Creatina ou Whey: veja qual escolher

Diogo Círico 27/07/2023

Ao começar uma rotina de exercícios físicos a prioridade é uma: resultado. Por isso, muitas pessoas buscam formas saudáveis e seguras de potencializar ainda mais os seus objetivos, através das suplementações.

Cada corpo funciona de um jeito e cada pessoa possui uma meta diferente, por isso, uma das dúvidas mais frequentes de quem está começando uma vida fitness, é sobre quando começar a tomar a Creatina ou Whey.

Para responder essa dúvida, preparamos um artigo, em que você entenderá melhor a diferença entre os suplementos e o momento de tomá-los. Confira!

Sumário

Qual a diferença entre Creatina e Whey?

Para obter um bom retorno na musculação é preciso muito mais do que apenas ir à academia, afinal a rotina de exercícios precisam ser complementados com uma alimentação adequada e, em muitos casos, uma suplementação.

Quem busca a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa magra de maneira saudável, é preciso encontrar um equilíbrio entre os treinos e uma nutrição de alto desempenho.

Sendo a Creatina e o Whey, suplementos os mais comuns do mercado, muitos se perguntam: qual é o melhor?

Em primeiro lugar, é preciso entender como cada um funciona. O Whey Protein é uma fonte de proteínas e aminoácidos com alta concentração de cálcio, trazendo benefícios para a saúde óssea do corpo.

Seu consumo é muito indicado para o aumento da força e da massa muscular após a prática de atividades físicas de alta intensidade. Ele também está muito associado à manutenção da saciedade. Logo, se você está buscando aumento de massa muscular ou perder peso, o mais indicado é o Whey para emagrecer.

Já a Creatina é muito conhecida por fornecer mais energia para o corpo, estando ligada diretamente ao desempenho, auxiliando no aumento de força e picos de explosões. Além disso, ela também é muito indicada para diminuir a fadiga.

Pode tomar Creatina e Whey juntos?

Em uma rotina de alimentação voltada para o ganho de massa muscular, é muito comum que exista uma combinação entre os suplementos, principalmente quando associados a uma dieta equilibrada. Sendo assim, pode tomar Creatina e Whey juntos.

Dessa forma também é possível favorecer o aumento da força, trazendo mais eficácia para os seus resultados. A combinação deles, no dia a dia, auxiliam no desenvolvimento dos músculos e potencializam os treinos.

Dependendo da sua dieta e objetivo, ambas as suplementações também devem ser consumido como pré e pós-treino, e nos dias de descanso, pois sua composição conta com ingredientes que aceleram a recuperação dos músculos, e o resultado aparecerá com uso contínuo das substâncias.

Já nos dias de atividades físicas, ele é indicado como pré-treino, especialmente se você está indo treinar sem se alimentar, pois não é indicado realizar treinos de alta intensidade, sem algum reforço alimentar.

Conheça as nossas opções de Creatina

Creatina ou Whey: qual o melhor suplemento?

Como vimos durante a leitura deste artigo, os dois suplementos possuem benefícios e metas diferentes, dependendo da forma que você irá tomar e seguir com o seu treino de exercícios. Portanto, se você ainda quer saber qual é o melhor, lembre-se sempre de qual é o seu objetivo.

O Whey Protein age de uma maneira no organismo e a Creatina segue um padrão de comportamento no corpo, potencializando a intensidade da energia.

Entretanto, se o seu objetivo for apenas ganhar massa magra de forma saudável, o Whey pode levar uma vantagem. Isso acontece, pois é mais simples de consumir, além de existir também uma variedade de sabores e formas de poder inseri-los em sua alimentação, desde shakes a receitas, deixando seus treinos e rotina de suplementação ainda mais balanceados.

Se você possui dificuldade para consumir a quantidade necessária de proteínas durante o dia, ele é realmente o maior aliado. A proteína do soro do leite é ótimo para a recomposição muscular e evitar lesões, principalmente para quem realiza treinos de alta intensidade.

Já a Creatina é a mais indicada para quem busca mais desempenho nos treinos, pois o seu maior objetivo é oferecer uma maior fonte de energia, principalmente para as atividades físicas de impacto e curta duração.

Para descobrir qual dos suplementos é o melhor para o seu caso, busque a recomendação de um profissional, pois ele vai ajudar a definir o seu objetivo e pode indicar qual é a melhor forma de alcançá-lo. Dependendo de qual for a sua necessidade, você entenderá se deve começar a consumir a suplementação isolada ou misturada.

Viu como há uma diferença entre a Creatina e o Whey? Confira mais conteúdos como esse aqui no nosso blog!

Referências

1 – RSD Journal. Evidências sobre o uso de Creatina e Whey Protein em idosos saudáveis praticantes de atividade física Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22405/20004 > Acesso em 30 de dezembro de 2022.

2 – RSD Journal. Benefícios da Creatina como suplemento nutricional Disponível em: < https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/27827 > Acesso em 30 de dezembro de 2022.

3 – Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Disponível em: < http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/393/377 > Acesso em 30 de dezembro de 2022

4 – Essential Nutrition. Whey e Creatina: tudo que você precisa saber. Disponível em: < https://www.essentialnutrition.com.br/conteudos/Whey-e-Creatina/ > Acesso em 30 de dezembro de 2022.

Visitado 511 vezes, 4 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067