Saiba o que incluir na dieta do atleta mesomorfo

Invejados pelos ectomorfos e pelos endomorfos, os mesomorfos são aqueles que possuem um tipo físico que qualquer um deseja. Eles ganham massa muscular com facilidade, mas não acumulam tanta gordura e conseguem perder a massa gorda sem grandes dificuldades. Pode parecer impossível, mas esse tipo de metabolismo garante naturalmente um porte físico que naturalmente atlético, e permite conseguir resultados muito mais rápidos e nítidos nos treinos. Entretanto, mesmo se encaixando nessa descrição, a dieta não deve ser esquecida. Inclua sempre os nutrientes adequados, especialmente se o seu foco é o ganho de massa muscular e a melhora do desempenho nos treinos.

 

O que é o mesomorfo?

Antes de mais nada, vale a pena explicar o que cada uma dessas nomenclaturas significa. Assim, fica até mais fácil de você identificar seu tipo de metabolismo e trabalhar em parceria com o nutricionista para encontrar uma dieta que otimize o seu dia a dia. Em geral, o tipo mesomorfo é muito mais raro na população. Algumas pesquisas apontam que apenas de 10% a 15% das pessoas se encaixam nesse tipo físico. Há um benefício na genética dos mesomorfos que torna o treinamento mais favorável e garante resultados visíveis em menos tempo.

 

Dieta

Na dieta do mesomorfo, é sempre bom incluir uma variedade de nutrientes. Em especial, uma boa combinação entre proteínas e carboidratos. A quantidade de macronutrientes sugerida segue uma proporção de aproximadamente 40% de carboidratos, 30% de proteínas e 30% de gorduras. É claro que essas quantidades variam de acordo com as necessidades de cada pessoa e envolve também rotinas específicas de cada atleta. Por isso o papel do nutricionista é tão importante, já que essa indicação é feita de maneira muito mais personalizada. O grande diferencial dos mesomorfos é justamente a facilidade de garantir o acréscimo na massa muscular e também facilitar a queima de gordura.

 

Outras dicas

Uma das dicas para os mesomorfos é seguir também uma programação de refeições ao longo do dia que garanta o aporte energético focado no ganho de massa muscular. É o caso de uma quantidade grande de refeições, ao menos 6 vezes ao dia com intervalos de 2 a 3 horas. Inclua sempre carboidratos, gorduras boas e proteínas em cada uma das porções, lembrando que a ingestão de líquido é altamente aconselhável para qualquer tipo físico. A presença de carboidratos complexos ao longo do dia também é indicada para os mesomorfos.

 

E a suplementação para mesomorfos?

Entre os suplementos ideais para esses atletas, o Whey Protein é um dos destaques. Eles podem incluir tanto o Whey Protein Isolado quanto o Whey Protein Concentrado. Esses dois suplementos são excelentes fontes de proteína de alto valor biológico. Muita gente acaba na dúvida se “Whey Protein Isolado é melhor?”, mas tudo dependerá diretamente da sua dieta específica e do custo-benefício no final do mês. Além do Whey, o atleta pode incluir também o BCAA, a Glutamina e a Creatina.