Como tomar Whey Protein para emagrecer: veja aqui

Diogo Círico 27/07/2023

Quem começa uma rotina de atividades físicas costuma conhecer o mundo da suplementação. Seja para quem está buscando a hipertrofia, ou seja, o ganho de massa muscular, ou emagrecimento.

Muitas pessoas pensam no Whey para emagrecer como um coadjuvante para a perda de peso, mas, na verdade, se consumido da maneira certa e tomado junto aos exercícios físicos, ele pode ser um grande aliado!

Se esse é um dos seus objetivos, confira este artigo e veja qual é o melhor suplemento para você emagrecer!

Sumário

Whey Protein ajuda a emagrecer?

O Whey Protein é um suplemento bastante rico em vitaminas, nutrientes e, claro, proteínas, frequentemente indicado para quem faz atividades físicas, principalmente as de alta intensidade, além de ser uma grande ferramenta para quem treina e está em busca de aumentar ou diminuir a quantidade de massa corporal.

De modo geral, ele não emagrece diretamente, afinal esse não é seu principal objetivo, mas se for consumido regularmente, acompanhado de uma rotina de exercícios e uma dieta equilibrada, ele pode acelerar o processo, substituindo as temidas gordurinhas por massa magra.

Portanto, quem quer perder peso, pode tomar Whey, uma vez que a suplementação traz uma sensação maior de saciedade, diminuindo a ingestão calórica e fazendo a pessoa queimar mais gordura para fornecer energia ao corpo, um fator importante para quem está no processo de emagrecimento.

Conheça as nossas opções de Whey Protein

Treino e dieta com Whey Protein para emagrecer

Além dele ser rico em proteínas, também possui a presença de BCAA’s, aminoácidos de cadeia ramificada que melhoram o desempenho durante os exercícios de alta resistência, potencializando ainda mais o treino e aumentando o resultado.

Isso não quer dizer que tomá-lo sozinho fará o peso na balança diminuir, é preciso trabalhar a alimentação e a atividade física. É importante ingeri-lo corretamente, podendo ser utilizado após o treino para ganhar massa muscular e, no caso de quem visa perder peso, antes das principais refeições, pois auxilia na saciedade.

Saiba mais: Qual é o melhor Whey Protein para intolerantes à lactose?

Whey para emagrecer: como tomar?

Engana-se quem acredita que o Whey é utilizado apenas para ganhar massa muscular: o suplemento também é usado para outros fins, inclusive para quem tem em vista perder peso.

Além disso, ele também favorece a diminuição das reservas de gordura corporal através de mecanismos relacionados ao cálcio, que conta com um efeito termogênico, acelerando a queima de gordura.

De forma geral, ele ajuda no emagrecimento de algumas formas, por exemplo, na liberação do hormônio colecistoquinina, responsável pelo controle do apetite e a sensação de saciedade.

Existem algumas formas de como tomar o Whey para emagrecer. Veja algumas opções a seguir.

Faça sobremesas com Whey

Ele é um ótimo aliado para receitas, sendo uma boa fonte de proteínas e com diversos sabores para você poder incluir nas refeições. É possível utilizar em panquecas, mousses, bolos de Whey, e até mesmo brigadeiros e bombons! Dessa forma, você se alimenta de modo saudável e inclui opções menos calóricas em sua dieta!

Prefira tomar o shake com água

Uma das formas que auxilia o suplemento a ser menos calórico é consumi-lo com água, principalmente por ser um shake que você toma todos os dias. Isso porque algumas opções de leite podem ser um pouco mais calóricas, como as opções integrais.

Qual o melhor horário para tomar Whey para emagrecer?

Se o seu objetivo é inteiramente ganhar massa magra, o ideal é tomá-lo antes ou após os treinos, pois assim ele auxilia a ter mais energia e recuperar os músculos após treinar. Porém, se o seu objetivo também é emagrecer, o ideal é tomar o shake antes de uma das principais refeições, pois, dessa forma, ele aumenta a sensação de saciedade.

Quais são os tipos de Whey?

Ele é um suplemento que possui diversos tipos, mas uma das perguntas mais frequentes é: qual é o melhor Whey para emagrecer e quais as diferenças entre eles?

O Whey protein concentrado é a sua forma menos processada, que conta com baixos níveis de gordura e colesterol, apresentando um valor maior de lactose (13%).

Já o Whey isolado é um pouco mais puro, passando por um processo adicional, que diminui a sua concentração da lactose, e consequentemente menos calorias.

O hidrolisado apresenta um melhor processo de digestão, uma vez que por ter as proteínas quebradas em pedaços menores, facilitam e tornam mais rápido o processo digestivo. Além disso, ele tem uma absorção no organismo muito mais rápida e possui uma concentração mínima de lactose (<1%).

Como você pode ver, o Whey pode ser inserido na sua rotina de emagrecimento, trazendo muitos benefícios. Confira mais conteúdos como este, aqui no nosso blog!

Referências

1 – Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento. PRINCIPAIS ALIMENTOS QUE AUXILIAM NA PERDA DE PESO CORPORAL EM ADULTOS COM SOBREPESO/OBESIDADE: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA Disponível em: < http://www.rbone.com.br/index.php/rbone/article/view/1836/1162 > 2 de janeiro de 2023

2 – Dux Nutrition. Como preparar Whey Protein? Nutricionista explica Disponível em: < http://blog.duxnutrition.com/como-preparar-Whey-protein/ > Acesso em 2 de janeiro de 2023.

3 – Elite da Musculação. Como preparar Whey protein? Disponível em: < https://elitedamusculacao.com/como-preparar-Whey-protein/ > Acesso em 2 de janeiro de 2023.

4 – Dialnet. Whey Protein como alternativa de suplemento proteico para indivíduos intolerantes à lactose Disponível em: <https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6306064> . Acesso em 2 de janeiro de 2023.

Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067