Quais são os melhores vegetais para montar uma dieta? Descubra aqui!

Growth 22/04/2020

Neste artigo, explicaremos mais sobre quais são os melhores legumes para dieta, bem como as folhas, as frutas etc.

Desde pequenos, ouvimos falar sobre a importância de comer vegetais. Mas você sabe, realmente, quais são os benefícios que esses alimentos trazem para sua saúde e como eles podem ajudar a conquistar os seus objetivos, sejam eles de emagrecimento, sejam de hipertrofia?

Os vegetais, muitas vezes, são esquecidos durante as nossas refeições, mas eles são tão importantes quanto o arroz, o feijão e as carnes.

Além disso, vamos apresentar a função deles e as vantagens que eles trazem para a saúde. Continue a leitura e saiba mais!

Sumário

Quais são os benefícios dos vegetais e legumes na dieta?

Os vegetais são fundamentais para a saúde, pois alcalinizam e fortalecem o sangue e ajudam na digestão. Além disso, são fontes de minerais, vitaminas e fibras. A família de vegetais inclui:

  • verduras: acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, entre outras;
  • flores: brócolis, couve-flor e alcachofra;
  • legumes: abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, entre outros;
  • caules: aipo, aspargo, palmito etc.;
  • raízes: batata, beterraba, cenoura, mandioca, nabo, rabanete, entre outras;
  • frutas.

Os vegetais são ricos em pigmentos. Assim, a ciência nutricional os divide em grupos de cores para distinguir os seus benefícios. Eles são divididos entre verde, laranja, vermelho, violeta e branco. Conheça mais sobre cada um deles!

Laranja

Os vegetais laranjas são ricos em betacaroteno e vitamina C — que ajudam a fortalecer o sistema imune. Além de carotenoides e flavonoides, que atuam no bom funcionamento do organismo, contribuem para a saúde cardíaca e evitam alguns tipos de câncer. Sem contar que auxiliam na saúde da pele e da visão.

Vermelho

São exemplos de vegetais vermelhos o tomate, o rabanete e o pimentão vermelho. Eles são ricos em licopeno — uma substância que atua como um poderoso antioxidante.

Nesses alimentos, ainda é possível encontrar vitamina C e ácidos fenólicos, que ajudam na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos, gengivas e pele. Eles também contribuem com o equilíbrio do colesterol e previnem doenças cardiovasculares.

Violeta

Esse grupo é uma excelente fonte de ferro e vitamina B1. Eles são responsáveis por retardar o envelhecimento das células, atuam na preservação da memória e na saúde do coração. Além de ajudar a neutralizar as substâncias cancerígenas e fortalecer os músculos.

Branco

Os vegetais brancos têm ação anti-inflamatória e antialérgica. Eles atuam diretamente no fortalecimento dos sistemas imunológico e circulatório. Além disso, auxiliam na prevenção de doenças crônicas causadas pelo envelhecimento.

Eles também contêm uma alta concentração de cálcio, fundamental para os ossos, dentes, metabolismo e para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Uma alimentação saudável deve ser construída utilizando os vegetais como parte principal das refeições, e não transformá-los em coadjuvantes. A seguir, mostraremos dicas para você incluir os melhores legumes para dieta nas suas refeições, bem com os demais vegetais.

Quais são os melhores vegetais para dieta?

A Organização Mundial da Saúde recomenda comer cinco porções diárias de frutas, legumes e verduras. Segundo a entidade, esse número ajuda a reduzir o risco de várias doenças, como câncer e problemas de coração.

Esses alimentos são ricos em vitaminas, fibras e minerais, além de outras substâncias que contribuem para uma vida mais saudável. A partir disso, algumas empresas criaram o programa 5 ao dia, que lembra você de comer, no mínimo, essa quantidade de porções diárias de frutas e hortaliças.

A ideia é que, ao comer esses alimentos, você evite comidas industrializadas e gorduras que não fazem bem para saúde. No site deles, você encontra várias informações que ajudam a ter uma alimentação mais balanceada.

Segundo o programa, o ideal é fazer, no mínimo, cinco refeições diárias, que são: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Assim, para consumir o número mínimo de vegetais, basta acrescentar um em cada refeição. Um exemplo simples:

  • café da manhã: um suco de laranja;
  • lanche: uma banana;
  • almoço uma salada de alface;
  • lanche da tarde: um mamão;
  • jantar: um creme de abóbora.

Deu para perceber como é fácil? É claro que o seu cardápio pode ser mais variado do que este e, até mesmo, misturar frutas, folhas, raízes e tudo o que você tiver direito. Confira algumas opções fáceis e nutritivas para incluir na dieta.

Couve-flor

Tem fácil digestão e baixas calorias, por isso, é ideal para quem deseja um cardápio para perda de peso. Além disso, a couve-flor é rica em fibras, o que ajuda no bom funcionamento do intestino e a manter a saciedade por mais tempo. Ela também é rica em minerais, fósforo e potássio, além de vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Berinjela

A berinjela é fonte de fibras e de uma substância chamada saponina, que ajuda na perda de peso, pois age na quebra das moléculas de gordura, antes que o organismo as absorva. Além de ser rica em água, vitaminas e sais minerais, sendo considerada um dos melhores legumes para dieta, pois é um alimento bem completo.

Beterraba

A beterraba tem propriedades desintoxicantes. Ela é fonte de pectina, fibra que auxilia no bom funcionamento do intestino. Sem contar que ela tem betalaína, substância com ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce.

Batata-doce

A batata-doce tem um baixo índice glicêmico, o que faz com que a sua digestão seja mais lenta, evitando picos de glicemia no sangue. Além disso, a sua demora na digestão dá a sensação de saciedade por mais tempo, o que evita que você fique com fome toda hora.

Mamão

O mamão tem ação diurética e é rico em fibras. Além disso, ele ajuda a controlar a diabetes e a aliviar os sintomas da gastrite. Ele tem a vantagem de poder ser consumido de diversas formas, sendo assim, uma excelente opção de lanche.

Banana

A banana é uma excelente fruta para quem pratica exercício físico. Ela é rica em potássio, o que ajuda a evitar cãibras e a baixar a pressão arterial. Ela também contém fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e ajudam na digestão.

Para conhecer as melhores folhas para incluir na dieta, leia também o nosso artigo 4 tipos de folhas para montar saladas simples e nutritivas.

Os vegetais são ricos em muitos nutrientes essenciais para a saúde do nosso corpo. Seja para quem quer emagrecer, seja para quem deseja ganhar massa muscular, eles trazem muitos benefícios. Por isso, na hora das suas refeições, lembre-se dos melhores legumes para dieta e aproveite todas as vantagens que esses alimentos oferecem.

E aí, você costuma comer vegetais nas suas refeições? Quais deles você mais consome? Deixe aqui nos comentários a sua opinião e compartilhe com a gente o seu conhecimento!

Visitado 9 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).