Whey Protein com leite x com água: entenda qual é a diferença!

Diogo Círico 30/01/2023

Se você iniciou uma rotina com treinamentos e atividades físicas em uma academia, certamente já ouviu falar de suplementos, sendo um deles o Whey Protein.

Os exercícios físicos mais intensos costumam pedir suplementação e uma alimentação adequada, pois além de ajudar no ganho de músculos, também contribui no desempenho dos treinos.

Mas, sendo um suplemento em pó e com diversos sabores, pode surgir algumas dúvidas de qual é a melhor maneira de introduzi-lo na sua rotina, como o Whey com leite, por exemplo.

Afinal, qual é a melhor forma de tomá-lo? Descubra a resposta nesse post!

Sumário

O que faz Whey Protein?

Manter um estilo de vida saudável é muito importante para o bom funcionamento do seu organismo, o bem-estar e a autoestima. Quando começamos com os exercícios físicos, é comum pensar se está na hora de utilizar suplementos, mas como saber qual é o mais indicado para você?

Com tantos tipos de produtos no mercado, o Whey Protein é o mais popular e isso não é por acaso. Como fonte de proteína à base de leite, ele é composto por aminoácidos essenciais para melhorar o condicionamento durante a prática das atividades físicas.

São muitos os benefícios do Whey Protein, além da hipertrofia, o fortalecimento do sistema imunológico, aumento da sensação de saciedade e prevenção do envelhecimento precoce.

Quais são os tipos de Whey?

Hoje, no mercado, existem três tipos de Whey Protein: concentrado, isolado e hidrolisado. A maior diferença entre eles é o grau de concentração proteica. Saiba um pouco mais sobre eles!

Concentrado

Composto por cerca de 80% da proteína do soro do leite, possui baixa concentração de gorduras.

Hidrolisado

Produto feito para quem apresenta transtornos digestivos com o consumo de proteínas do leite e lactose, além de atender aqueles que desejam suporte dos aminoácidos imediatamente após o consumo. Esta é a fonte de proteína com maior velocidade de absorção que existe, isto só é possível devido aos processos tecnológicos de hidrólise / quebra das proteínas em partículas menores, disponibilizando aminoácidos isolados.

Isolado

Versão de Whey Protein para aquelas pessoas que possuem transtornos digestivos com o consumo de lactose, além de atender também aqueles que desejam o máximo de nutrientes com o menor valor de calorias, o sabor natural possui a maior concentração proteica possível de ser encontrada em suplementos de proteína.

Conheça as nossas opções de Whey Protein

Qual a forma correta de tomar Whey Protein: com leite ou com água?

Sua composição em pó permite uma variedade de formas de preparo, podendo ser utilizado em receitas e, na forma mais comum, em shakes. Essas bebidas podem ser feitas com base de água ou leite.

Bom, de modo geral, não existe um certo ou errado. As duas formas de preparo possuem vantagens e servem para modalidades diferentes, por exemplo, se você está buscando emagrecer, a melhor opção seria diluir o shake em água, pois o leite torna a preparação mais calórica, podendo variar a concentração de calorias conforme o tipo utilizado (integral, semi ou desnatado). Logo esse tipo de preparo é um dos motivos do porquê não tomar Whey com leite.

Fato é que o consumo da suplementação com essa opção pode trazer vantagens e desvantagens, mas dependerá da necessidade individual de cada pessoa, ou seja, o que ela está buscando, se é hipertrofia ou emagrecimento.

Muitos se perguntam se whey engorda, mas isso pode estar associado com a forma que você está preparando. Então, entenda um pouco mais sobre a diferença de tomar Whey com água ou com leite.

Quais são as vantagens e desvantagens de tomar Whey com leite?

Se o seu objetivo é ganhar músculos e não há  preocupação com o peso, a versão com lactose pode ser uma boa opção. Agora se você quer saber quantas calorias tem um copo de Whey com leite, esse número basicamente dobra. Uma medida do suplemento concentrado de chocolate equivale a 120 calorias, se você acrescentar uma quantidade de 300 ml de leite desnatado, são 110 calorias e a receita final pode ir para 230 ou mais.

Por exemplo, se você decidir tomar o shake de Whey Protein com leite integral, o resultado será uma bomba calórica. Se o preparo não for feito com a bebida desnatada, pode prejudicar quem está buscando emagrecer.

Alguns estudos também indicam o aparecimento de acne em suplementos de proteína da lactose, principalmente se tomados com o leite para a diluição da substância.

Além disso, uma das desvantagens é que elas têm a digestão mais lenta que a própria suplementação, então podem diminuir a velocidade da absorção no corpo, prejudicando os resultados do treino. Ou seja, ainda faz o mesmo efeito, mas pode demorar um pouco mais.

Quais são as vantagens e desvantagens de tomar Whey com água?

Se o preparo do shake for feito com água, além de não causar alterações nas calorias e prejudicar seu emagrecimento, ela é um elemento que não causa nenhuma alteração nas propriedades nutricionais do Whey.

Assim, é possível conservar a rápida absorção da proteína no corpo, pois ela não possui macronutrientes que precisam ser quebrados no organismo.

Como preparar seu Whey Protein da melhor forma?

Sendo um suplemento com muitos benefícios e de alta absorção, o Whey Protein é muito indicado para os atletas, a quem está querendo emagrecer ou praticar treinos de alta intensidade. Mas, a forma que você fizer pode impactar diretamente nos seus resultados, e atrapalhar o seu objetivo.

Para prepará-lo da melhor forma, é preciso saber que ele tem alta biodisponibilidade e, assim, é bem aproveitada pelo corpo, mesmo com qualquer tipo de bebida ingerida com ele.

Porém, é possível afirmar que a ingestão desse produto com água é a que apresenta os resultados mais efetivos e rápidos. Isso acontece porque, você oferece ao corpo uma proteína que será absorvida com muito mais velocidade, uma vez que ela não possui nenhum interferente.

Quer mais dicas sobre as melhores formas de tomar suplementos e ter uma vida mais saudável? Então, continue navegando pelo blog da Growth!

Referências:

Carolina Ragugnetti. Posso tomar Whey com leite? Disponível em: < https://carolinaragugnetti.com.br/posso-tomar-whey-protein-com-leite/> Acesso em 14 de dezembro

Pubmed. Posicionamento da Sociedade Internacional de Nutrição Esportiva: proteína e exercício. Disponível em: < https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/28642676/> Acesso em 14 de dezembro de 2022.

Escolarship. Acne relacionada a suplementos dietéticos. Disponível em: < https://escholarship.org/uc/item/9rp7t2p2 >; Acesso em 14 de dezembro.

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Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067