Quais são os benefícios do limão?

Growth 02/03/2020

Você conhece os verdadeiros benefícios do limão

O limão é uma fruta que protagoniza diversas polêmicas. Há diversas discussões sobre o poder do limão de diminuir o pH do organismo, se essa fruta auxilia no emagrecimento e se, de fato, é capaz de melhorar o sistema imunológico. E, afinal, a água com limão é realmente eficaz? Cumpre o que promete?

Aqui, você fica sabendo tudo sobre essa fruta, quais são seus principais (e verdadeiros) benefícios e as melhores formas de consumir para aproveitar todos os seus nutrientes. 

Índice

Quais são os principais nutrientes do limão?

Para entender melhor os benefícios do limão, é importante saber quais são os nutrientes envolvidos. A fruta é riquíssima em nutrientes essenciais para a sua saúde. Veja quais são:

  • Vitamina C, vitaminas do complexo B
  • Cálcio, cobre, magnésio, potássio, zinco, fósforo, manganês
  • Fibras: D-Limoneno, pectina.

Quais são os benefícios do limão e como incluí-lo na sua dieta?

Agora que você já sabe os principais nutrientes, precisa saber os benefícios do limão para a sua saúde: 

Ação antioxidante

O limão contém uma alta quantidade de vitamina C, um composto com função antioxidante. A vitamina C regula a ação de radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce e pela morte celular. 

Melhora do sistema imunológico

A vitamina C presente no limão também é uma grande aliada na melhora do sistema imunológico. Por essa razão, o consumo de limão está relacionado com o tratamento e com a diminuição de casos de inflamação, gripes e resfriados. 

Alivia sintomas da gastrite e azia

Um alimento ácido pode ser benéfico para o tratamento de gastrite e azia? Saiba que sim! Quando ingerido, o ácido cítrico do limão se oxida e perde sua acidez. Agindo em conjunto com os outros nutrientes do limão, essa substância é capaz de controlar a acidez estomacal, aliviando e reduzindo os sintomas de gastrite e azia.

Auxilia na produção de colágeno

A saúde da pele e das articulações também pode ser beneficiada com o consumo do limão! Por conta da alta quantidade de antioxidantes presentes no limão, o consumo dessa fruta pode ajudar na produção do colágeno. 

Manutenção da saúde dos ossos

Você pode sentir uma boa diferença na saúde dos seus ossos se consumir o limão adequadamente. O cobre e o fósforo presentes no limão auxiliam na manutenção da saúde dos ossos, pois contribuem para a absorção do cálcio, prevenindo problemas como a osteoporose.

Auxilia no tratamento da anemia

Como o limão pode auxiliar no tratamento da anemia? É simples: a vitamina C facilita a absorção do ferro. E, para potencializar esse benefício do limão, consuma mais alimentos ricos em ferro, como leguminosas, folhas verde-escuras e carnes. 

Quem segue uma dieta vegana ou vegetariana tem riscos maiores de desenvolver anemia por conta da ausência de carnes no cardápio. Se for seu caso, não deixe de adicionar o limão à sua dieta!

Diminui a pressão arterial

Há estudos que comprovam os benefícios do limão para o tratamento da pressão alta. Isso acontece por conta das altas quantidades de vitamina C e flavonoides presentes na fruta, compostos responsáveis por reduzir os efeitos da alta pressão arterial. 

Previne câimbras

Os minerais presentes no limão também são benéficos para evitar câimbras. O potássio, que está presente em altas quantidades no limão, é o melhor mineral: previne a fraqueza muscular e as câimbras.

Maneiras eficazes de consumir o limão

Sabendo dos nutrientes e dos benefícios, agora você precisa saber maneiras eficazes de consumir o limão. 

Por se tratar de uma fruta muito versátil, é possível usar o limão em diversas receitas, como em chás, bolos, tortas, saladas e sucos energéticos. No caso dos chás e dos sucos, é possível adicionar gengibre, mel e outras frutas cítricas, o que irá potencializar os benefícios do limão

Nessas receitas, além de usar o sumo do limão, também é importante incluir as raspas das cascas, que irão fornecer mais nutrientes e fibras para a sua alimentação

Também é interessante adicionar o limão nas receitas vegetarianas, bem como nas receitas veganas. Como foi dito acima, essas duas dietas têm um problema em comum que é a deficiência em ferro, e o limão é a fruta que melhor absorve ferro para o organismo.

A água com limão é realmente eficaz?

Segundo o nutricionista Diogo Círico, profissional especializado em nutrição esportiva, a água com limão não apresenta maiores benefícios. Isso não significa que precisa ser deixada de lado, pois a água é responsável pela hidratação do corpo e o limão é riquíssimo em vitamina C. 

Então, ao contrário do que dizem muitos influenciadores, a água com limão não é uma bebida milagrosa.

É importante lembrar que, apesar de todos esses benefícios do limão, pode ser que a quantidade de nutrientes oferecida não seja adequada para as suas necessidades individuais. 

Por isso, é indispensável a consulta com um nutricionista, que irá indicar os suplementos ideais para a sua dieta. Na Growth Supplements, você encontra a maior variedade de suplementos vitamínicos, como os de vitamina C, D e complexo B, além de encontrar suplementos que também são essenciais para sua dieta, como o whey protein

Fontes

Avello M, Jofré P, Pastene E, Fernández P. Use of Citrus Limon L. (lemon) in Treating Blood Pressure Sudden Rises. International Journal of Pharmacognosy and Phytochemical Research 2014; 6(3): 606-611

Diogo Círico, nutricionista esportivo da Growth Supplements.

LAUTERT, Liana; ALMEIDA, Miriam de Abreu; ARAÚJO; Valéria Giordani; FRANCISCO; Carmem M. C. Osteoporose: A epidemia silenciosa que deve se tornar pública. Rev. bras. Enferm. Brasília, v.48, n.2, p. 161-167, abr/jun 1995.

LOPES, Yane Ferreira; SILVA, Samara Nara Carvalho; BATISTA, Juliana Kelly de Oliveira; ALMEIDA, Thales Hieron Soares de; NETO, Vicente Saraiva dos Santos. A UTILIZAÇÃO DAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DO LIMÃO NO TRATAMENTO DA GASTRITE. Caderno Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável ISSN:2358-2367

Visitado 44 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).