, também estamos nos referindo a uma calculadora de IMC. Isso porque esse índice conta com uma classificação que determina se você está no peso adequado para sua altura ou não.

Como as alturas e os pesos das pessoas são totalmente variáveis, o Índice de Massa Corporal foi criado para padronizar uma métrica que delimite quando uma pessoa está abaixo do peso, correndo risco de desnutrição, ou quando está acima, podendo chegar à obesidade.

Assim, por meio dele, é possível ter uma primeira avaliação sobre sua estatura, entendendo se o seu peso está ideal para sua altura.

A partir disso, vale ressaltar, é necessário estar com os exames de rotina em dia. Como o IMC é um cálculo simples, mesmo que você esteja no peso indicado como adequado, não significa que sua saúde está ótima.

Apenas com exames de rotina será possível entender seu condicionamento físico. Uma consulta com um nutricionista também é uma excelente forma de ter um diagnóstico correto e entender se você precisa tomar mais cuidados no seu dia a dia.

Qual a importância de estar no peso ideal?

Estar no peso ideal é importante tanto para a saúde física quanto mental. Em primeiro lugar, facilita o diagnóstico de diversos quadros de doença, visto que elimina aquelas causadas pela obesidade e pela desnutrição.

Mesmo que o peso não seja garantia de saúde, ele pode ser um indicativo de como seus hábitos estão, o que facilita muito nos cuidados com seu corpo.

Além disso, ainda hoje, o peso interfere na autoestima das pessoas, seja quando elas se acham magras demais, seja muito acima do peso. Junto a um processo de tratamento e cuidado psicológico, o cuidado com o corpo ajuda a ter uma visão mais saudável sobre seu peso, sua imagem e sua saúde.

Mas não para por aí: quando entendemos que o peso ideal deve estar atrelado a um bom condicionamento físico, ele reflete muito na saúde. Manter o peso ideal:

  • reduz o risco de diabetes;
  • previne problemas cardiovasculares;
  • melhora a resistência física;
  • reduz dores corporais;
  • ajuda a prevenir diversos tipos de câncer.

Qual a fórmula usada para calcular o peso ideal?

Para calcular o peso ideal, você deve usar a fórmula do IMC: seu peso em quilos dividido pela sua altura ao quadrado, em metros. A fórmula é esta:

peso (kg) ÷ (altura × altura)=IMC

Por exemplo, imagine que você tem 1,80 m de altura e pesa 85 kg. A conta para saber se você está no peso ideal seria:

85 ÷ (1,80 × 1,80)=26,23

Assim, seu IMC estaria, atualmente, em 26,23.  

Nesse caso, o IMC de 26,23 se enquadra em sobrepeso. É nesse momento que você deve revisitar seus hábitos de alimentação e atividades físicas. Isso não é, necessariamente, sinônimo de alto nível de gordura corporal, por exemplo.

Caso não tenha clareza sobre seu atual estado de saúde, consulte um nutricionista e solicite exames de rotina para conferir se precisa mudar algum hábito e até para entender se precisa perder peso ou não.

O cálculo é bem simples, não é? Mas ele pode ser ainda mais fácil porque existem calculadoras de peso ideal online. A Growth Supplements tem um modelo pronto para você usar agora. Entenda mais no próximo tópico.

Como usar a calculadora de peso ideal?

Para usar a calculadora de peso ideal, você precisa saber sua altura e seu peso atual. Na ferramenta da Growth Supplements, você deverá utilizar sua altura em centímetros em vez de metros. Para isso, basta multiplicar a altura que está em metros por 100 para obtê-la em cm.

Feito isso, você precisará apenas preencher os campos de altura e peso e marcar se você é do sexo feminino ou masculino. Clicando em calcular, o resultado estará pronto em instantes.

Além de conhecer seu IMC, você poderá conferir qual a classificação dele, se está adequado, abaixo do peso ou acima do ideal para a sua estatura.

Aproveite para utilizar essa ferramenta gratuita agora e descobrir se você está no seu peso ideal!

Referências

INSTITUTO DE MEDICINA SALLET. O que é peso ideal e como calculá-lo? Disponível em: https://sallet.com.br/o-que-e-peso-ideal-e-como-calcula-lo/. Acesso em: 12 fev. 2024.

LAB CAC. Estar no peso ideal é importantíssimo: entenda os impactos na saúde. Disponível em: https://blog.labcac.com.br/estar-no-peso-ideal-e-importantissimo-entenda-os-impactos-na-saude/. Acesso em: 12 fev. 2024.

MD SAÚDE. O que é peso ideal? 17 abril 2023. Disponível em: https://www.mdsaude.com/obesidade/calcule-o-seu-peso-ideal-e-imc/. Acesso em: 12 fev. 2024.

TUA SAÚDE. Peso ideal para a altura (com calculadora online). 17 jan. 2024. Disponível em: https://www.tuasaude.com/peso-ideal/ Acesso em: 12 fev. 2024.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 5.786 vezes, 2.036 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).