Benefícios do BCAA

Diogo Círico 14/05/2017

Você já ouviu esse nome e com certeza alguém que você conhece aposta no BCAA no pré e no pós-treino. O BCAA é um dos suplementos alimentares mais conceituados do mercado. Não é à toa que ele está presente na dieta dos grandes atletas. Na sua rotina, ele será um dos melhores amigos do treino, garantindo que você tenha energia para deixar a fadiga longe e conservar os músculos. Tudo isso por meio dos aminoácidos, que servem de fonte de energia e garantem a reconstrução muscular. A lista de benefícios não é pequena e trará pontos positivos para a sua qualidade de vida de um modo geral. Invista agora no BCAA em pó ou BCAA em cápsulas para aproveitar tudo isso.

 

Leucina, valina e isoleucina
O suplemento BCAA é composto por três aminoácidos essenciais: leucina, valina e isoleucina. Esses três nutrientes não são produzidos por nosso corpo e, por isso, a dieta é a única maneira de garantir bons níveis deles organismo. O suplemento é uma forma prática de conseguir tudo em um só lugar, assegurando que você consuma a quantidade perfeita para uma rotina de exercícios. A leucina é o principal aminoácido, geralmente vindo em uma concentração maior que os outros dois. Ela tem relação com o início do processo de síntese proteica. A valina e a isoleucina estão ligadas ao sistema imune, garantindo seu bom funcionamento.


Os aminoácidos e a saúde do organismo

A saúde do organismo tem relação direta com boas quantidades de BCAA. Esses nutrientes presentes no suplemento correspondem a cerca de 35% dos aminoácidos essenciais presentes na proteína muscular. Isso tem uma influência no ganho de massa muscular, mas o BCAA faz bem para o sistema imunológico e o bem-estar em geral. A relação com a liberação de insulina também garante que ele impacte até mesmo numa melhor absorção de outros aminoácidos.

 

Regeneração celular
E quem está focado no treino sabe que ele sozinho não faz milagres. A recuperação é um dos pontos principais para qualquer atleta, justamente por garantir que os resultados se mantenham. O suplemento BCAA é um dos grandes amigos do processo de regeneração celular. Ou seja, depois que as células do tecido muscular foram quebradas, ele é um dos atores na reconstrução celular. Tudo isso produzindo o famoso processo que permite afirmar que o BCAA ajuda na hipertrofia.

 

Evitando o catabolismo muscular

Se você ainda não se convenceu, vale a pena também entender como nosso corpo age na busca por energia. Durante um treino intenso, o organismo acaba por usar os estoques de massa muscular para fornecer a energia para finalizar as atividades, é o famoso catabolismo muscular. Assegurar bons níveis de aminoácido no organismo permite que você tenha um bom estoque energético e preserve seus músculos. Assim, você garante também que os resultados do seu treino sejam mantidos por mais tempo e que sua evolução seja muito mais evidente e significativa. Você consegue garantir o emagrecimento na combinação com uma dieta balanceada, ao mesmo tempo em que assegura a manutenção da massa muscular.

Visitado 42 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067