5 deliciosas receitas fit com pasta de amendoim

Independentemente de qual dieta você esteja fazendo (para ganhar massa muscular, por exemplo), uma coisa é certa: a procura por alternativas para diversificar as refeições será sempre constante. Afinal, você quer assegurar que os resultados desejados sejam alcançados, mas sem que para isso seja necessário se manter preso ao mesmo cardápio todo dia. É justamente aí que entram as receitas com pasta de amendoim.

Isso porque esse é um dos produtos mais versáteis na cozinha, com um sabor incomparável e o principal: extremamente nutritivo, capaz de contribuir não só com a sua saúde, como também com a sua hipertrofia. Portanto, acompanhe nosso post para saber mais sobre os benefícios dele e conhecer 5 dicas de receitas fit que levam esse ingrediente.

Benefícios da pasta de amendoim na dieta

“Por que vale a pena consumir pasta de amendoim na minha dieta?”, você deve estar se perguntando. Bem, as razões são muitas e estão ligadas aos vários nutrientes que a compõem. Por exemplo, ela é fonte de proteínas, magnésio e zinco que são indispensáveis para o correto crescimento e desenvolvimento dos músculos.

Além disso, devido à boa concentração de fibras e por ser um alimento de baixo índice glicêmico, o produto ajuda a controlar a fome e a quantidade de açúcar no sangue — efeitos confirmados por uma pesquisa feita pela Purdue University em parceria com a Universidade Federal de Viçosa e publicada no British Journal of Nutrition.

Outro ponto importante é que a pasta de amendoim conta com uma boa variedade de vitaminas do complexo B que melhoram a saúde dos tecidos, da circulação sanguínea e do sistema nervoso. Para completar, segundo um estudo conjunto da Universidade de Oslo e da Universidade de Minnesota, que também foi publicado no jornal que mencionamos, a ingestão regular é uma ótima arma para frear os radicais livres que são os responsáveis pelo envelhecimento acelerado.

Isso porque ela tem vários antioxidantes em sua composição, em especial a vitamina E e o selênio. Ou seja, o consumo regular desse ingrediente pode trazer diversos benefícios para o seu organismo e ajudá-lo na conquista do tão almejado shape.

Receitas com pasta de amendoim

Agora que você já está por dentro dos benefícios desse produto, é hora de conferir as nossas sugestões de receitas simples e práticas de fazer em casa para você adotar na rotina. Pegue papel e caneta e anote todas elas.

1. Panqueca de banana com Whey e pasta de amendoim

Ingredientes:

  • 2 ovos;

  • 1 banana;

  • 1 xícara de chá de farinha de chia;

  • 1 xícara de chá de leite de coco;

  • 3 colheres de sopa de whey protein (sabor natural);

  • 1/2 colher de chá de sal;

  • 50 ml de óleo de girassol;

  • 50 gramas de pasta de amendoim.

Modo de preparar:

Misture primeiro o óleo e os ovos. Depois, acrescente o leite, o whey protein e a farinha até a que a mistura fique consistente. Acrescente o sal e leve a massa em uma frigideira ao fogo brando. Deixe dourar de um lado para em seguida virar para o outro. Se for necessário, use uma espátula para mudá-la de posição e facilitar o desgrude.

Quando a panqueca estiver pronta, sirva-a em um prato com uma cobertura feita com a pasta de amendoim. Para concluir com chave de ouro, corte a banana em pedaços e sirva ao lado ou sobre a comida. Fica ao seu critério.

2. Iogurte desnatado com albumina e pasta de amendoim

Ingredientes:

  • 250 ml de iogurte desnatado;

  • 2 colheres de sopa de albumina;

  • 30 gramas de pasta de amendoim.

Modo de preparar:

Essa é, sem dúvidas, uma das receitas com pasta de amendoim mais fáceis da nossa lista. Isso porque uma vez que você escolhe o seu iogurte preferido, basta colocá-lo numa tigela ou copo e misturá-lo com a albumina e a pasta de amendoim. Só isso!

No entanto, caso não queira fazer isso manualmente por receio da albumina acabar concentrada na mistura, sem problemas. É possível utilizar um mixer nesta etapa, daí não tem erro. Já para incrementar o lanche, vale fazer um acompanhamento com cereal integral ou uma porção de banana com granola.

3. Crepe com pasta de amendoim

Ingredientes:

  • meia xícara de chá de farinha de linhaça;

  • uma xícara de chá de leite de aveia;

  • 100 gramas de manteiga;

  • 2 ovos;

  • 50 gramas de pasta de amendoim.

Modo de preparar:

Coloque a manteiga em um recipiente pequeno e leve-a ao micro-ondas por cerca de 45 segundos até que derreta completamente. Depois coloque-a em uma tigela e a misture com as gemas e as claras simultaneamente. Em seguida, acrescente a farinha e o leite. Bata tudo até que a massa fique homogênea e pegue liga.

Terminada essa primeira parte, pegue uma frigideira e a deixe em fogo baixo. Derrame parte da mistura no interior dela e deixe-a até dourar e ficar com a textura de crepe que você conhece (e gosta). Porém, esteja atento e com uma espátula sempre em mãos para que ela não grude ou pior: queime. Para finalizar, use a pasta de amendoim como recheio. O resultado é fora de série.

4. Shake fit com pasta de amendoim

Ingredientes:

  • 250 ml de leite de amêndoa;

  • 150 gramas de pasta de amendoim;

  • 3 colheres de sopa de whey protein (sabor natural ou chocolate).

Modo de preparar:

Em um liquidificador, coloque o leite de amêndoa, a pasta de amendoim e o whey protein de sua preferência. Feito isso, ligue o aparelho por cerca de um minuto e deixe-o misturar bem todos os ingredientes. Caso prefira o seu batido bem gelado, sinta-se livre para acrescentar gelo durante ou depois do preparo.

5. Bolo de pasta de amendoim integral

Ingredientes:

  • 3 ovos;

  • 150 gramas de manteiga;

  • 1 xícara de chá de leite de coco;

  • 1 xícara de chá de açúcar mascavo;

  • 1 xícara de chá de farinha de aveia;

  • 30 gramas de fermento em pó;

  • 200 gramas de pasta de amendoim.

Modo de preparar:

O preparo é bem simples e similar ao de um bolo comum. Primeiramente, você bate a manteiga com o açúcar até ficar uma massa homogênea. Em seguida, acrescente as gemas e volta a mexer. Depois, é o momento de incluir a pasta de amendoim.

O próximo passo é inserir o leite de coco, a farinha de aveia e o fermento até que a mistura se torne pastosa e condensada. O último passo é bater as claras até que elas formem uma espuma grossa e colocá-las no recipiente. Mexa tudo uma última vez.

Para encerrar, unte uma forma com um pouco de manteiga e farinha e coloque a massa. Leve-a ao forno aquecido a 180º por 30/40 minutos e pronto. É só apreciar o resultado.

Como você viu, não faltam receitas com pasta de amendoim para você diversificar as suas refeições, aumentar a ingestão de nutrientes importantes para o seu organismo e, de quebra, potencializar o resultado dos treinos. Por isso, comece hoje mesmo a experimentá-las!

E já que o assunto do nosso texto foi pasta de amendoim, não deixe de conferir uma das melhores versões desse produto: a pasta de amendoim integral torrado!