Nutricionista esportivo: qual a importância e como escolher o ideal?

Diogo Círico 20/11/2019

A alimentação é a base para alcançar um bom desempenho físico. Afinal, é ela que proporciona o combustível para o corpo realizar os exercícios. Nesse sentido, o acompanhamento profissional com um nutricionista esportivo pode otimizar os resultados por meio de uma dieta equilibrada.

Entretanto, apesar do crescente interesse na nutrição esportiva, ainda existe um elevado grau de desinformação. Muitos atletas ou treinadores assumem a responsabilidade pelo controle dietético, quando essa atividade não é da sua competência e pode, até mesmo, afetar o seu desempenho.

Para explicar a importância do nutricionista esportivo e os benefícios de se contar com um acompanhamento profissional, preparamos este artigo com as principais informações sobre o tema. Acompanhe!

Por que contratar um nutricionista esportivo?

Primeiro de tudo, é importante ressaltar que existe uma diferença entre o nutricionista esportivo e o nutricionista clínico. O primeiro tem uma formação complementar e específica, conquistada por meio de especializações, para orientar atletas de diferentes modalidades e níveis na sua alimentação.

Já o segundo é um profissional que atende pacientes de forma mais geral, não focando em praticantes de atividades físicas.

O grande motivo para contratar um nutricionista esportivo é que ele tem todo o conhecimento técnico necessário para orientar e elaborar uma dieta específica para cada pessoa, de acordo com os seus objetivos e necessidades.

Esse profissional vai lhe entregar uma orientação personalizada e totalmente dedicada ao que seu corpo precisa para alcançar o resultado desejado.

Por isso, o acompanhamento do nutricionista esportivo é de extrema importância para quem pratica exercícios físicos, pois, sem a orientação de um profissional e uma dieta equilibrada, o exercício, sozinho, não apresenta resultados eficientes. Além do mais, é de conhecimento geral que a alimentação é responsável por 80% do desempenho.

A educação física está diretamente relacionada à nutrição, uma vez que a capacidade de rendimento do organismo melhora com a alimentação adequada, por meio da ingestão equilibrada de nutrientes.

O nutricionista responsável por realizar a avaliação nutricional e o exame de bioimpedância para avaliar as necessidades do corpo e elaborar uma dieta personalizada.

Por isso, quem deseja otimizar seus resultados e ter um ganho de massa ou perda de peso saudável e duradoura tem na nutrição esportiva uma grande aliada. Afinal, como aponta, diversos autores, “conhecer apropriadamente as diversas formas e implicações da manipulação dietética é um importante diferencial na “performance” de atletas”.

Quais são os diferenciais do acompanhamento profissional?

Cada pessoa tem um padrão alimentar, uma composição corporal, uma resposta ao treino e um objetivo. Além disso, cada esporte tem uma demanda diferente.

O nutricionista esportivo, além de analisar esses pontos, vai garantir que o seu corpo esteja recebendo todos os nutrientes necessários para melhorar o seu desempenho antes, durante e após a atividade física.

Para deixar claro os diferenciais, você pode alcançar fazendo o acompanhamento com um nutricionista esportivo. Listamos, a seguir, os principais benefícios que esse profissional pode trazer para você. Veja só!

Adequação alimentar

Para ganhar massa, é preciso consumir mais calorias do que o seu corpo gasta. Já para emagrecer, o processo é inverso, sendo necessário gastar mais do que se consome.

O plano alimentar, portanto, vai ser desenvolvido de acordo com o que seu organismo precisa e o tipo de treinamento que você pratica para alcançar esse objetivo.

Melhora do desempenho

Em relação à resposta física, o acompanhamento nutricional melhora o fornecimento de energia, aumentando o rendimento durante o treino e, principalmente, ajudando na recuperação muscular para que o atleta tenha um bom resultado e consiga cumprir todas as séries sem prejuízos.

Alimentação saudável

Com o acompanhamento nutricional, você consegue mudar definitivamente seus hábitos alimentares. Mas calma: as mudanças gradativas e conscientes vão proporcionar que você se habitue a comer de maneira mais saudável. Porém, para isso, é necessário ter disciplina e paciência para que os resultados apareçam e permaneçam.

Resultados duradouros

Quando você faz o acompanhamento com um nutricionista esportivo, ele vai repensar periodicamente suas estratégias nutricionais de acordo com as mudanças do seu corpo.

Dessa forma, conforme você vai evoluindo, sua alimentação evolui também. Assim, os resultados acontecem de forma saudável e permanente.

Mais motivação

Todos sabemos que mudar os hábitos alimentares e começar uma vida física mais ativa e saudável têm seus altos e baixos. O processo exige muita dedicação e paciência.

Ter o acompanhamento de um profissional que forneça apoio, motivação e uma proposta alimentar adequada aos seus gostos pode ser o um grande diferencial para alcançar os resultados desejado.

Como escolher um bom nutricionista esportivo?

Você já deve ter percebido o quanto o acompanhamento nutricional faz diferença, né? Mas existem muitos elementos que devem ser avaliados na hora de contratar um nutricionista esportivo.

A seguir, veja alguns pontos fundamentais para você analisar antes de escolher um profissional.

Formação

Não abra mão de um profissional formado em nutrição. Prescrever uma dieta não é apenas “contar calorias” e perguntar o que a pessoa gosta de comer.

Cada indivíduo tem necessidades e contextos diferentes. Por isso, é fundamental fazer acompanhamento com um profissional capacitado em nutrição e até especializações. Nada de cair no papo daquele seu amigo que entende tudo sobre suplementos.

Prescrição individual

Você busca um nutricionista para ter um acompanhamento individualizado. Por isso, fuja dos profissionais que trabalham com templates. Desse modo, prefira sempre um que atenda de maneira individual e específica.

O nutricionista precisa conhecer você, fazer avaliações e exames. Só assim ele poderá chegar às suas necessidades calóricas.

Referências

Faça uma busca em sites e blogs especializados em nutrição esportiva e peça a opinião de amigos que já fazem o acompanhamento com um nutricionista.

O importante é conhecer como o profissional trabalha e a satisfação de quem já é paciente dele. Uma boa opção também e buscar por nutricionistas em feiras e eventos esportivos.

O acompanhamento com nutricionista esportivo faz toda diferença quando você deseja ter hábitos mais saudáveis. Além de dar orientações personalizadas e específicas, esse profissional vai lhe ajudar e motivar a continuar exercitando-se e alimentando-se de forma equilibrada. Assim, o resultado será muito melhor e mais satisfatório.

Quer receber outras dicas sobre o mundo fitness? Então aproveite a visita e assine a nossa newsletter, para que você receba todas as nossas novidades em primeira mão.

Visitado 33 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067