Calculadora de IMC: saiba como usar de forma correta

Growth 09/05/2024

A calculadora de IMC é uma ferramenta valiosa nos cuidados com o peso corporal. Utilizada para determinar o Índice de Massa Corporal, ela simplifica a medição do peso ideal de uma pessoa de forma rápida e acessível.

A partir do cálculo do IMC, é possível identificar sinais de sobrepeso ou desnutrição. Embora não seja uma solução completa, esse cálculo pode ser o passo inicial para um olhar mais cuidadoso em relação à rotina alimentar e às atividades físicas.

Neste artigo, explicaremos tudo sobre o Índice de Massa Corporal e como funciona o cálculo. Aqui, você também poderá acessar nossa calculadora de IMC exclusiva para saber seu índice. Confira!

Calculadora de IMC

Calculadora de IMC



Você pode também conferir a tabela de IMC para saber mais sobre as classificações de IMC:

IMC AdultoClassificação
< 18,5Baixo peso
≥ 18,5 < 25,0Peso ideal
≥ 25,0 < 30,0Sobrepeso
≥ 30,0 < 35,0Obesidade grau I
≥ 35,0 < 40,0Obesidade grau II
≥ 40,0Obesidade grau III

O que é IMC?

O IMC, Índice de Massa Corporal, é um indicador do peso ideal que relaciona altura e peso corporal. A calculadora de IMC fornece o valor do índice de cada pessoa e permite a classificação.

Desde 1995, o conceito implementado pelo fisiologista Ancel Keys é adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma fórmula simples para avaliar se uma pessoa está no peso considerado ideal para sua estatura ou não.

O índice também serve como referência para o nível de obesidade ou baixo peso que pode orientar pesquisas diversas e o trabalho de diferentes profissionais da saúde, como a taxa de obesidade no país calculada pelo Ministério da Saúde no Brasil.

Como explicamos, ele envolve uma fórmula simples que pode direcionar um olhar mais cuidadoso para a saúde, mas deve ser complementado por outros tipos de avaliação. Afinal, o peso corporal pode ser constituído de formas diferentes.

Por exemplo, o IMC alto indicará sobrepeso tanto para uma pessoa com altos níveis de tecido gorduroso quanto para quem tem grande volume massa muscular, se essas pessoas tiverem o mesmo peso e altura.

Essa é uma das limitações do cálculo, mas ele ainda pode facilitar diagnósticos e o dia a dia de profissionais diversos.

Qual a importância do IMC?

Usar uma calculadora de IMC é importante porque ela facilita a identificação do risco de obesidade ou de baixo peso, uma vez que é uma ferramenta simples e prática.

O cálculo ajuda a identificar padrões relacionados à obesidade e, do outro lado, à desnutrição de forma pragmática. Isso é essencial para profissionais e instituições que precisam avaliar grandes grupos de pessoas e entender quando desprender maiores ações e análises sobre casos mais agravados.

Em conjunto com outras avaliações, como bioimpedância e adipometria, o cálculo do IMC ajuda a entender como está a condição física e de saúde de uma pessoa. A partir dele, é possível aprofundar os estudos sobre cada caso para direcionar atendimentos e tratamentos mais específicos.

Como é calculado o IMC?

O Índice de Massa Corporal é calculado por meio de uma fórmula simples: o peso (kg) dividido pela altura (m) ao quadrado:

peso (kg) ÷ altura (m) ²=IMC

Para ficar mais claro, imagine que uma pessoa que pesa 70 kg e mede 1,70 m quer saber o IMC dela. Para isso, o cálculo a se fazer seria:

70 ÷ 170²=24,22

Assim, o índice dessa pessoa é de 24,22.

Tem diferença entre o cálculo de IMC masculino e feminino?

Não, o cálculo de IMC é o mesmo para homens e mulheres. Isso porque as diferenças entre corpos do sexo feminino e do masculino não são suficientes para interferir no resultado, uma vez que o cálculo é simples e envolve apenas peso e altura.

Assim, não existe uma diferença de calculadora de IMC masculina e feminina quando se trata de adultos. A variação que pode existir é para crianças.

Qual o IMC ideal?

O IMC ideal para um adulto está entre 18,5 e 24,9, considerando o peso adequado para a altura. Essa margem permite entender qual variação de peso você pode ter para se manter saudável com uma rotina equilibrada.

Vale ressaltar que isso não significa que você não precisa fazer outros exames para monitorar seu real estado de saúde.

O acompanhamento nutricional e endócrino, assim como os exames de rotina, são as únicas formas de ter um parâmetro real da sua saúde por completo.

Qual a relação entre o IMC e o peso?

A relação entre o IMC e o peso é direta. O índice é calculado a partir do peso real de uma pessoa, ao mesmo tempo em que indicará qual o peso ideal para ela.

Assim, o IMC pode direcionar se uma pessoa está abaixo, acima ou dentro do peso adequado para sua estrutura corporal e ser o ponto de partida para avaliações mais profundas sobre a composição corporal.

Como interpretar o resultado da calculadora de IMC?

Para interpretar o resultado, você deve encontrar o seu índice na tabela, mas muitas das calculadoras de peso ideal online já mostram em qual classificação você está de forma automática.

A partir do resultado, vale a pena fazer uma autoavaliação dos seus hábitos rotineiros de alimentação e prática de exercícios físicos. Se você já segue uma dieta hiperbólica e faz musculação, por exemplo, é possível que sua rotina de treinos te faça ganhar massa magra e ter um IMC elevado, sem que isso seja sinônimo de sobrepeso.

Mas, se você não está com uma rotina saudável e seu IMC está fora do adequado, pode servir de alerta para realizar exames de rotina e consultar um nutricionista para realizar exames mais aprofundados sobre a sua condição física atual.

Como usar a calculadora de IMC?

Quer uma novidade? Agora você pode utilizar a calculadora de IMC online da Growth Supplements e de forma gratuita. Ela é muito fácil de usar e, em poucos minutos, você consegue o resultado do seu Índice de Massa Corporal.

Para isso, você deverá informar o seu peso atual e a sua altura, que deve ser convertida em centímetros. Se você só tem o valor em metros, basta multiplicá-lo por 100 para converter o valor.

Depois, selecione se você é do sexo feminino ou masculino. Vale ressaltar que essa calculadora foi pensada para calcular o IMC de pessoas adultas, assim, os resultados não são apropriados para medidas infantis.

Com as informações preenchidas, é só clicar para calcular e ter o seu resultado de forma rápida e simplificada.

Muito fácil, não é? Aproveite essa ferramenta gratuita da Growth para dar o próximo passo nos cuidados com a sua saúde!

Referências

ABESO. Calculadora de IMC. Disponível em: https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/calculadora-imc/. Acesso em: 12 fev. 2024.

BRASIL ESCOLA. Limitações do IMC. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/saude-na-escola/limitacoes-imc.htm. Acesso em:12 fev. 2024.

LAB CAC. IMC feminino: você sabe o que ele significa? Disponível em: https://blog.labcac.com.br/imc-feminino-o-que-ele-significa/. Acesso em: 12 fev. 2024.

SISTEMA SCA. O que é IMC? Entenda a importância desse protocolo na Avaliação Física. 05 jun. 2023. Disponível em: https://www.sistemasca.com/blog/160/o-que-e-imc-entenda-a-importancia-desse-protocolo-na-avaliacao-fisica. Acesso em: 12 fev. 2023.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 948 vezes, 259 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).