A diferença entre arginina e glutamina: Benefícios para a Musculação

O mercado da suplementação esta cheio de produtos variados, aminoácidos, nutrientes isolados, combinação de muitos nutrientes num único produto, muita oferta e pouca informação real sobre os nutrientes. Dois dos aminoácidos mais consumidos pela população frequentadora de academias e centros de exercício físico são Arginina e Glutamina, o primeiro pertence à classe dos aminoácidos essenciais e glutamina dos não essenciais.  Neste texto iremos esclarecer quando devem ser usados, quem será beneficiado com a suplementação e também como consumi-los.

Arginina é um aminoácido usado pelo organismo para síntese de um gás nutriente chamado Oxido nítrico, este gás é responsável por aumentar o calibre dos vasos sanguíneos e como consequência desta mudança podemos observar um efeito chamado de perfusão muscular, ou seja, aumento da capacidade de irrigação e oferta de nutrientes aos tecidos musculares. Quando essa estratégia estiver combinada com uma rotina de treinamento sistematizado o tecido muscular poderá desenvolver mais força maior síntese proteica e maior volume muscular, além disso, arginina tem sido relacionada à prevenção da fadiga precoce por ter implicações no metabolismo da glicose, exercendo um efeito de manutenção desta forma de energia.

A suplementação com arginina proporciona melhor qualidade do treino através de três mecanismos inter-relacionados, porém interdependentes desencadeados simultaneamente pela vasodilatação:
1 – O aumento da perfusão sanguínea = melhorando oferta de oxigênio e nutrientes aos tecidos.
2 – Maior oferta de glicose para o músculo em atividade, fornecendo assim mais energia para a contração muscular.
3 – Redução da concentração plasmática de amônia e lactato = Efeito que retardaria a fadiga e diminui o desconforto provocado pelo acúmulo desses catabólitos na musculatura.

A suplementação em geral varia entre 3 a 8g de arginina ao dia. É importante sempre fracionar esta quantidade em pelo menos duas vezes. Dessa forma, cada porção ingerida de arginina deve ser incluída em um intervalo de 12h. No caso de ingerir três vezes ao dia, o processo pode seguir um fluxo de oito em oito horas.

Glutamina trata-se do aminoácido mais abundante no plasma e músculo esquelético (a 60% dos depósitos de aminoácidos livres no tecido muscular), glutamina é essencial para diversas células e tecidos do corpo, como fígado, intestino, rins, células pancreáticas e neurônios específicos do sistema nervoso central, em especial para o pessoal do “treino hard” as células do sistema imune, que também usarão este aminoácido como substrato.

A pouco tempo a glutamina foi reclassificada como aminoácido “condicionalmente essencial”, uma vez que as concentrações deste aminoácido diminuem significativamente em situações especiais como treinamento excessivamente intenso.  Esta situação vem sendo demonstrada em diversos trabalhos científicos, onde se observa que a suplementação com glutamina pode ter efeitos imunoestimulantes. Neste caso a suplementação oral de glutamina poderia ser benéfica para prevenir a imunossupressão causada pelo exercício. Pesquisadores observaram aumento dos níveis plasmáticos de interleucina-6 (IL6) induzido pelo exercício é reforçada pela ingestão de glutamina, a IL6 por sua vez é um agente anti-inflamatório e por este motivo podemos dizer que a glutamina ajuda no combate a inflamação tecidual gerada no exercício físico. Além deste efeito nota-se efeito da suplementação com glutamina na síntese de novas proteínas e ressíntese do glicogênio muscular, ou seja, melhor na hipertrofia e melhora no reabastecimento da energia dos músculos.

Em relação à forma de consumo da glutamina, podemos observar na literatura uma importante revisão sistêmica sobre os efeitos da suplementação com glutamina no exercício físico publicado na Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, neste trabalho constam informações sobre estudos nacionais (3) e internacionais (14), e teses (1) e dissertações (1) nacionais, dos anos de 1998 a 2010. Os protocolos de suplementação usaram quantidades variadas, entre 0,05g de glutamina por kg de peso até 0,2g de glutamina por kg de peso.
Os momentos mais indicados para consumo da glutamina encontrados foram antes e depois das sessões de treino.

Temos desta forma dois aminoácidos que promovem efeitos diferentes, porém são usados dentro de um mesmo contexto com o mesmo objetivo melhorar o desempenho atlético, melhorar a recuperação do organismo após o esforço físico dos treinos.  Arginina ajudará o individuo a dar o seu máximo no treino, esta situação causa desgaste ao organismo, assim a glutamina seria bem indicada, para melhorar a recuperação deste individuo.

Sugestão dê suplementação de Arginina e Glutamina

Arginina 2gr ao acordar + 2gr após 12h do primeiro consumo
Glutamina 5 a 10gr imediatamente ao final do treino.

 

Material elaborado por Nutricionista Esportivo Diogo Círico – CRN 10 – 2067
R.T. Growth Supplements