Afinal, como fazer uma boa e nutritiva vitamina?

O verão chegou com tudo e o calor está cada vez mais forte no Brasil. E nada melhor do que ter um bebida bem geladinha e refrescante para começar o dia. Bater frutas com leite e gelo, além de trazer essa vantagem, ainda é uma opção deliciosa e nutritiva. Por isso, a seguir, vamos ensinar como fazer vitamina.

Mas antes de começar, é importante deixar claro que as vitaminas são opções saudáveis e bastante ricas em nutrientes. Ao contrário do muitas pessoas pensam, elas podem, sim, reunir todos os macronutrientes necessários para dieta.

Dito isso, a seguir, explicaremos mais sobre os seus benefícios, como fazer vitaminas nutritivas e em quais horários cada fruta é mais recomendada. Continue a leitura e saiba mais!

Por que consumir vitaminas de frutas?

As vitaminas são refeições práticas e rápidas para quem vive na correria. Para o café da manhã, elas são especialmente indicadas, pois oferecem energia, saciedade, fibras, vitaminas e minerais para o organismo rapidamente. Por isso, também são uma ótima opção de pré-treino para quem pratica exercício físico de manhã.

O café da manhã é a refeição mais importante do dia. Durante o sono ficamos um longo período em jejum, no entanto, o nosso organismo continua ativo. Assim, ao acordarmos, é essencial que forneçamos os nutrientes para que o nosso corpo possa funcionar de maneira correta e tenha energia para enfrentar as tarefas diárias.

Entretanto, muitas pessoas pulam essa refeição, por falta de tempo ou preguiça. Mas quando optamos pelas vitaminas, temos uma forma prática de ingerir, frutas, grãos, sementes e minerais ao mesmo tempo. Além disso, elas têm uma variedade enorme de combinações, sendo assim, sempre que você enjoar de um sabor, pode trocá-lo.

O ideal é consumir as vitaminas naturais, feitas na hora, e sem açúcar. As opções industrializadas, normalmente, contêm um alto teor de açúcar e outros aditivos que não são bons para saúde. Também recomendamos acrescentar linhaça ou chia, que trazem ômega 3 para a refeição.

A seguir, mostramos quais são as melhores frutas para adicionar na sua vitamina e para quais horários cada uma é mais indicada. Confira!

Quais são as melhores frutas para vitaminas?

A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é ingerir cinco porções de frutas ao dia, de pelo menos três tipos diferentes. A seguir, listamos as melhores opções para fazer vitamina.

Banana

A banana é rica em carboidratos de rápida absorção, o que significa que é liberada na corrente sanguínea pouco depois de digerida. Ela é famosa por ser fonte de potássio, nutriente essencial para regular a contração muscular e prevenir cãibras e dor muscular tardia.

Quando consumir?

A banana pode ser consumida tanto no pré quanto no pós-treino. Para o pré-treino, ela é indicada, pois a liberação de energia para o organismo é rápida. Já no pós-treino, ela ajuda a repor o potássio perdido no suor.

Frutas laranjas (laranja, acerola, limão e pêssego)

As frutas laranjas são conhecidas por serem ricas em antioxidantes, como vitaminas A, C e E, que ajudam a proteger o corpo do estresse oxidativo e dos radicais livres. Além disso, o consumo de antioxidantes ajuda a preservar a força muscular.

Quando consumir?

As frutas laranjas são mais indicadas para o pré-treino, pois ajudam a fortalecer a imunidade do organismo para os impactos provocados pela atividade física.

Frutas vermelhas (amora, framboesa, morango e mirtilo)

As frutas vermelhas têm baixa quantidade de calorias e são ricas em antioxidantes, por isso, atuam no combate aos radicais livres que se formam após atividades físicas intensas. Elas ajudam na recuperação muscular, inflamação e imunidade.

Quando consumir?

Dado as suas características restauradores, as frutas vermelhas são indicadas para o pós-treino.

Melancia

Muitas pessoas não sabem, mas a melancia é uma das frutas mais recomendadas para quem treina. Isso porque ela é composta de 90% de água, sendo rica em vitaminas A, C e B6. Além disso, ela contém nutrientes como zinco, ferro, cálcio, potássio e magnésio.

Quando consumir?

A melancia é indicada para o pós-treino, pois além de auxiliar na hidratação do corpo, ela tem um aminoácido chamado citrulina, que, quando convertido, transforma-se em arginina e ajuda na formação de músculo, diminuição da fadiga e aumento da resistência.

Abacate

O abacate é rico em gorduras boas e tem altas doses de glutationa — um antioxidante muito poderoso e responsável por aumentar a síntese de GH. Ele também contém vitamina E, ômega 6, 9 e 7, além de ser rico em potássio.

Quando consumir?

O mais indicado é consumir abacate no pós-treino.

Como fazer vitamina?

Agora que você já entendeu quais são os benefícios de tomar vitamina e quais são as frutas mais indicadas, confira a seguir 3 receitas deliciosas e nutritivas para você testar.

Banana com aveia

Não é à toa que essa vitamina é uma das preferidas dos brasileiros. Essa batida é rica em fibras alimentares e potássio. Ela fornece energia para o organismo, fortalece os ossos e músculos e ajuda a controlar a pressão arterial.

Modo de preparo

Em um liquidificador ou blender, corte as bananas em pequenas rodelas, acrescente 200 ml de leite e duas colheres de aveia. Bata tudo por aproximadamente 5 minutos. Você também pode utilizar as bananas congeladas para deixar a vitamina mais cremosa.

Manga com laranja

Uma opção refrescante e saborosa para os dias quentes. Essa vitamina é fonte de fibras, cálcio, vitaminas C, K, E e do complexo B. Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, favorece a digestão e ajuda a controlar o colesterol.

Modo de preparo

Separe duas fatias grandes de manga, uma xícara de suco de laranja, 200 ml de leite e mel. Bata tudo no liquidificador ou blender. Caso você deseje adoçar, pode usar o mel.

Laranja, maçã e cenoura

Essa preparação, além de deliciosa, é bastante nutritiva. A laranja e a cenoura são ricas em vitamina C. Já a maçã é uma excelente fonte de pectina — uma fibra solúvel presente na casca das frutas. Além disso, essa bebida ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

Modo de preparo

Bata ½ maçã picada (com a casca), uma xícara de suco de laranja e 150 ml de leite desnatado. Para adoçar, use uma colher de mel.

Dica

Para potencializar sua vitamina e deixá-la ainda mais nutritiva, você pode acrescentar uma dose de whey, creatina ou hipercalórico. A Growth Supplements oferece diversas opções de sabores que podem deixar sua vitamina ainda mais deliciosa.

Viu só como fazer vitamina é prático e pode ser uma ótima opção para o seu café da manhã, pré ou pós-treino? A bebida reúne em um só copo todos os nutrientes necessários para lhe dar energia e força para encarar o dia.

Agora que você aprendeu algumas receitas de vitaminas, confira os nossos suplementos e potencialize a sua refeição. Basta acessar o nosso site, clicando aqui!