CROSSOVER: APRENDA A EXECUTAR CORRETAMENTE!

Supino Inclinado: o que é, benefícios, como executar e variação do treino!
Leandro Twin
12/05/2021
Sumário
- O que é supino?
- Quais são os benefícios do supino inclinado?
- Para que serve supino inclinado?
- Níveis de inclinação no supino
- Supino inclinado trabalha quais músculos?
- Como fazer supino inclinado corretamente?
- Erros comuns na execução do supino inclinado
- Como fazer supino inclinado em casa?
- Variações de exercícios de supino inclinado
O que é supino?
Supino é um dos exercícios mais comuns praticados no treinamento de força, visando desenvolvimento do tronco superior.
Praticado em diversas situações, que vão desde terapias e lazer até esporte competitivo, também é praticado com diversos objetivos, que vão desde a busca pela saúde e qualidade de vida até a preparação para diferentes modalidades esportivas, terapia, parâmetro de força, entre outros objetivos.
Se você quer saber tudo sobre este exercício, leia este texto até o final, porque aqui, no blog da Growth Supplements, você encontra tudo o que precisa para incluir este exercício na sua rotina.
Vamos à etimologia da palavra: supino significa elevado, superior, posição do corpo em decúbito dorsal, do latim supinus.
Descrição do exercício: o indivíduo se posiciona em decúbito dorsal, realizando movimentos de afastamento da barra em relação ao tórax.
Quais são os benefícios do supino inclinado?
Dentre os músculos ativados, a execução no banco inclinado favorece maior ativação da porção clavicular do peitoral maior em detrimento da porção esternocostal.
Segundo a professora Bianca Berlotti, os exercícios de supino podem ter um benefício extra para as mulheres. Ao trabalhar todo o grupamento muscular do peitoral, ocorre o fortalecimento da musculatura que sustenta os seios. Veja a seguir.
- Melhora a postura.
- Sinergia com outros grupos musculares.
- Simetria corporal.
- Estabilidade de movimentos.
- Segurança.
- Trabalha diversos músculos superiores.
Para que serve supino inclinado?

A variação na inclinação do banco durante o exercício de supino parece afetar o grau de ativação dos músculos envolvidos.
Sendo assim, a ativação de regiões específicas do músculo será conseguida com a característica mecânica dos exercícios, como, por exemplo, o supino inclinado, ao recrutar com maior ênfase a parte clavicular do peitoral maior.
Níveis de inclinação no supino
Trabalho de pesquisa publicado em 2010 por TREBS avaliou quatro níveis de inclinação (0º, 28º, 44º e 56º).
Os resultados mostram que a ativação da parte clavicular do peitoral maior foi significativamente maior em 44º e 56º, quando comparada a 0º, e em 44º, quando comparada a 28º.
A ativação da parte esternocostal do peitoral maior foi significativamente maior em 0º, quando comparada a 28º, em 0º, quando comparada com 44º, em 0º, quando comparada com 56º, e em 44º, quando comparada com 56º.
Já a ativação do deltóide parte clavicular foi significativamente maior em 28º, quando comparada com 0º, em 44º, quando comparada com 0º, e em 56º, quando comparada com 0º.
Portanto, os autores citam que, para otimizar o recrutamento da musculatura em questão, é fundamental realizar o exercício supino na horizontal 0º e inclinado ~44º.
Supino inclinado trabalha quais músculos?
Adutores horizontais do ombro, peitoral maior parte clavicular e parte esternocostal, deltóide parte clavicular, acromial e coracobraquial, abdutores do cíngulo do membro superior, peitoral menor e serrátil anterior, extensores de cotovelo, tríceps braquial e ancôneo.
Como fazer supino inclinado corretamente?

O primeiro passo é escolher a forma de supino inclinado desejado (máquina, barra ou halteres).
O movimento inicial acontece em cima com o peso distante do tronco, as escápulas devem estar unidas, o abdômen contraído, apoiando no banco o quadril e as escápulas permitindo uma ligeira curvatura na coluna (não manter retificada a coluna).
A empunhadura (pegada) deve ser ligeiramente superior à largura dos ombros, com a observação de que, quanto mais fechada for a empunhadura, maior será o recrutamento de tríceps.
Inspirar, descer a barra até a fúrcula esternal, desenvolver e expirar no final do movimento.
Desça com o peso, até que a barra aproxime-se do peito. A barra deve descer até o peitoral superior, ficando acima da linha do mamilo.
Caso use halteres, desça até que as mãos estejam na linha do peitoral, empurre o peso distanciando-o do tronco e fazendo contração voluntária quando o peso estiver no alto (final do movimento).
Quando usar halteres, não os deixe encostar; os halteres devem deslocar-se sempre na linha do esterno do peitoral.
Dicas para o exercício de supino inclinado
- Amplitude: algumas pessoas acreditam que, durante o movimento, os cotovelos devem chegar apenas a 90º, mas deve-se alongar o músculo visando a amplitude máxima.
- Cotovelos, ombros e peitoral devem estar alinhados.
- Controle o movimento dos ombros; uma vez que a escápula deve estar contraída, nada de soltar os ombros quando o peso estiver afastado do tronco.
Erros comuns na execução do supino inclinado
Um erro bastante comum é o “encaixe articular”. Neste momento, ocorre um alívio da tensão muscular exercida sobre o peito e uma sobrecarga sobre as articulações.
É o mesmo problema de quando o indivíduo está usando halteres e faz os dois pesos “baterem” quando estão afastados do tronco. O problema é que acaba sendo gerada uma tensão contrária com os movimentos do peso, e o músculo acaba relaxando.
Cuidado ao colocar os pés sobre o banco. Pensando em aliviar a pressão sobre a coluna e buscar maior conforto, algumas pessoas podem elevar os pés, colocando-os sobre o banco.
Evite este movimento, pois pode tirar sua estabilidade, causando um acidente por conta do desequilíbrio. Para os baixinhos, a dica é usar um step ou uma caixa. Assim, você terá toda a estabilidade necessária.
Como fazer supino inclinado em casa?
O que define os grupamentos trabalhados com mais ênfase é a angulação do banco de supino.
Se, em um exercício de supino reto, as mãos empurram o peso em linha reta em relação ao próprio peito, na variação inclinada, o movimento de empurrar deve ir em sentido perpendicular. Neste caso, o exercício em casa pode ser feito com auxílio de um banco ou de um apoio.
Supino em casa 1: flexão de braço para a porção superior
Os pés são colocados em uma superfície elevada, enquanto as mãos são colocadas em uma superfície inferior ou no chão. O início do movimento será com o corpo em paralelo aos pés, com o final do movimento com o tronco aproximando-se do solo.
No início do movimento, inspire, controlando a velocidade da descida. Sem aliviar a tensão do peitoral, mude o sentido do movimento, empurrando o tronco para distante do solo – você deve respirar enquanto empurra, estendendo os cotovelos.
Supino em casa 2
Coloque uma almofada e encoste na parede, de forma que crie um suporte para você apoiar a coluna enquanto senta no chão.
Flexione as pernas, apoie os pés no chão e junte os pesos no alto (início do movimento com os pesos distantes do tronco).
Agora, é só inspirar durante a fase excêntrica (enquanto o peso desce até o peito) e respirar durante a fase concêntrica (enquanto o peso aproxima-se do tronco).
Variações de exercícios de supino inclinado
Supino inclinado é uma forma de trabalhar com mais ênfase grupos musculares diferentes daqueles recrutados no exercício de supino reto, como é o caso da parte superior do peitoral e da porção clavicular.
Além das duas formas apresentadas para aqueles que desejam trabalhar em casa, há muitas outras variações deste exercício para quem possui bancos, barras, halteres, dumbells, etc.
- Supino inclinado com barra
- Supino inclinado com halteres
- Supino inclinado articulado/supino inclinado convergente/supino livre inclinado
- Supino inclinado barra guiada/supino inclinado smith/supino inclinado máquina
Como vimos, podem ser muito variáveis as formas de execução do supino inclinado.
Cada forma diferente traz aspectos prós e contras, não havendo uma forma de escolher genericamente a mais eficiente.
Farias e colaboradores publicaram em 2017 os resultados de uma pesquisa que buscou evidenciar o desempenho de força máxima e ativação muscular para exercícios de supino e extensão de tríceps, adotando as modalidades de haltere, barra e máquina.
A atividade eletromiográfica de superfície foi avaliada para peitoral maior (PM), deltóide anterior (AD), bíceps braquial (BB) e tríceps braquial (TB). Os resultados indicaram que, usando diferentes formas de execução, temos diferentes efeitos, e que a escolha pela melhor forma de exercício dependerá da sua periodização de treinamento.

Leandro Twin
Assessor EsportivoMeu nome é Leandro Lourenço Oliveira de Lima, sou Assessor Esportivo há mais de 10 anos, com quase 500 casos de sucesso. Trabalho tanto online para o mundo inteiro, quanto presencial em minha clínica em Moema (São Paulo). Ministro cursos, sou palestrante e também autor do livro “abdômen definido, como chegar lá?”. Sempre sonhei em ser professor e por ter um histórico de obesidade vencido pela musculação, me encantei e me dedico todos os dias para fazer isso para outras pessoas. Sou graduado em educação física (CREF: 128544-G/SP) e pedagogia. Julgo-me uma pessoa bastante realizada profissionalmente e agradeço a vocês a oportunidade a cada dia de eu me realizar ainda mais. Obrigado!