legumes para dieta

Quais são os melhores vegetais para montar uma dieta? Descubra aqui!

Neste artigo, explicaremos mais sobre quais são os melhores legumes para dieta, bem como as folhas, as frutas etc.

Desde pequenos, ouvimos falar sobre a importância de comer vegetais. Mas você sabe, realmente, quais são os benefícios que esses alimentos trazem para sua saúde e como eles podem ajudar a conquistar os seus objetivos, sejam eles de emagrecimento, sejam de hipertrofia?

Os vegetais, muitas vezes, são esquecidos durante as nossas refeições, mas eles são tão importantes quanto o arroz, o feijão e as carnes.

Além disso, vamos apresentar a função deles e as vantagens que eles trazem para a saúde. Continue a leitura e saiba mais!

  1. Quais são os benefícios dos vegetais?
  2. Quais são os melhores vegetais para dieta?

Quais são os benefícios dos vegetais e legumes na dieta?

Os vegetais são fundamentais para a saúde, pois alcalinizam e fortalecem o sangue e ajudam na digestão. Além disso, são fontes de minerais, vitaminas e fibras. A família de vegetais inclui:

  • verduras: acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, entre outras;
  • flores: brócolis, couve-flor e alcachofra;
  • legumes: abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, entre outros;
  • caules: aipo, aspargo, palmito etc.;
  • raízes: batata, beterraba, cenoura, mandioca, nabo, rabanete, entre outras;
  • frutas.

Os vegetais são ricos em pigmentos. Assim, a ciência nutricional os divide em grupos de cores para distinguir os seus benefícios. Eles são divididos entre verde, laranja, vermelho, violeta e branco. Conheça mais sobre cada um deles!

Laranja

Os vegetais laranjas são ricos em betacaroteno e vitamina C — que ajudam a fortalecer o sistema imune. Além de carotenoides e flavonoides, que atuam no bom funcionamento do organismo, contribuem para a saúde cardíaca e evitam alguns tipos de câncer. Sem contar que auxiliam na saúde da pele e da visão.

Vermelho

São exemplos de vegetais vermelhos o tomate, o rabanete e o pimentão vermelho. Eles são ricos em licopeno — uma substância que atua como um poderoso antioxidante.

Nesses alimentos, ainda é possível encontrar vitamina C e ácidos fenólicos, que ajudam na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos, gengivas e pele. Eles também contribuem com o equilíbrio do colesterol e previnem doenças cardiovasculares.

Violeta

Esse grupo é uma excelente fonte de ferro e vitamina B1. Eles são responsáveis por retardar o envelhecimento das células, atuam na preservação da memória e na saúde do coração. Além de ajudar a neutralizar as substâncias cancerígenas e fortalecer os músculos.

Branco

Os vegetais brancos têm ação anti-inflamatória e antialérgica. Eles atuam diretamente no fortalecimento dos sistemas imunológico e circulatório. Além disso, auxiliam na prevenção de doenças crônicas causadas pelo envelhecimento.

Eles também contêm uma alta concentração de cálcio, fundamental para os ossos, dentes, metabolismo e para o bom funcionamento do sistema nervoso.

Uma alimentação saudável deve ser construída utilizando os vegetais como parte principal das refeições, e não transformá-los em coadjuvantes. A seguir, mostraremos dicas para você incluir os melhores legumes para dieta nas suas refeições, bem com os demais vegetais.

Quais são os melhores vegetais para dieta?

A Organização Mundial da Saúde recomenda comer cinco porções diárias de frutas, legumes e verduras. Segundo a entidade, esse número ajuda a reduzir o risco de várias doenças, como câncer e problemas de coração.

Esses alimentos são ricos em vitaminas, fibras e minerais, além de outras substâncias que contribuem para uma vida mais saudável. A partir disso, algumas empresas criaram o programa 5 ao dia, que lembra você de comer, no mínimo, essa quantidade de porções diárias de frutas e hortaliças.

A ideia é que, ao comer esses alimentos, você evite comidas industrializadas e gorduras que não fazem bem para saúde. No site deles, você encontra várias informações que ajudam a ter uma alimentação mais balanceada.

Segundo o programa, o ideal é fazer, no mínimo, cinco refeições diárias, que são: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Assim, para consumir o número mínimo de vegetais, basta acrescentar um em cada refeição. Um exemplo simples:

  • café da manhã: um suco de laranja;
  • lanche: uma banana;
  • almoço uma salada de alface;
  • lanche da tarde: um mamão;
  • jantar: um creme de abóbora.

Deu para perceber como é fácil? É claro que o seu cardápio pode ser mais variado do que este e, até mesmo, misturar frutas, folhas, raízes e tudo o que você tiver direito. Confira algumas opções fáceis e nutritivas para incluir na dieta.

Couve-flor

Tem fácil digestão e baixas calorias, por isso, é ideal para quem deseja um cardápio para perda de peso. Além disso, a couve-flor é rica em fibras, o que ajuda no bom funcionamento do intestino e a manter a saciedade por mais tempo. Ela também é rica em minerais, fósforo e potássio, além de vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Berinjela

A berinjela é fonte de fibras e de uma substância chamada saponina, que ajuda na perda de peso, pois age na quebra das moléculas de gordura, antes que o organismo as absorva. Além de ser rica em água, vitaminas e sais minerais, sendo considerada um dos melhores legumes para dieta, pois é um alimento bem completo.

Beterraba

A beterraba tem propriedades desintoxicantes. Ela é fonte de pectina, fibra que auxilia no bom funcionamento do intestino. Sem contar que ela tem betalaína, substância com ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce.

Batata-doce

A batata-doce tem um baixo índice glicêmico, o que faz com que a sua digestão seja mais lenta, evitando picos de glicemia no sangue. Além disso, a sua demora na digestão dá a sensação de saciedade por mais tempo, o que evita que você fique com fome toda hora.

Mamão

O mamão tem ação diurética e é rico em fibras. Além disso, ele ajuda a controlar a diabetes e a aliviar os sintomas da gastrite. Ele tem a vantagem de poder ser consumido de diversas formas, sendo assim, uma excelente opção de lanche.

Banana

A banana é uma excelente fruta para quem pratica exercício físico. Ela é rica em potássio, o que ajuda a evitar cãibras e a baixar a pressão arterial. Ela também contém fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino e ajudam na digestão.

Para conhecer as melhores folhas para incluir na dieta, leia também o nosso artigo 4 tipos de folhas para montar saladas simples e nutritivas.

Os vegetais são ricos em muitos nutrientes essenciais para a saúde do nosso corpo. Seja para quem quer emagrecer, seja para quem deseja ganhar massa muscular, eles trazem muitos benefícios. Por isso, na hora das suas refeições, lembre-se dos melhores legumes para dieta e aproveite todas as vantagens que esses alimentos oferecem.

E aí, você costuma comer vegetais nas suas refeições? Quais deles você mais consome? Deixe aqui nos comentários a sua opinião e compartilhe com a gente o seu conhecimento!