Carboidratos: o que são, funções, tipos, suplementos e alimentos

É muito comum ouvir de pessoas que o melhor a fazer para atingir seus objetivos atléticos é banir o carboidrato da dieta. Mas será que esse procedimento realmente é válido? A verdade é que os carboidratos possuem papéis fundamentais para um bom funcionamento do organismo e são indispensáveis principalmente para quem pratica exercícios físicos diariamente.

O importante é conhecer todas as propriedades do carboidrato para saber quando, como e quanto ingerir. Continue neste post e descubra de uma vez por todas o que são carboidratos para perder o medo deste nutriente tão importante para o nosso bem-estar.

O que é carboidrato
Sem carboidrato, sem energia. Os carboidratos são nutrientes que possuem papéis importantíssimos no fornecimento de energia não só para as atividades físicas mais intensas como para aquelas mais simples e rotineiras. Por serem a principal fonte energética para o ser humano, os carboidratos são de grande relevância para a nossa dieta.

Função dos carboidratos
Para entendermos um pouco melhor sobre a importância deste nutriente, vamos falar sobre a função dos carboidratos no organismo. Um treino que visa a hipertrofia do atleta exige muito o desgaste total da musculatura para que a mesma possa crescer. Caso não haja uma quantidade necessária de carboidrato na dieta do indivíduo, o resultado será a fadiga, impossibilitando-o de concluir com eficácia os exercícios.

A energia é disponibilizada para o nosso organismo por meio da alimentação e é armazenada como forma de glicogênio muscular e hepático. A demanda energética do nosso corpo provém da ingestão dos carboidratos.

Funções dos carboidratos para os atletas
Os carboidratos são ainda mais importantes para os atletas, ou seja, aqueles que praticam atividades físicas periodicamente. As funções desse nutriente para os que levam uma vida mais atlética são:
● Fornecem a energia para suprir toda a sessão de treinamento e para repor os estoques que venham a ser utilizados durante os exercícios;
● A falta deste nutriente torna o indivíduo mais vulnerável à fadiga. Dessa maneira, não será possível melhorar a performance durante os treinamentos;
● O estoque de carboidratos em nosso organismo é limitado. Por isso, a ingestão regulada deste nutriente é necessária para que possa acontecer a reposição muscular e hepática.

Carboidratos simples x carboidratos complexos: quais ingerir?
O segredo é saber inserir esses dois tipos de carboidratos em sua dieta de uma forma estratégica. Os carboidratos simples precisam de menos tempo para serem digeridos e absorvidos. Nesse caso, o melhor a se fazer é consumi-los no pós-treino. Algumas sugestões de alimentos são: frutas, arroz branco, mel, entre outros.
Já os carboidratos complexos são perfeitos para serem consumidos durante o dia, pois necessitam de mais tempo para serem digeridos e absorvidos. Ao serem ingeridos em quantidades controladas durante o dia, esses carboidratos irão fornecer ainda mais energia para gastarmos com atividades diárias.

Conheça os tipos de carboidratos
Para conhecermos ainda mais a fundo os carboidratos, vamos entrar em uma linguagem mais completa. Podemos dividir esse nutriente de acordo com o número de carbonos presente em sua constituição:
● Monossacarídeos: esses são os carboidratos mais simples. Eles possuem apenas uma molécula de açúcar. Os mais conhecidos são glicose, frutose e galactose;
● Dissacarídeos: são formados por duas moléculas de monossacarídeos. Alguns exemplos são a sacarose, a maltose e a lactose;
● Polissacarídeos: são formados por 10 ou mais moléculas de monossacarídeos.
Para que o carboidrato possa ser absorvido e digerido pelo organismo, ele precisa ser quebrado até chegar na molécula básica (monossacarídeos). Dessa forma, podemos concluir que, quanto mais moléculas, mais tempo para ser digerido.

Quais alimentos são carboidratos?
Vamos deixar bem claro que existem aqueles alimentos fonte de carboidratos que irão acrescentar muito à sua saúde e aqueles que irão prejudicá-la. Por isso, a escolha da sua dieta deve ser bem feita. Outra situação que deve ser bem pontuada é que a forma de armazenamento dos carboidratos é feita por uma via metabólica que transforma o nutriente em gordura, então, o consumo excessivo pode engordar.

Veja em quais tipos de alimentos você pode encontrar carboidratos:
● Pães;
● Frutas;
● Legumes;
● Leite;
● Doces;
● Alimentos integrais;
● Cereais e todos os tipos de grãos.

Suplementos de carboidrato
A quantidade de carboidrato diária irá depender muito do objetivo do indivíduo. No caso daqueles que estão em busca de hipertrofia muscular, vale consumir em torno de 6 a 10 gramas. Para conseguir adequar da melhor maneira os carboidratos em sua dieta, consulte um profissional da área.

Uma das ótimas maneiras de consumir a quantidade correta e saudável do nutriente é apostando nos suplementos de carboidrato. A Growth Supplements possui produtos ideais e de altíssima qualidade para qualquer tipo de dieta.

Alguns exemplos de suplementos de carboidrato para o seu dia a dia são os hipercalóricos, o Waxy Maize e a Dextrose. Conheça um pouco mais sobre cada um e entenda como inseri-los na dieta para atingir o seu objetivo.

Caso tenha dúvidas sobre o assunto, você pode enviar perguntas para o nutricionista especialista em alimentação de atletas, Diogo Círico. Tudo pode ser feito diretamente pelo nosso site. Antes de começar a tomar qualquer suplemento alimentar, é importante se consultar com um profissional.

Não deixe de obter as importantes funções dos carboidratos
São tantas as funções dos carboidratos que não podemos deixar de consumi-los de maneira correta. Por isso, apostar em uma dieta equilibrada é o ideal para uma vida bem mais saudável. Caso tenha objetivos audaciosos na musculação, saiba que os  carboidratos são mais que aliados e invista nos suplementos da Growth Supplements para garantir todos os benefícios que o carboidrato pode oferecer.