Suplementos para ganhar massa muscular: descubra quais são os melhores

Diogo Círico 27/06/2023

A hipertrofia é o desejo de muitos que buscam mudanças corporais nas atividades. No entanto, os exercícios não são suficientes para o ganho de massa se não vierem acompanhados de muita disciplina, dedicação e, principalmente, de uma dieta própria para isso. Um dos principais aliados na dieta, que pode torná-la mais saborosa, prática e fácil, são os suplementos para ganhar massa muscular.

Os suplementos alimentares, quando utilizados corretamente, podem ajudar a potencializar os resultados e favorecer o ganho de massa magra, proporcionando mais força, resistência e desempenho durante os exercícios.

No entanto, é importante ressaltar que essa suplementação deve ser feita com orientação profissional. Isso porque cada organismo possui necessidades específicas e pode reagir de forma diferente aos suplementos. Além disso, as opções de suplementos são variadas.

Mas, afinal, quais são os melhores suplementos para ganhar massa muscular? Continue lendo este post e descubra os mais indicados para essa finalidade!

Sumário

Como ganhar massa muscular rapidamente?

Seja você um iniciante da vida fitness, seja um atleta já avançado, é provável que o desejo seja o mesmo: ter uma rotina saudável e fortalecer o corpo à medida que os treinos avançam. Por isso, se você deseja ganhar massa muscular, há alguns passos que vão além do treino em si, mas que também devem ser priorizados em sua rotina.

A primeira informação que você deve ter em mente é que ganhar massa muscular não é uma tarefa fácil e rápida. Para alcançar esse objetivo de forma saudável, é necessário ter paciência e disciplina, seguindo uma rotina de treinos bem estruturada e uma dieta balanceada. 

Quando falamos em dieta, o uso de suplementos pode ser um aliado, uma vez que se tratam de produtos que complementam os macros diários da alimentação. Porém, não é o único fator determinante para o ganho de massa muscular.

melhor suplemento para ganhar massa muscular

Dieta balanceada

O primeiro passo para aumentar o ganho de massa é seguir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes essenciais para a construção e reparação dos tecidos musculares, como proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis. Um acompanhamento nutricional pode ajudar a ajustar a dieta conforme as necessidades individuais e otimizar os resultados.

Treino regular

Junto à alimentação, pensando no fortalecimento, é ideal realizar treinos de força com regularidade, incluindo o uso de pesos e outras formas de resistência. Isso estimula o crescimento dos músculos e aumenta a densidade óssea, além de contribuir para o aumento do metabolismo e a perda de gordura.

Comprometimento

Por fim, o ganho de massa muscular é um processo gradual, que exige comprometimento e perseverança. Não adianta esperar resultados imediatos, pois eles não acontecem da noite para o dia. Por isso, é importante manter uma rotina de treinos e alimentação saudável em longo prazo para alcançar um corpo forte, definido e saudável.

Melhores suplementos para ganhar massa muscular

Como mencionamos, os suplementos são excelentes aliados na busca por um corpo mais definido e uma dieta equilibrada. Com diversas opções no mercado, cada uma serve a um propósito específico, com alternativas para todos os objetivos. Por isso, separamos uma lista dos 4 melhores suplementos para ganhar massa muscular. Confira! 

Whey Protein

Considerado o “queridinho” do mundo fitness, o Whey Protein é um suplemento à base de proteína do soro do leite de alta qualidade e valor biológico. Ele é facilmente absorvido pelo organismo, ajudando na recuperação muscular após os treinos e contribuindo para o ganho de massa magra.

Além disso, o Whey Protein ajuda a estimular a síntese proteica, favorecendo o crescimento dos músculos, além de ser rico em aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada (BCAA), importantes para a recuperação e construção muscular.

Creatina

Outro suplemento que vem ganhando a preferência dos atletas — e por um ótimo motivo! — é a creatina, um composto formado por três aminoácidos: arginina, glicina e metionina. Ela é produzida naturalmente pelo organismo, mas também pode ser encontrada em alimentos como carne vermelha e peixes, porém em menor quantidade.

A suplementação de creatina aumenta a quantidade desse composto no organismo, contribuindo para o ganho de força e uma maior resistência durante os exercícios, além de ajudar na recuperação muscular. Também auxilia a produção de energia, já que atua como uma fonte de fosfocreatina, utilizada pelo corpo para produzir ATP, a principal fonte de energia do organismo.

Hipercalórico

O hipercalórico é um suplemento que contém carboidratos e proteínas em quantidades elevadas, além de vitaminas e minerais. Ele é indicado para pessoas com dificuldade em ganhar peso e massa muscular, já que fornece um alto composto de calorias e nutrientes em um só produto.

Esse suplemento pode ser utilizado como uma forma de complementar a dieta, fornecendo nutrientes importantes para o crescimento dos músculos e ajudando a aumentar a ingestão calórica diária.

Beta Alanina

Por fim, a beta alanina é outro suplemento popular entre aqueles que buscam ganhar massa muscular. Considerada um aminoácido não essencial, ela atua como precursor da carnosina, um composto encontrado no tecido muscular. 

A carnosina, por sua vez, auxilia na regulação do pH intramuscular durante o exercício intenso, o que pode resultar em uma melhora do desempenho e da resistência muscular. Além disso, a beta alanina tem sido associada ao aumento da massa muscular magra e à redução da fadiga muscular

Para saber mais, continue navegando pelo blog da Growth! A gente te ajuda a encontrar diversos conteúdos exclusivos sobre dieta, nutrição, receitas e suplementos.

Referências:

MALFATTI, Germano. Eficácia da suplementação de beta alanina no exercício físico. Repositório Universitário da Ânima (RUNA), Julho 2022. Acesso em: 10 maio 2023.

CARRILHO, Luiz Henrique. Benefícios da utilização da proteína do soro de leite Whey Protein. Acesso em: 10 maio 2023.

COSTA, Tatiana Munhoz da Rocha Lemos; BORBA, Victoria Zeghbi Cochenski. Suplementos Nutricionais, Revista Médica da Universidade Federal do Paraná, p. 123 – 133, junho/setembro 2015. Acesso em: 10 maio 2023.

DEGRANDIS, Fabrício. Conceitos Básicos na Hipertrofia e Eficácia da Suplementação. [S. l.], [S. D]. Acesso em: 10 maio 2023.

RSD Journal. Benefícios da Creatina como suplemento nutricional. Research, Society and Development Journal, 31 mar. 2022. Acesso em: 10 maio 2023.

SANTOS, Carina de Sousa; NASCIMENTO, Fabrício Expedito Lopes. Consumo isolado de aminoácidos de cadeia ramificada e síntese de proteína muscular em humanos: uma revisão bioquímica. Einstein, v. 12, n. 1, p. 126-131, mar. 2014. Acesso em: 10 maio 2023.

LETIERI, Rebeca. Suplementos alimentares: benefícios, efeitos colaterais, indicações e principais tipos. Portal de Notícias G1, 18 set. 2019. Acesso em: 10 maio 2023.

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067