Conheças as principais causas da vontade de comer doce e como driblá-la

Quem nunca sentiu aquela vontade de comer doce que vem de maneira quase incontrolável? Tem dias que a gente consegue resistir, já em outros é quase impossível não ceder a uma sobremesa bem apetitosa.

Esse sentimento é muito comum, ainda mais em pessoas que consomem muito açúcar. Afinal, isso vira um círculo vicioso, mas sabia que dá para amenizar esse desejo e manter a glicose sanguínea em dia?

Pois é! Para descobrir isso e muito mais continue a leitura, pois é sobre esse assunto que vamos abordar, confira!

Quais as causas da vontade de comer doce?

Muita gente acha que a vontade de comer doce ocorre só porque eles são realmente gostosos. Mas na verdade, existem algumas alterações no organismo que incentivam esse desejo. Acompanhe.

Deficiência de cromo

O cromo é um mineral que age com a insulina facilitando a absorção da glicose pelas células do nosso corpo. Na falta dele, pode haver a resistência à insulina, e essa condição faz com que o organismo peça cada vez mais glicose para ter energia.

Hipoglicemia

A hipoglicemia é quando a glicose no sangue está baixa. Dessa maneira, o organismo pede por doces para repor a glicose rapidamente. O problema é que isso vira um círculo vicioso, já que, com o açúcar muito alto na corrente sanguínea, o pâncreas secreta ainda mais insulina para tentar fazer com que o corpo funcione corretamente. O resultado? Os níveis de glicose caem novamente e o organismo, então, pede mais açúcar.

Hormônio da saciedade

A leptina é o hormônio da saciedade. É ela quem avisa para o nosso cérebro que estamos satisfeitos e não precisamos mais de comida. Em algumas pessoas, há uma deficiência na produção dela ou a resistência à sua ação. Assim, o corpo está sempre pedindo mais alimentos. E quais fornecem energia mais rápida? Sim, os doces!

Vício

Você sabia que o açúcar e a farinha branca aumentam a absorção de triptofano que, por sua vez, é um aminoácido precursor da serotonina — hormônio da felicidade? Por isso, os doces trazem sensação de prazer e bem-estar, o que pode viciar a pessoa, que só se sente bem após consumir alimentos açucarados.

Por que as mulheres sofrem mais durante a TPM?

Se você é mulher, com certeza já passou pela vontade de comer doce nos dias que antecedem o período menstrual. Já os homens podem observar esse “fenômeno”. A verdade é que realmente há uma explicação para isso.

Na TPM há uma série de alterações hormonais, incluindo a de um hormônio que já falamos aqui: a serotonina. Nessa época do ciclo da mulher, os níveis dessa substância caem, e é por isso que vêm a irritação e o mau humor.

Para compensar essa queda, o organismo busca por alternativas, e qual é a maneira mais rápida de ativar a serotonina? Mais uma vez: os doces! É por esse motivo que as sobremesas e o chocolate se tornam ainda mais irresistíveis para as mulheres na TPM.

O consumo de doce pode interferir na dieta? Como?

Isso é bem verdade: o consumo de açúcar pode atrapalhar a dieta de diversas maneiras. Por isso, é importante saber os motivos para ficar de olho e se controlar na hora que vier a vontade de comer doce.

Ganho de peso

Todo mundo sabe que os doces são altamente calóricos. Cada grama de açúcar contém 4 calorias, isso sem contar as receitas que levam creme de leite, manteiga e outras fontes de gordura, que têm 9 calorias por grama.

Pensando nisso, um simples brigadeiro de festa com 20 gramas pode ter até 80 calorias. Se você comer 3, já são 240 calorias a mais. Se ingerirmos mais calorias do que gastamos, o que acontece? Engordamos!

Compulsão alimentar

A pessoa que está numa dieta de emagrecimento, por exemplo, restringe o consumo de açúcar por conta das calorias que os doces têm. Se ela consome alguma sobremesa, fica mais propensa a ter uma compulsão alimentar, por conta do pico de insulina que falamos. Dessa forma, pode ser difícil retornar à alimentação regrada.

Carência de nutrientes

Se eu comer doces, mas dentro das calorias diárias, não fará mal, certo? Errado! A maioria das guloseimas são calorias vazias. Isso significa que elas só fornecem energia, mas não os nutrientes necessários para o organismo, como vitaminas, minerais e fibras. Sendo assim, quem consome muito açúcar, geralmente come poucos alimentos nutritivos, levando à carência nutricional.

Como driblar a vontade de comer doce com opções saudáveis?

Sabemos que muitas vezes é difícil resistir à vontade de comer doce. No entanto, ceder às tentações sempre que elas vierem não é um bom caminho, pois a consequência é a piora da saúde. Então como saciar esse desejo?

Tenha uma alimentação saudável

Como vimos, uma das causas da vontade de comer doce é a deficiência de cromo no organismo. Esse mineral está presente em carnes, ovos, grãos integrais, frutas, oleaginosas e vegetais. Se você mantém uma alimentação saudável, rica e variada em nutrientes, automaticamente consumirá a quantidade adequada.

Porém, caso a correria do dia a dia o impeça de seguir uma dieta completa em micronutrientes, consulte um nutricionista para conversar sobre a possibilidade de suplementar com o cromo.

Aposte nos doces fit

Os doces fitness são sobremesas gostosas, mas que dão menos peso na consciência. Isso porque são elaboradas com ingredientes saudáveis que substituem o açúcar, como adoçantes naturais, frutas, whey protein, cacau em pó e outros. Por isso, quando a vontade de comer doce surgir, em vez de se esbaldar em guloseimas açucaradas, aposte nos doces fit.

Troque o doce pela fruta

As frutas são verdadeiras guloseimas da natureza. Elas são doces, mas fornecem nutrientes importantes para o nosso organismo. Por isso, sempre que o desejo por açúcar vier, coma uma fruta. Mais uma dica é assá-las com canela, pois realça o sabor doce desses alimentos. Boas opções para isso são abacaxi, banana e maçã.

Coma após o almoço

Você já fez de tudo, mas ainda continua com vontade de comer doce? Então, consuma uma quantidade moderada da sua sobremesa favorita, de preferência após o almoço. Esse truque tem dois motivos: com o estômago cheio, a porção da guloseima poderá ser menor para satisfazê-lo, além disso, as proteínas, gorduras e fibras da refeição fazem com que a glicose no sangue suba devagar, o que evita o pico de insulina.

A vontade de comer doce pode ser incontrolável, porém é preciso resistir a esse impulso em nome da boa forma e da saúde. Para não abusar do açúcar, o melhor é manter uma dieta saudável, rica em nutrientes, e recorrer às alternativas que apresentamos sempre que surgir o desejo pelas guloseimas.

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