Qual a importância da avaliação nutricional e como escolher um profissional?

Assim que você começa a praticar exercícios físicos, os resultados começam a aparecer. Mesmo para quem está fora da academia a mais de 6 meses, apresentará respostas positivas. O problema da falta de avaliação nutricional e da ausência de uma dieta, vem em seguida, após os primeiros meses. 

Durante o período de adaptação o seu corpo alcança resultados mais rápidos, pois se trata de algo novo. Mas aos poucos, o organismo pode se “acostumar” com esse gasto calórico extra. Aquele músculo que estava começando a crescer, encontra dificuldades para tonificar. É nesse momento que o nutricionista pode auxiliar você a conseguir os resultados duradouros. 

A seguir você vai descobrir como a avaliação e acompanhamento nutricional são fundamentais para quem busca resultados definitivos. Acompanhe!

O que é avaliação nutricional? 

O estado nutricional de uma pessoa é influenciado por diversos fatores, e um deles, se não o principal, tem relação com a ingestão e utilização dos nutrientes de forma correta. O conhecimento sobre consumo alimentar e composição corporal são aspectos importantes para o melhorar desempenho durante o treino. 

Para entender se o seu organismo está recebendo tudo o que ele precisa para alcançar uma boa performance, a avaliação nutricional é uma importante ferramenta. A partir dela, o profissional vai coletar dados pessoais e familiares, hábitos alimentares e atividade física para começar a conhecer como funciona o seu corpo.

Durante a consulta o nutricionista vai tirar todas as suas medidas, peso, altura, circunferências e pregas cutâneas. Com isso, ele consegue saber qual o seu percentual de gordura e IMC. Em alguns casos, este profissional pode ainda solicitar alguns exames laboratoriais ao paciente. 

Com todos os dados em mãos, o nutricionista vai cruzando as informações para fechar um diagnóstico. “As avaliações comuns da composição corporal utilizam equações de previsão baseadas nas relações entre pregas cutâneas e circunferências selecionadas, assim como densidade e percentual de gordura”, conforme explica a pesquisa da Universidade Metodista de Piracicaba.  

É só depois dessa análise que é possível conhecer quais nutrientes o seu corpo precisa mais, qual a dosagem e o tipo de dieta que você deve seguir para alcançar resultados duradouros e manter o seu corpo saudável. 

Dessa forma, fica evidente que “conhecer apropriadamente as diversas formas e implicações da manipulação dietética é um importante diferencial na “performance” de atletas”, como aponta os autores Bassit e Malverdi, no estudo Avaliação Nutricional de Triatletas.

Qual a importância da avaliação nutricional?

Atletas e praticante de exercícios físicos devem ser orientados sobre a influência da ingestão dietética para promoção da performance e saúde. Sendo a avaliação nutricional fundamental para determinar um planejamento alimentar adequado ao tipo de treino, intensidade, frequência e objetivo. 

Seguir uma alimentação saudável que proporciona o consumo de diferentes nutrientes é essencial para a otimização dos resultados e para recuperação dos tecidos. Um dos princípios mais importantes da nutrição esportiva é ingestão adequada de nutrientes, e para isso o papel do nutricionista é fundamental. 

Ter uma avaliação nutricional é uma maneira segura de obter valores sobre o seu estado corporal e observar alterações das medidas. Estudos mostram que há um aumento positivo nos resultados dos atletas após a implementação de intervenções nutricionais realizadas por um profissional.

Segundo, os autores Bassit e Malverdi, é somente por meio da avaliação nutricional que se torna “possível à adequação da dieta ao gasto e à necessidade energética diária do atleta”. Além de “determinar se a quantidade de massa magra e massa gorda de um indivíduo estão adequadas”. 

Deste modo, é essencial conhecer os parâmetros antropométricos ligados ao consumo alimentar, para traçar um perfil e uma dieta que ofereçam ao organismo tudo o que ele precisa para ter energia durante o treino, otimizar os resultados e manter a perda de peso ou o ganho de massa constante.

Quais são os sinais de que é importante fazê-la?

Se você quer resultados duradouros, pretende realmente transformar o seu corpo de forma saudável e definitiva é essencial fazer uma avaliação nutricional e um acompanhamento. Esse é o primeiro sinal!

A alimentação sozinha é responsável por 80% do esforço realizado tanto para perda de peso quanto para ganho de massa. Mesmo para quem se dedica com disciplina e seriedade aos seus treinos, sem um acompanhamento nutricional os resultados não aparecem como esperado, o que pode gerar uma grande frustração. 

Outro sinal de que a sua alimentação não está correta é o cansaço excessivo durante o treino. Isso porque, se você não tem uma boa dieta que ofereça todos os nutrientes necessários ao seu organismo, ele não tem energia suficiente para manter o seu corpo ativo durante a prática dos exercícios. 

Nesse caso, fazer a avaliação nutricional é fundamental para garantir que o seu corpo não retire energia de forma errada. Além disso, uma má alimentação pode causar diversas doenças. Por isso, o acompanhamento de um profissional é essencial para assegurar a sua saúde. 

Além disso, a alimentação “quando bem equilibrada, pode reduzir a fadiga, o que permitirá que o atleta treine por um maior número de horas, ou que se recupere mais rapidamente entre sessões de exercícios. Possivelmente a nutrição pode reduzir injúrias, ou repará-las mais rapidamente afetando finalmente a situação do treino”, afirma Aline Santin na sua pesquisa

Como escolher um bom profissional para fazer a avaliação nutricional?

Como mencionado antes, o acompanhamento com um nutricionista é essencial para obter resultados duradouros e garantir a saúde do corpo. As consultas podem ser realizadas em vários locais desde clínicas e hospitais até na sua casa ou na academia. Existem também ações voltadas para população que oferecem esse serviço. 

O importante não é necessariamente o local onde é realizado o atendimento, mas o profissional. Hoje em dia é muito comum treinadores ou amigos que já frequentam academia fazerem indicações de dieta. No entanto, cada metabolismo funciona de um jeito e o que é bom para o outro nem sempre é para você. 

Para evitar problemas de saúde procure sempre um profissional de nutrição. Se você não conhece nenhum, dê uma busca na internet, peça indicações para os seus amigos. Uma dica é olhar no site do Conselho Regional de Nutrição que, geralmente, você encontra especialistas credenciados e de confiança. 

Ainda assim é válido lembrar que o trabalho continua após a avaliação nutricional. Ou seja, com um diagnóstico na mão e uma dieta de qualidade e equilibrada é hora de ter disciplina e seguir as recomendações feitas. Assim, além de obter os resultados desejados você se mantém saudável. 

Gostou de saber sobre avaliação nutricional e quer receber outras dicas? Então, não perca tempo e assine nossa newsletter e receba diretamente na sua caixa de entrada todas as informações sobre o mundo fitness!