Entenda o que é crossfit, como praticar e qual a dieta ideal

O CrossFit, programa de treinamento de alta intensidade, virou uma verdadeira febre no Brasil e no mundo nos últimos anos. O sucesso é consequência dos inúmeros benefícios que essa atividade traz e por proporcionar resultados rápidos, como força e resistência. Contudo, há quem diga que o grande diferencial desse esporte é a motivação gerada quando se completa o WOD — Workout Of the Day ou “desafio do dia”. Isso porque o CrossFit é uma atividade de superação de limites. 

No entanto, se você ainda não sabe o que é CrossFit ou como esse treino funciona, não se preocupe! Neste artigo vamos apresentar todas as principais informações sobre essa modalidade. Além de trazer dicas sobre alimentação e suplementação para quem pratica esse tipo de exercício físico. Acompanhe!

O que é CrossFit?

O CrossFit é um esporte recente, foi criado em 1995, pelo ex-ginasta Greg Glassman. Após enfrentar uma doença chamada poliomielite, ele buscou diferentes tipos de exercícios para ajudar na sua recuperação. No entanto, insatisfeito com as atividades praticadas nas academias, Glassman decidiu desenvolver sua própria série de treino funcional, que futuramente deu origem aos princípios básicos do CrossFit.

Diferentemente de outros métodos tradicionais, o foco do CrossFit é trabalhar todos os grupos musculares, por meio de uma variedade de exercícios de alta intensidade. Assim, cada treino é diferente, proporcionando uma maior amplitude de movimento, diversos benefícios e resultados mais rápidos. 

Em entrevista à CBS News, Glassman explicou que o seu objetivo com o CrossFit é estimular os movimentos mais básicos e funcionais, como levantar pesos e objetos. Afinal, com o crescente sedentarismo, típico da vida moderna, muitas vezes acabamos deixando de lado os movimentos simples, como agachar, pular e correr.

Dessa forma, por meio do CrossFit o atleta consegue trabalhar o desenvolvimento de habilidades físicas gerais, a partir de um treinamento dinâmico e funcional. Apesar de muitas pessoas terem medo do esporte, devido aos riscos de lesões, há evidências científicas de que, quando comparada com outras modalidades de exercício físico ou esporte, a taxa de lesões no CrossFit não é considerada elevada.

Como funciona o CrossFit?

Agora que você já sabe o que é CrossFit e quando ele foi criado, é hora de entender como ele funciona e quais são seus principais exercícios. A base do CrossFit é a ginástica, levantamento de peso, corridas e pedaladas. Glassman percebeu que combinando esses três exercícios ele conseguiria trabalhar o corpo com um todo e teria resultados melhores quando comparados com exercícios que trabalham o corpo de modo fracionado. 

Dessa forma, todos os exercícios do CrossFit combinam força, resistência cardiovascular e respiratória, agilidade e flexibilidade. O tempo médio de duração do treinamento é de 60 minutos, levando o corpo ao seu extremo e desenvolvendo a mentalidade de superar sempre os seus limites. Para isso, o treino é composto por três etapas: 

  • aquecimento: preparo do corpo;
  • técnica: explicações sobre como executar os exercícios;
  • WOD: Workout Of the Day, ou “desafio do dia”.

Para proporcionar um treinamento completo, o WOD inclui exercícios de alta intensidade e curta duração. Como todos os alunos realizam os mesmos exercícios, respeitando as adaptações e limites de cada um, é comum haver um espírito de cooperação e estímulo durante o treino. 

A principal característica do CrossFit é que ele é um esporte dinâmico e recomendado para todas as idades — a partir dos 3 anos. Além disso, outro diferencial é que ele serve tanto para pessoas que querem apenas melhorar e desenvolver habilidades físicas básicas do corpo de modo eficiente, como também para atletas que desejam se preparar para competições. 

Principais exercícios do CrossFit

A base dos exercícios do CrossFit é desenvolver o condicionamento físico dos seus praticantes. Para isso, esse esporte conta com 9 movimentos fundamentais, que são divididos em: 3 tipos de agachamento (squats), 3 tipos de empurradas (presses) e 3 tipos de levantamentos (deadlifts), que se organizam da seguinte maneira: 

  • air squat;
  • front squat;
  • overhead squat;
  • shoulder press;
  • push press;
  • push jerk;
  • deadlift;
  • sumo deadlift high pull; e 
  • medicine ball clean.

Entretanto, com a evolução da técnica, outros 3 exercícios foram incluídos na lista, aumentando os movimentos fundamentais para 12:

  • thruster
  • wall ball
  • pull up

Qual a importância da alimentação adequada para o CrossFit?

Para ter forças para completar todo o WOD é preciso investir também na alimentação. Afinal, como se trata de um treino de alta intensidade, o consumo energético também é alto. Por isso também que a dieta dos praticantes de CrossFit deve conter uma quantidade maior de vitaminas e minerais antioxidantes e anti-inflamatórios.

Essas substâncias combatem os radicais livres produzidos durante o exercício. Além disso, esses nutrientes ajudam também a reduzir o risco de lesões e dor muscular tardia. Assim, prepare-se para incluir frutas vermelhas, sucos e chá-verde na sua alimentação. Também adicione porções generosas de carboidratos — afinal, você precisará de energia para render durante o treino todo. 

Para alcançar bons resultados durante os treinos, mais do que seguir mil dietas, é essencial ter uma alimentação saudável e equilibrada. Isso significa que praticamente todas as refeições precisam ser compostas por proteínas, gorduras e carboidratos. Invista, principalmente, no pré-treino para evitar hipoglicemia e tontura no meio do exercício físico. 

No entanto, é muito importante também realizar um acompanhamento nutricional, para que um profissional auxilie você na busca pelos melhores resultados. Assim como orientar na busca pelos suplementos mais adequados para o seu tipo de corpo e objetivos. No geral, os mais indicados são: chá-verde, whey protein, creatina e BCAAs.

Agora que você já sabe o que é CrossFit e como esse esporte funciona, é hora de experimentar essa atividade e superar os seus limites. Entretanto, não se esqueça que antes é preciso ter um bom pré-treino. Assim, você garante que não faltará energia durante os exercícios e conseguirá completar o WOD todo. 

E aí gostou de saber sobre o que é CrossFit e como ele funciona? Quer ficar por dentro de todas as nossas novidades? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo fitness.