Afinal, o que é a calistenia e quais benefícios oferece?

Diogo Círico 06/01/2020

Se você gosta de atividades físicas precisa entender melhor o que é calistenia. Esse método está conquistado cada vez mais adeptos, uma vez que o treino pode ser realizado em qualquer lugar e não precisa de nenhum aparato.

Isso significa que apenas com o peso do próprio corpo é possível definir os músculos, emagrecer e perder gordura. Essa é uma enorme vantagem para pessoas que gostam de treinar ao ar livre ou cada dia em um ambiente diferente. Afinal, não é preciso anilhas, aparelhos de musculação ou halteres, apenas realizar os exercícios corretos com a ajuda de alguns poucos acessórios.

E então, se interessou por essa modalidade?

Acompanhe o artigo e entenda melhor o que é a calistenia, os benefícios e outras informações importantes sobre o assunto!

  1. O que é a calistenia?
  2. Principais movimentos da calistenia
  3. Benefícios da calistenia
  4. Quais são os principais exercícios de calistenia?
  5. Como começar a calistenia

O que é a calistenia?

A calistenia é definida como um exercício funcional, em que a pessoa usa o peso do seu próprio corpo para construir e aprimorar os grupos musculares.

Não há necessidade de academia ou de aparelhos elaborados, mas é possível contar com a ajuda de barras e apoios, apenas.

Calistenia não é um nome muito conhecido, mas a prática está incorporada a outras modalidades de treino funcional, como o street workout e o crossfit, também muito popular atualmente.

Principais movimentos da calistenia

Os principais movimentos incluem puxadas, flexões, extensões, agachamentos, saltos, prancha, abdominais, rotações e outros exercícios isométricos.

Essa prática também conta com componentes da ginástica artística, o que deixa a calistenia mais moderna e eficiente na construção dos músculos.

Com o uso de barras fixas e paralelas é possível realizar a parada de mão comum e invertida, muscle ups (mergulho barra fixa + puxada) e a bandeira humana, por exemplo.

 

Benefícios da calistenia

Aumenta o bem-estar e disposição

Os treinos de calistenia não são úteis apenas para melhorar a aparência e a força. As atividades físicas, de modo geral, são responsáveis por aumentar o bem-estar, a calma e a felicidade, uma vez que liberam os neurotransmissores que causam essas sensações no corpo humano.

Além disso, um corpo bem treinado é mais forte e disposto, o que melhora o humor e a produtividade no dia a dia. Assim é possível dizer adeus para o cansaço e o estresse.

Pode ser realizada em grupo

Há certos dias que temos que lidar com a preguiça, falta de vontade ou a dificuldade em realizar exercícios. É fato que o hábito de se exercitar com frequência requer muita persistência e foco. Dessa forma, se a atividade for realizada em grupo, é possível que você encontre a motivação que faltava.

Isso porque quando temos companhia para dividir as conquistas dos treinos ele se torna bem mais interessante. Além disso, ao combinar com amigos você não vai se permitir faltar. Chame os amigos para praticar calistenia e veja a diferença do treino em grupo!

Reduz a chance de desenvolver doenças crônicas

A musculatura do corpo, como um todo, estará mais firme. Assim, as dores musculares, principalmente nas costas, sumirão. Além disso, a calistenia é capaz de diminuir a pressão arterial e os níveis glicêmicos, prevenindo a pressão alta e a diabetes. O risco de infarto e AVC, assim como de outras complicações cardíacas, também diminui.

Pode ser realizada em qualquer lugar

Os exercícios de calistenia não necessitam de nenhum ou de poucos aparatos. Assim, podem ser feitos em casa, em praças e outros ambientes abertos ou no local em que o praticante quiser. Afinal, é necessário utilizar o próprio peso corporal e adaptar os treinos para qualquer nível de condicionamento. O fundamental é respeitar os limites individuais de cada indivíduo.

Melhora do condicionamento físico e da estética corporal

Com os exercícios de calistenia há aumento da massa muscular e da força física. Além disso, o praticante consegue aumentar a sua flexibilidade, mobilidade e resistência. Outros benefícios são o desenvolvimento da coordenação motora e redução do percentual de gordura, melhorando os contornos corporais.

Quais são os principais exercícios de calistenia?

Os principais exercícios de calistenia envolvem exercícios de movimentos básicos, como flexão e prancha. Os principais músculos trabalhados são as costas, abdômen, ombros, peito, braços e core.

  • Agachamento;
  • Prancha lateral;
  • Prancha abdominal;
  • Barra fixa;
  • Barra paralela;
  • Puxada alta;
  • Flexão de braços;
  • Fundos de tríceps;

Como começar a calistenia

A calistenia é uma ótima prática para os iniciantes em atividade física. Para desenvolver um corpo mais musculoso, a academia é mais eficiente, mas para quem está começando fazer musculação não é indicada para conquistar condicionamento. Já os exercícios de calistenia são ótimos para condicionamento, promover força e um repertório motor melhor.

Outro fator importante para quem está começando é caprichar na alimentação. Assim, é possível ter um bom desempenho e uma melhor recuperação. Para tanto, é interessante procurar um nutricionista, profissional que alinhará os treinos e os objetivos a dieta adequada.

Por fim, deve-se aproveitar o percurso, uma vez que qualquer pessoa que se envolve nas atividades físicas se sente bem, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Nenhum resultado duradouro acontece do dia para a noite, mas com persistência e constância os praticantes de calistenia notaram as melhorias no cotidiano em poucas semanas.

Se você já é praticante de atividade física provavelmente já ouviu falar de bulking. Será que essa estratégia gera bons resultados? Saiba mais sobre neste post!

 

Visitado 91 vezes, 3 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067