Entenda por que é tão importante beber água durante os treinos

Diogo Círico 23/08/2023

Ter um objetivo torna o treino muito mais motivante, não é mesmo? Para alcançá-lo mais facilmente, é preciso, por exemplo, ter disciplina, fazer dietas, ingerir suplementos alimentares e, claro, tomar água! Isso mesmo. Você sabia que essa substância é fundamental para ter resultados na academia?

Apesar de ser algo importante, muitas pessoas se esquecem da hidratação nos intervalos entre os exercícios. O que muitas delas não sabem é que isso pode afetar o desempenho. Quer entender melhor por que você deve se lembrar de beber água durante os treinos? Então, acompanhe este post!

Sumário

Auxilia na hipertrofia

Cerca de 60% do peso do corpo de uma pessoa adulta é composto por água. Em um bodyuilder, por exemplo, essa quantidade pode chegar a 75% — isso já diz o quanto esse elemento é importante para o nosso organismo.

Tratando de detalhes, a água está presente em vários processos essenciais. São eles: força e controle dos movimentos musculares, queima de gordura, funcionamento do cérebro e, até mesmo, na prevenção de doenças.

E não pense que só é preciso beber água ao sentir sede. Essa sensação já é um sinal de que o corpo está começando um processo biológico e apresenta cerca de 2% de desidratação. Além disso, a falta desse líquido favorece o chamado catabolismo, “quebra” de fibras musculares, enquanto sua presença auxilia no anabolismo, aumento da quantidade dessas fibras e, consequentemente, na hipertrofia.

É preciso lembrar também que suamos enquanto fazemos um exercício físico intenso, sendo essa uma forma de regulação da temperatura corporal. Por isso, é indicado beber água antes, durante e depois do treino, nas seguintes quantidades:

  • pelo menos 500 mililitros de 2 a 3 horas antes de treinar;
  • entre 200 e 300 mililitros a cada 10 ou 20 minutos durante o exercício;
  • pelo menos 500 mililitros para cada meio quilo eliminado nas 2 horas seguintes ao treino (para isso, é importante se pesar antes e depois da sessão de exercícios).

Ajuda a emagrecer

Os rins são os principais filtros de sangue do nosso corpo, sendo capazes de eliminar as toxinas presentes. A ingestão de água se torna especialmente importante aqui: ela permite que esse processo seja ainda mais fluido.

Quando você bebe pouca água, os rins têm dificuldade de funcionar, o que acaba provocando sobrecarga de função no fígado. Ele, por sua vez, é responsável pela metabolização da gordura para transformá-la em energia para o corpo. Então, com funcionamento comprometido, ela tende a se acumular, causando maior dificuldade em emagrecer.

Sem contar ainda que a ingestão de água gera certa sensação de saciedade. Com isso, o apetite é reduzido, diminuindo as chances de comer em excesso.

Limpa as toxinas do corpo

Como dissemos no tópico anterior, os rins funcionam melhor com a ingestão de água na quantidade adequada, sendo capaz de eliminar mais facilmente as toxinas do organismo. Assim, excesso de nitrogênio, de corpos cetônicos e de ureia gerado pela grande quantidade de proteína na dieta pode ser subtraído.

Dessa forma, pessoas que contam com uma suplementação proteica têm ainda mais necessidade de atentar para o consumo de água. Caso contrário, o resultado esperado pode demorar a ser alcançado.

Reduz a retenção de líquido no corpo

Pode parecer que a ingestão de água aumenta a quantidade de líquido no corpo, não é mesmo? Porém, o que acontece é justamente o contrário. Se hidratar ajuda a diminuir a retenção de líquido e, abaixo, nós explicamos o porquê.

Quando você não ingere a quantidade ideal de água, seu corpo já começa a se programar para uma possível escassez. Com isso, há aumento de retenção de líquidos como forma de proteção para que, caso essa “seca” ocorra, o organismo consiga manter seus processos funcionando. Por isso, se hidratar na medida certa é uma ótima maneira de reduzir o inchaço causado por acúmulo de líquidos.

Ajuda os suplementos a funcionarem melhor

A água é uma ótima maneira de otimizar o processo de absorção de nutrientes dos alimentos que ingerimos. Da mesma maneira, ela auxilia no funcionamento dos suplementos.

A creatina, por exemplo, requer que as células do nosso corpo acumulem água para ter seu efeito potencializado. Além disso, é comum o uso de polivitamínicos por aqueles que estejam treinando pesado, e vitaminas também precisam desse líquido para serem absorvidas.

Evita a perda de força muscular

Assim como todos os órgãos do nosso corpo, os músculos também precisam de água para continuar funcionando. Uma desidratação de cerca de 1,5% já pode ocasionar diminuição do rendimento.

Isso se explica pelo fato de que o ganho de força tem relação direta com a absorção de glicogênio pelo músculo, sendo essa absorção facilitada pela ingestão de água. Além disso, ela é importante para que o sangue circule da melhor maneira possível, fator que melhora o desempenho da massa muscular.

Diminui a incidência de cãibras

Sabe aqueles “repuxões” que sentimos às vezes, em diferentes partes do corpo? Essas são as temidas cãibras, que nada mais são do que contrações repentinas e involuntárias que causam certa — ou muita — dor.

Elas acontecem devido às disfunções causadas pela baixa vascularidade sanguínea, bem como acúmulo de ácido lático — uma espécie de “resto” do processo de obtenção de energia pelos músculos por meio da glicose. Em altas concentrações, ele gera queimação e dores.

Por isso, o consumo de água possibilita, além de uma melhor circulação sanguínea, já que o sangue se torna menos concentrado, uma redução da quantidade desse ácido no corpo. Com isso, é possível evitar a fadiga muscular e continuar treinando ainda mais!

Por todos esses motivos, é super importante ficar atento à quantidade de água que você ingere não somente durante os treinos como também no seu dia a dia. Essa é uma maneira de manter o corpo saudável e ainda mais preparado para quando for a hora de colocá-lo em ação.

Por isso, mantenha sempre uma garrafinha cheia de água na sua mochila ou em lugar de fácil alcance. Se for preciso, vale até mesmo colocar lembretes no celular para que você se lembre de tomar água a cada hora do dia.

E agora que você entendeu melhor a importância de beber água, que tal compartilhar este conteúdo nas redes sociais para que seus amigos também fiquem atentos a isso?

Visitado 111 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067