PIPOCA ENGORDA OU EMAGRECE, E COMO INSERI-LA NA DIETA?

A pipoca é um alimento de fácil preparo e relativamente rico em nutrientes.

Com um significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

comer pipoca emagrece?

A pipoca não engorda, é um cereal integral natural recomendado pela pirâmide alimentar como parte de uma dieta equilibrada.  Os cereais integrais estão associados ao auxílio do controle do peso corporal e à redução do risco de doenças crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares. Portanto, a recomendação é de que a população consuma mais cereais integrais, para obter uma alimentação balanceada e rica em vitaminas e minerais.

Pipoca x calorias x gordura

Uma porção de 100g de pipoca equivale a 375 Kcal. Entretanto, essa quantidade de calorias temida por todos se mostra muito relativa devido ao seu modo de preparo. Há pipocas para preparar na panela — estas são mais saudáveis em relação às pipocas de micro-ondas, que podem ter o dobro de calorias em relação às normais, justamente pela adição de gordura que o produto recebe para ser preparado em forno.

Por isso, não podemos dizer que a pipoca é uma substituto ideal para uma refeição, mas podemos dizer que é, sim, uma fonte de carboidratos, uma pequena parte de uma refeição saudável. 

A pipoca é um alimento fonte de carboidratos e pode ser adicionada qualquer refeição, seja ela uma refeição principal ou um pequeno lanche.  A questão a ser analisada será os suas refeições como um todo, porque pode não ser nada vantajoso consumir alimentos de um único grupo alimentar em cada refeição.

Como substituir lanches calóricos por Pipoca?

Como fazer uma pipoca saudável?

O modo de preparo é a chave para ter acesso aos benefícios da pipoca. A quantidade de sal e temperos prontos também deve ser controlada, pois possuem concentrações de sódio que, em excesso, aumentam os riscos de hipertensão arterial, além de desencadear outras disfunções, como retenção líquida e sobrecarga renal.

QUER SABER MAIS SOBRE COMO INSERIR A PIPOCA NA DIETA?