é preciso ficar um tempo sem tomar creatina?
Antigamente na época em que a creatina era demonizada e apontada pela maioria como vilã possível causadora de malefícios a órgãos como rins e fígado.
Já é sabido que esta informação, assim como muitas outras informações negativas sobre a creatina não passam de mito
hoje em dia ela é usada em inúmeros tratamentos de saúde sendo indicada inclusive a populações de risco como idosos, nefropatas, entre outros.
É PRECISO FICAR UM TEMPO SEM TOMAR CREATINA?
Não necessariamente.
Creatina pode ser suplementada por anos se for necessário. Por exemplo, uma pessoa que não produz creatina, não poderá viver sem a suplementação.
Outra questão totalmente diferente da possibilidade de suplementar creatina ininterruptamente é a sua eficiência como recurso ergogênicos no esporte.
a creatina quando suplementada por períodos de tempo maiores do que 14 a 16 semanas apresenta uma espécie de redução da sua eficiência. não é possível dizer se ocorre defeito no mecanismo de captação da creatina pela célula muscular, se ocorre queda na utilização da mesma na formação de energia ou algum defeito no metabolismo.
a suplementação com creatina deve ser feita por até 14 semanas quando se deseja os efeitos de aumento de força e volume muscular, sendo necessário interromper por 3 a 4 semanas para retornar a suplementar com este nutriente.