Quais são as diferenças entre o tecido adiposo branco e o marrom?

Diogo Círico 20/05/2019

O tecido adiposo é responsável pelo armazenamento de gordura no interior das células, pela reserva de energia durante longos períodos de dieta e por auxiliar no controle térmico, atuando na proteção do frio.

Existem dois tipos de tecido adiposo: o branco e o marrom. Cada um tem uma estrutura e função diferente. A perda ou ganho de peso está relacionada à quantidade de gordura que esses tecidos armazenam, interferindo na sua facilidade ou dificuldade para emagrecer. Eles correspondem entre 20 e 25% do peso corporal das mulheres e 15 a 20% dos homens, considerando pessoas com peso normal.

Para ajudar a entender melhor como o tecido adiposo interfere na sua dieta, preparamos este guia completo sobre as diferenças entre eles, suas respectivas funções e composição química. Continue a leitura e saiba mais.

O que é tecido adiposo?

É um tipo de tecido conjuntivo formado por células adiposas que funciona muito mais como um órgão do que como um tecido isolado devido à grande variedade de células que o compõem. Ele está distribuído por todo o corpo humano e tem funções como armazenar gordura e energia e auxiliar no controle da temperatura.

Além disso, é responsável por proteger os órgãos internos de choques mecânicos. De modo prático, o tecido adiposo forma uma camada protetora em volta dos rins e coração, por exemplo, que servirá como uma barreira defensiva contra esses impactos.

Por ser responsável pelas nossas reservas de gordura, quando o nosso corpo precisa de energia, ele a retira das células adiposas. É por isso que, quando queremos emagrecer, comemos menos, pois assim o organismo vai retirar energia das células, contribuindo para diminuir a camada de gordura.

Quais são as diferenças entre o tecido adiposo branco e o marrom?

A principal diferença está nas propriedades da célula que armazena gordura. O tecido adiposo marrom possui uma função altamente específica, tendo como ação principal a produção de calor por meio da queima de gordura.

Já o branco apresenta ações mais abrangentes e integrantes de diversos sistemas, sendo responsável por armazenar energia e produzir citocinas pró-inflamatórias, que influenciam no funcionamento do sistema imunológico.

Quando crianças, temos uma grande percentagem de tecido marrom. Ao longo dos anos, esse tecido é substituído pelo branco, que vai armazenar a gordura em vez de queimá-la. Essa gordura é acumulada pela má alimentação, logo, não é saudável e pode causar doenças cardíacas e prejudicar a circulação.

Quais são as funções desses tipos de tecido?

O tecido adiposo é classificado com base em alguns critérios como a coloração da gordura armazenada e a forma de organização. Cada tipo de tecido apresenta diferenças na distribuição corporal, estrutura, fisiologia e patologia. A seguir, vamos entender melhor qual a função de cada um.

Tecido adiposo branco

A função principal do tecido adiposo branco é armazenar triglicerídeos no seu citoplasma. Dessa forma, ele guarda energia quando há um excedente disponível no organismo para momentos de carência energética.

As células adiposas brancas mais jovens contêm inúmeras gotículas de lipídios, as quais se unem, ficando maiores e formando uma gota única quando madura. A reserva de lipídios pode ocupar até 85% do espaço citoplasmático da célula.

Os adipócitos são as únicas células especializadas no estoque de lipídios na forma de triacilglicerol (TAG) no seu citoplasma. Elas possuem enzimas e proteínas reguladoras que sintetizam ácidos graxos (lipogênese) e armazenam TAG.

Além disso, o tecido adiposo branco forma uma proteção mecânica e térmica contra choques nos órgãos vitais A pigmentação varia entre o branco e o amarelo-escuro, dependendo da alimentação e do acúmulo de carotenos dissolvidos nas gotículas de lipídios.

A maior parte do tecido adiposo presente em seres humanos adultos é do tipo branco, ou unilocular, e a sua distribuição é influenciada pelo sexo e pela idade do indivíduo. Em bebês, esse tecido é encontrado na forma de uma fina camada sob a pele.

Quando adultos, essa área tende a reduzir e se localizar em regiões específicas, determinadas pela ação dos hormônios sexuais e hormônios processados pela camada cortical da glândula adrenal. Esse tecido distribui-se em maior quantidade na pele do abdômen, nádegas, axilas, coxas e mamas. Ele também pode ser achado na medula óssea e entre outros tecidos, ocupando os espaços vazios.

Tecido adiposo marrom

A função do tecido adiposo marrom é a termogênese, ou seja, fazer com que o corpo gaste energia na produção de calor para manter a temperatura corporal equilibrada. Esse tecido apresenta adipócitos menores que as células brancas, por isso armazenam pouca gordura.

Também conhecido como multilocular, tem uma coloração mais parda devido à alta vascularização e forte presença de mitocôndrias no seu citoplasma. Esse tipo de tecido é mais presente em animais que hibernam e nos seres humanos. A sua distribuição é limitada, sendo que os recém-nascidos possuem uma quantidade maior que os adultos.

Para quem busca uma vida mais saudável ou quer emagrecer, o tecido marrom é melhor. Isso porque ele não estoca gordura nas suas células, mas queima-as. Alguns estudos já comprovaram que é possível estimular o nosso corpo a produzir esse tecido.

Um dos benefícios é que a gordura será quebrada e oxidada na própria molécula, promovendo a termogênese verdadeira. Um estudo preliminar, realizado pelo Instituto Garvan de Pesquisa Médica, estima que 50 gramas de tecido adiposo marrom são suficientes para aumentar em 20% a taxa do metabolismo basal.

Para conseguir transformar tecido adiposo branco em marrom, é recomendada a prática de atividades físicas em temperaturas frias. Assim, o efeito termogênico é ainda maior. Como a alimentação também contribui, o ideal é aumentar a quantidade de alimentos que sejam fontes de serotonina e fitomelatonina.

Neste post, você viu quais são as principais diferenças entre o tecido adiposo branco e o marrom. O primeiro tem funções mais abrangentes, desde armazenar gordura até contribuir para o funcionamento do sistema imunológico. Já o segundo é responsável pela queima de gordura para produzir calor.

A quantidade de cada tecido distribuído pelo nosso corpo varia de acordo com a nossa idade, sendo que, quando crianças, a proporção de tecido adiposo marrom é maior, situação que se inverte na fase da adulta.

Apesar de o tecido marrom ser conhecido como gordura boa, o tecido adiposo branco também é importante para a nossa saúde e funcionamento do nosso organismo. Por isso, o ideal é manter uma alimentação equilibrada que colabore com o funcionamento de ambos.

Você gostou deste conteúdo sobre tecido adiposo? Aproveite a visita para assinar a nossa newsletter. Assim, você vai receber as nossas atualizações diretamente na sua caixa de entrada!

 

Visitado 51 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067