Receita de maionese fit para sua dieta

Growth 15/03/2023

Uma das principais preocupações ao começar uma dieta é perder a oportunidade de aproveitar os momentos com a família e os amigos. Entretanto, melhorar a saúde e desenvolver hábitos saudáveis não significa ter que abdicar completamente dos pratos saborosos comuns nas comemorações, e a maionese fit é um exemplo.

Com um pouco de criatividade e adaptação nos ingredientes, é possível preparar uma salada de maionese fit e uma maionese fit com ovo cozido que vão encantar a todos. Logo abaixo, vamos te mostrar como fazer essas receitas. Siga a leitura e confira!

Sumário

É possível fazer uma maionese saudável?

Não só é possível como também é uma boa opção para a sua saúde e bem-estar. Se você for ao supermercado e observar o rótulo nutricional dos potes de maionese tradicional, perceberá que a maioria deles — com exceção dos modelos light e fitness — tem altas quantidades de gordura, açúcar, corantes e conservantes.

A mistura desses produtos pode prejudicar o coração, estimular a inflamação, gerar complicações no estômago e contribuir para o surgimento de outras doenças. Por isso, adotar uma dieta saudável, além de uma necessidade estética, ajuda a melhorar a qualidade de vida, proporcionando saúde e maior longevidade.

Normalmente, acredita-se que o caminho certo para fazer uma reeducação alimentar é fazer restrições e cortar o sabor das comidas. As receitas fitness, como a maionese fit, mostram que não precisa ser assim e que é possível comer bem, mesmo reduzindo a quantidade de calorias.

A maionese fit funciona também nas dietas low carb (Atkins, Dukan, Paleo etc.), pois tem ingredientes com pouco carboidrato e um bom número de gorduras e proteínas, além de ser uma opção para intolerantes à lactose, porque não utiliza leite.

Na fase de indução, comum na maioria das dietas low carb e high fat (conhecidas como cetogênicas), a receita de maionese fit atua como estratégia para variar as refeições e pratos e sair dos tradicionais ovos, carnes, queijos, azeite e verduras permitidos nesses protocolos.

Afora esse diferencial, a maionese fit, por causa dos ingredientes e dos nutrientes que fazem parte dela, apresenta outros benefícios para a saúde:

  • ação antioxidante;
  • ingredientes com custo acessível;
  • proteínas de alto valor biológico;
  • vitaminas B6, B12, A, D, E e K;
  • minerais, como zinco, cálcio, selênio, fósforo e ferro.

Alimentos saudáveis para acompanhar a maionese fit

Como a maionese fit não costuma ser consumida sozinha, existem outros alimentos saudáveis que podem ser incluídos na refeição, tornando-a ainda mais nutritiva. Um filé de frango, por exemplo, fica ótimo, seja de acompanhamento, seja por cima.

Outro caso é o macarrão integral. Em vez da versão com farinha branca e queijos gordurosos e maionese tradicional, você pode fazer um macarrão de trigo integral (penne, gravata ou espaguete) e misturá-lo com a receita de maionese fit para deixá-lo com uma textura diferente.

Diferentes fontes de proteínas também funcionam bem e se adaptam a outros formatos de preparo e de apresentação: um risoto com filé, molho para carnes de boi, porco e peixes, recheio de tapioca, mistura em ovos mexidos no café da manhã, entre outras opções.

Caso queira enfatizar a maionese fit no prato, a receita de salada de maionese fit, ou uma salada tradicional de legumes e verduras com ela misturada, são boas alternativas de refeição — e você pode prepará-las em poucos minutos, sem precisar sujar a cozinha e os equipamentos.

Receita de maionese fit

Nutricionistas e especialistas de saúde geralmente ensinam a cortar os molhos e temperos industrializados da dieta. Embora a orientação tenha fundamento, ela pode tirar o interesse dos que fazem dieta há mais tempo e precisam de uma mudança sem sair da rotina.

A maionese fit e os seus outros formatos de receita, como a salada de maionese fit, funcionam bem nesses casos. Com poucos procedimentos, você consegue prepará-la e consumi-la como achar melhor: fria ou quente.

maionese fit

Maionese fit

Antes de cozinhar essa variação, comece pela tradicional maionese fit com ovo cozido. Depois de feita, seguindo os procedimentos abaixo, tente aplicá-la junto a outros alimentos saudáveis e receitas para conseguir alternativas de experiência e sabor.

maionese fit com ovo

Maionese fit

Ingredientes
  

  • 2 ou 3 ovos cozidos
  • ½ xícara de azeite extra virgem
  • 1 colher de sopa de limão espremido
  • Sal, pimenta, ervas, alho e outros temperos a gosto
  • ½ colher de sopa de mostarda sem açúcar

Modo de preparo
 

  • Coloque o ovo inteiro em um recipiente (pode ser uma tigela ou um copo largo);
  • Adicione o limão e os temperos;
  • Despeje o azeite e deixe o vidro parado por alguns segundos, até que o ovo pare de mexer e fique no fundo do pote;
  • Insira o mixer e desça-o até encostar embaixo;
  • Pulse algumas vezes até que a mistura adquira consistência;
  • Uma vez pronta, leve à geladeira por alguns minutos ou consuma direito, caso prefira.

Salada de maionese fit

Concluído o passo a passo acima de como fazer uma maionese fit, a salada fica simples, pois uma parte da receita já está pronta e o processo de cozimento segue padrões simples de elaboração.

maionese fit

Salada de maionese fit

Ingredientes
  

  • 500 gramas de maionese fit
  • 4 batatas-doces em cubo
  • 1 tomate fatiado no formato que preferir
  • 1 cebola cortada
  • 1 xícara de vagem
  • 120 gramas de milho
  • 120 gramas de ervilha
  • temperos a gosto

Modo de preparo
 

  • Cozinhe as batatas, retire-as da panela e corte-as em cubo;
  • Na mesma água de cozimento, coloque os legumes e prepare-os;
  • Em seguida, junte os dois preparos em uma tigela e acrescente a maionese fit;
  • Misture até que os ingredientes fiquem bem distribuídos no recipiente;
  • Prove para ver se falta tempero;
  • Leve à geladeira por alguns minutos e, em seguida, sirva-se à vontade com os seus amigos e familiares!

Gostou da dica? Então, acompanhe os outros conteúdos do blog da Growth Supplements para aprender a fazer receitas saudáveis, seguindo os seus objetivos, individualidade e interesses alimentares. A dieta não precisa ser complexa e um estorvo na sua vida com as sugestões encontradas por aqui!

Referências:

Maionese saudável: receitas para fazer maionese em casa. Disponível em: https://fitpeople.com/pt/dieta-e-nutricao/maionese-saudavel-receitas-para-fazer-maionese-em-casa/. Acesso em: 23 fev. 2023.

5 pratos que ficam deliciosos com maionese. Disponível em: https://www.casapraticaqualita.com.br/noticia/5-pratos-que-ficam-deliciosos-com-maionese_a3362/1. Acesso em: 23 fev. 2023.

Receitas Globo. Salada de Maionese. Disponível em: https://receitas.globo.com/tipos-de-prato/saladas/salada-de-maionese-4f7624e37dc0790876007352.ghtml. Acesso em: 23 fev. 2023.

A Cozinha Intolerante. Maionese caseira em 30 segundos. Disponível em: https://www.acozinhaintolerante.com/maionese-caseira-em-30-segundos/
Terra. Maionese caseira feita com ovos, muito mais nutritiva e gostosa! Disponível em: https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/degusta/comida-caseira/maionese-caseira-feita-com-ovos-muito-mais-nutritiva-e-gostosa,eb45cafdd031d6571f1ed29620c3f304a6iy5py9.html. Acesso em: 23 fev. 2023.

Revolução Keto. Maionese keto fácil de ovo cozido! Disponível em: https://revolucaoketo.com/receitas/maionese-keto-facil-de-ovo-cozido/. Acesso em: 23 fev. 2023.

Visitado 1.947 vezes, 69 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).