Treino Full Body: confira como fazer

Growth 02/06/2023

Para quem não dispõe de muito tempo ou disposição para começar a fazer exercícios físicos, mas sabem da sua importância para uma boa saúde, existe uma solução que pode ser encontrada facilmente: o treino full body.

Muitas vezes, a principal razão para a falta de atividade física na rotina das pessoas, é o trabalho exaustante, que consome muito tempo do dia a dia. Essa condição também influencia diretamente na disposição para ir treinar. 

Para flexibilizar a rotina, o treino full body surge como uma opção para ser encaixado na agenda sem prejudicar outras áreas da vida. Entenda melhor sobre esse tipo de treinamento e como aplicá-lo na sua vida.

Sumário

O que é um treino full body?

Adaptado para pessoas com pouco tempo livre para se exercitar, o treino full body consiste em uma série de exercícios que estimulam grandes grupamentos musculares. 

Como a própria tradução do nome já diz, o método é pensado para trabalhar o corpo todo, sem que seja necessária uma repetição específica para determinado músculo. 

São treinos que levam em torno de 30 a 40 minutos para serem concluídos, algo que se encaixa perfeitamente para quem tem uma programação cheia de coisas para fazer ao longo da semana.

Benefícios do treino full body

Além de poder ser aplicado em todo e qualquer tipo de rotina, o treino full body possui um ótimo custo-benefício, mesmo sendo de curta duração. 

Para quem estiver fazendo um treino full body iniciante, em pouco tempo já poderá perceber as seguintes mudanças em relação ao corpo e a mente: maior força, maior resistência, maior flexibilidade, emagrecimento, diminuição da ansiedade e mais disposição diária.

O treino full body possui certas adaptações, mas, em todas elas, a prática busca estimular as principais áreas do corpo, deixando a sensação de execução completa.

Como fazer a divisão do treino full body

Para começar a fazer a divisão do treino full body, o primeiro passo é fazer uma avaliação física com um profissional, para que esta possa indicar o melhor tipo de exercício, a fim de evitar possíveis lesões. 

Feita essa primeira análise, a divisão será definida por critérios que dependem da individualidade de cada pessoa, sua resistência e objetivos. De início, tanto para treino full body masculino quanto feminino, a prática é mais generalista, trabalhando como movimentos multiarticulares.

As combinações de treino são muito extensas e podem ser combinadas de maneira padronizada ou não.

Exemplos de exercícios para um treino full body

Existem alguns tipos de exercícios que são muito comuns para os treinos full body, cada um com a sua devida importância e focado em trabalhar um determinado grupo muscular. 

O agachamento livre, por exemplo, é um dos mais recomendados por educadores físicos e que ajuda a ativar a região dos glúteos e do quadríceps. 

O supino reto, por outro lado, estimula o peitoral e o tríceps, algo muito buscado por quem deseja ter uma estética mais imponente. 

Ainda existem uma série de exercícios, que você pode encontrar com mais detalhes no blog da Growth!

Referências:

Victor Sales. Pulse. Disponível em: <https://pulseacademia.com.br/blog/treino-full-body-para-a-saude/>. 

Visitado 67 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).