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Exercícios físicos e saúde mental: entenda a fundo essa relação

Todo mundo sabe que praticar exercício físico com regularidade faz bem para o corpo. Mas o que nem todos sabem é que ele também traz benefícios para saúde mental. A atividade física é uma excelente forma de diminuir o risco de diversas doenças, como depressão e ansiedade.

Por isso, ter uma vida ativa fisicamente faz bem não apenas o manter o shape definido, mas também para o seu emocional e psicológico. Com rotinas cada vez mais agitadas, é comum termos picos de estresse e tensão. No entanto, a regularidade na prática de exercícios físicos ajuda a aliviar esses sintomas.

Para entender mais a fundo a relação entre saúde mental e atividade física, continue a leitura. Neste artigo, apresentamos a importância do exercício físico e do descanso para a sua saúde e bem-estar. Confira!

Por que praticar atividade física com regularidade é importante?

Com o passar dos anos o nosso corpo entra em um processo degenerativo dos órgãos, pele, sistemas etc. A prática regular de atividades físicas amenizam esses efeitos degenerativos físicos e mentais. Fisicamente, o exercício físico estimula o sistema respiratório por meio do consumo máximo de oxigênio, regula a pressão arterial, o peso corporal e também a saúde óssea e o tecido muscular.

Já no que diz respeito à saúde mental, a atividade física estimula o sistema cognitivo e psicossocial, por exemplo, a satisfação com o seu corpo, autopercepção, menor prevalência de sintomas de doenças como ansiedade e depressão. Não dá para falar de vida saudável, sem uma frequência mínima de exercício físico por semana.

Ter uma rotina de atividade física resulta em uma boa, em um corpo ativo, que por sua vez, resulta em prevenção e até mesmo tratamento de uma série de doenças físicas e emocionais. Portanto, correr todos os dias ou ir à academia é um investimento que você pode fazer em si mesmo.

O bem-estar depende diretamente de um organismo saudável, isto é livre de doenças. Por isso, podemos dizer que a atividade física está intimamente relacionada à manutenção do bem-estar, devido ao seu caráter ativo na redução de mortes prematuras, doenças cardiovasculares, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de colo e de mama.

Ter uma vida física ativa é uma forma de controlar a pressão arterial, prevenir o ganho de peso — diminuindo o risco de obesidade — prevenir e reduzir a osteoporose, promover o bem-estar físico e mental, reduzindo o estresse, a ansiedade, depressão e vários outros efeitos degenerativos.

Qual a relação entre atividade física e saúde mental?

Além dos fatores ligados ao bem-estar e seu caráter preventivo, a prática regular de atividade física ainda contribui para saúde mental das pessoas. O exercício frequente pode ter um impacto positivo no tratamento e combate a depressão, ansiedade, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), dentre outros. A seguir apresentamos alguns benefícios. Confira!

Melhora o sono

Manter uma vida ativa ajuda a aliviar o estresse do dia a dia, melhora a memória, o humor e ajuda a dormir melhor. A eficácia do exercício físico sobre o sono tem sido defendida pela American Sleep Disorders Association como uma intervenção não medicamentosa para promover a melhoria do sono.

Para colher esses benefícios não é preciso ser um fanático por esportes, basta seguir uma rotina regular de exercício físicos. Pesquisas indicam que uma quantidade modesta de atividade física diária já faz diferença, e podem ser associadas ao aumento de longevidade.

Previne os sintomas da depressão

Alguns estudos mostram que o exercício físico pode tratar até mesmo os sintomas de depressão leve e moderada. A prática regular tem o mesmo efeito que a medicação antidepressiva, com o bônus de não apresentar efeitos colaterais. Ademais, a pesquisa também traz que ter um horário reservado para atividade física pode impedir casos de recidiva.

O exercício físico é um método preventivo poderoso. Mas mais do que isso, promove todos os tipos de mudanças no cérebro, tais como crescimento neural, inflamação reduzida e novos padrões de atividade que proporcionam sentimentos de calma e bem-estar. Ele também libera endorfina que energiza o cérebro e faz com as pessoas se sintam bem.

Reduz os sintomas da ansiedade

A atividade física frequente também um tratamento antiansiedade natural. Alivia a tensão e o estresse e aumenta a energia física e mental de quem a prática, assim promove o bem-estar por meio da liberação de endorfina. Qualquer treino, por mais leve que seja, pode ajudar a colher esses benefícios.

Controle do TDAH

Uma das maneiras mais eficazes de controlar e reduzir os sintomas do TDAH é praticar exercícios físicos com regularidade, pois ajuda a melhorar a concentração, a motivação, a memória e o humor. A atividade física faz com que o corpo libera mais dopamina, norepinefrina e serotonina, desta forma age da mesma forma que os medicamento ADHD, Ritalina e Adderall.

Alivia o estresse

O nosso corpo é frequentemente afetado pelo estresse e pela tensão, especialmente, o pescoço, ombros e rosto. Se exercitar com regularidade é uma forma de aliviar esses sintomas. Ao liberar substâncias como a endorfina no cérebro, o corpo relaxa e alivia a tensão. E como mente e corpo estão ligados, quando você se sente bem, a sua mente também se sente.

Além disso tudo, o exercício também serve como uma distração, permitindo que você desligue um pouco da sua rotina e encontre um tempo de silêncio. O foco no treino faz com que você quebre o ciclo de pensamentos relacionados ao trabalho, cuidados com a casa etc.

Qual a importância do descanso para saúde?

Embora os benefícios da prática regular de atividade física sejam bastante positivos, é preciso tomar cuidado o excesso de exercício físico. Alguns estudos apontam que a excessividade no treino está relacionado ao desenvolvimento de transtornos alimentares e doenças como a vigorexia.

Neste sentido, o descanso é uma necessidade primordial para o bem-estar. Após um período de atividade física, o corpo precisa de um tempo para relaxar e restabelecer as suas forças e o seu psicológico antes de o organismo ter que começar um novo ciclo de exercícios.

Segundo a Organização Mundial da Saúde entre 20 a 40% da população mundial sofre com problemas relacionados ao sono, o que piora a qualidade de vida e aumenta o risco de acidentes. Por isso, da mesma forma que é importante manter uma frequência na academia é preciso manter uma frequência de descanso e sono.

O descanso adequada é fundamental para saúde e bem-estar seja físico, mental ou emocional. É imprescindível reservar um tempo para não fazer nada, relaxar, dormir e recuperar as energias e vitalidades para um novo ciclo de trabalho, de treino ou de estudo.

Como vimos, os exercícios físicos são uma forma natural de promover o bem-estar da sua saúde mental. Ter uma frequência regular de atividades físicas, além de trazer diversos benefícios para o corpo, ajuda a combater diversas doenças psicológicas. Mas não se esqueça que da mesma forma é preciso ter um tempo de descanso e boas horas de sono.

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