O que é, para que serve e quais os benefícios do BCAA

Diogo Círico 19/01/2017

De uma forma bem resumida podemos dizer que no âmbito da nutrição esportiva os BCAA servem para promover anabolismo proteico muscular, atuar em relação à fadiga central, favorecer a secreção de insulina, melhorar a imunocompetência, diminuir o grau de lesão muscular induzido pelo exercício físico e aumentar a performance de indivíduos que se exercitam em ambientes quentes e estimula o processo de tradução de RNA mensageiros específicos no tecido muscular durante o período de recuperação pós-exercício de força. Para entender melhor o que é o BCAA e para que serve na sua rotina, vale a pena consultar um profissional nutricionista para orientação personalizada.

Sumário

Um dos suplementos mais conhecidos do mundo

Este nome esta presente na lista de suplementação de uma grande quantidade de pessoas, este suplemento é na verdade fonte de aminoácidos de cadeia ramificada. Estes aminoácidos específicos são usados pelo organismo, mais especificamente pelo tecido muscular. A combinação adotada por diversos atletas é aliar o BCAA com o Whey Protein 

Para que serve o BCAA?

Estes nutrientes ajudam na regulação do balanço proteico de nosso corpo (síntese X degradação), além de fornecerem substrato para a formação de outros aminoácidos que são de igual importância para o organismo. Além disso, estes aminoácidos são usados pelo organismo durante o exercício, por este motivo o consumo de BCAA ajuda na prevenção de fadiga durante o exercício. Além disso, o BCAA pode ajudar na regulação do sistema imunológico, no aumento da performance principalmente em ambientes com alta temperatura e na redução do grau de lesão muscular.

Estes efeitos podem ser justificados pelo seguinte fato, os aminoácidos são as unidades básicas das proteínas, para o ser humano nove aminoácidos devem ser consumidos via dieta devido a incapacidade do nosso organismo de não produzir tais nutrientes. Dentre estes 9 podemos citar 3 em especifico, leucina, valina e isoleucina, estes que são os componentes dos BCAA.

Benefícios do BCAA para quem treina

Podemos comentar alguns benefícios do BCAA. Encontramos estes 3 elementos nas fibras musculares, a concentração de casa um deles e também dos 3 dentro da fibra varia de acordo com a fibra muscular analisada. Em média os BCAA são correspondem a 35% dos aminoácidos essenciais em proteínas musculares, uma vez que a massa muscular de humanos é de cerca de 40-45% da massa corporal total, verifica-se que grande quantidade de BCAA está presente em proteínas musculares.

Para que serve BCAA: como funciona?

Existem muitos trabalhos científicos que mostram o papel fundamental dos BCAA em especialmente a leucina na regulação de processos de anabolismo muscular envolvendo tanto a síntese quanto a degradação muscular. Isto acontece devido a influencia da Leucina sobre um processo metabólico chamado de mTOR, O mTOR estimula a síntese proteica muscular.

Além de ser substrato inicial para síntese de novas proteínas os BCAA também podem ter efeitos terapêuticos, eles podem ser usados para atenuar a redução de massa muscular durante uma fase de restrição energética com objetivo de redução de peso. Os BCAA são usados também para favorecer o processo de cicatrização de tecidos. São usados em tratamentos de patologias hepáticas e renais.

Confira também esse conteúdo com o professor Leandro Twin:

Qual o melhor tipo de BCAA?

BCAA ainda serve para estimular a secreção de insulina, este que se trata de um hormônio anabólico é responsável pelo transporte de muitos nutrientes até o interior da célula muscular. Mas a ação da insulina secretada ao consumir BCAA não é somente esta, É proposto que o efeito da insulina na síntese proteica muscular esteja relacionado ao papel desse hormônio em potencializar o sistema de tradução de proteínas, ao invés de regular diretamente tal processo, ou seja, a insulina exerce um efeito permissivo sobre a síntese proteica na presença de aminoácidos. Talvez esta interação com a insulina seja o motivo para que algumas pessoas pensem que BCAA engorde, mas não existe fundamento em dizer que BCAA engorda. Na Growth você encontra o BCAA em cápsulas e o BCAA em pó com alta qualidade para otimizar sua rotina de treinos!

***

Material elaborado por Diogo Cirico, nutricionista esportivo Growth Supplements.

Visitado 22 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067