BCAA engorda? Veja como tomar e quais são os benefícios!

Diogo Círico 15/05/2017

O BCAA é um suplemento amplamente utilizado por quem procura ganhar massa. Mas, afinal, BCAA engorda?

Fuja dos mitos da suplementação!

Veja aqui os principais tópicos sobre o consumo de BCAA e inclua já esse suplemento na sua dieta!

  1. Afinal, BCAA engorda?
  2. Benefícios do BCAA
  3. BCAA e o ganho de massa muscular
  4. BCAA emagrece?
  5. Consumo de BCAA para emagrecer
  6. Como tomar BCAA
  7. BCAA antes e depois dos treinos
  8. BCAA em pó, líquido ou em cápsulas?
  9. O consumo de BCAA tem efeitos colaterais?

Afinal, BCAA engorda?

O BCAA ajuda a ganhar massa muscular e é um dos principais produtos usados por atletas de todo o mundo.

Por isso, o BCAA não engorda. Ele pode até mesmo ser um grande aliado no emagrecimento e no ganho de massa magra no seu organismo.

Trata-se de um suplemento que conta com três diferentes tipos de aminoácidos essenciais. A grande sacada é que eles não conseguem ser produzidos pelo nosso corpo e, por isso, a quantidade presente no BCAA é uma mão na roda para garantir uma dieta completa.

A sigla vem do inglês “Branched Chain Amino Acids”, e não há o que temer. Ele é completamente seguro e conceituado no mercado em duas versões, o BCAA em e o BCAA em cápsula. Inclua já os benefícios da valina, leucina e isoleucina no seu dia a dia!

Benefícios do BCAA

Entre os mais diversos benefícios desses aminoácidos, o auxílio tanto na síntese quanto na manutenção das proteínas no corpo é um dos principais. 

Outros benefícios do BCAA incluem:

  • Aumento da resistência muscular
  • Redução da fadiga
  • Maior fornecimento de energia
  • Auxilia na recuperação do músculo
  • Liberação de insulina

BCAA e o ganho de massa muscular

Além de fornecer a energia para encarar treinos cada vez mais intensos, o BCAA também será seu companheiro no combate ao catabolismo.

Por isso é também recomendado que ele seja consumido tanto no pré-treino quanto no pós-treino. Assim você consegue aproveitar as duas funções dos aminoácidos presentes nesse suplemento.

Seu principal papel está justamente na recuperação das lesões causadas no decorrer do seu treino. Durante as séries, seu corpo entrará em um estado catabólico e, se não houver nutrientes necessários para abastecer, ele passará a retirar dos músculos os aminoácidos para usar como energia.

Ou seja, você acaba perdendo massa muscular ao invés de ganhá-la com o treino. O BCAA garante que esse efeito seja evitado e que os seus resultados sejam mantidos.

BCAA emagrece?

O BCAA não possui, em si, a função emagrecedora, como acontece no caso dos termogênicos, por exemplo.

Entretanto, quando incluído em uma dieta equilibrada e aliada à prática de exercícios, indiretamente o BCAA ajuda a perder gordura e emagrecer.

A grande sacada é perceber que ele não interfere de maneira negativa, muito pelo contrário.

Sua presença é extremamente positiva no dia a dia de atletas das mais variadas modalidades.

Entretanto, vale ressaltar ainda: o acompanhamento de um profissional nutricionista será fundamental para alcançar seus objetivos. Com o aconselhamento desse especialista você conseguirá ter a máxima eficácia no consumo desse suplemento.

Consumo de BCAA para emagrecer 

O auxílio no emagrecimento está presente justamente em uma dieta em que o gasto calórico supera a quantidade de calorias ingeridas.

Ele funciona como um excelente auxílio em treinos cada vez mais intensos e com uma queima cada vez maior de calorias. Em dietas com esse déficit calórico, os três aminoácidos do BCAA ajudam a evitar a perda de massa muscular.

Ou seja, você pode usar o BCAA para emagrecer sem perder os músculos conquistados nos seus treinos.

Como tomar BCAA?

De modo bastante geral, 30 a 50 gramas de BCAA por dia seriam suficientes.

Porém, a quantidade ideal de BCAA costuma variar para cada indivíduo, pois depende de características específicas, como tipo de treino, frequência e composição corporal.

Além disso, deve-se levar em conta os aminoácidos presentes na sua dieta, que já fornecem uma parte dessa dose diária.

BCAA antes e depois dos treinos

Além de saber a quantidade ideal a ser ingerida, saber o melhor horário para tomar BCAA é fundamental para a sua eficácia.

Os horários antes e depois do treino são os melhores para o consumo. O BCAA, antes do treino, auxilia no fornecimento de energia, o que colabora para uma melhor performance.

No pós-treino, o BCAA age na recuperação muscular e na síntese proteica, auxiliando no processo de construção de massa magra.

BCAA em pó, líquido ou em cápsulas?

Caso ainda não saiba, é possível encontrar três versões de BCAA: em pó, em cápsulas e líquido.

Qual é a diferença entre eles?

BCAA em pó: permite maior liberdade para o consumidor escolher a dosagem. A desvantagem é que esta versão pode apresentar sabor amargo e diluir com mais dificuldade.

BCAA em cápsula: o consumo desta versão é mais prática e dispensa diluição. Por outro lado, diferente do BCAA em pó, a versão em cápsulas tem uma dosagem limitada.

BCAA líquido: apesar da praticidade do consumo, o BCAA líquido apresenta um valor mais alto que o das outras versões, além de apresentar menor condensação de aminoácidos.

O consumo de BCAA tem efeitos colaterais?

Por ser composto por aminoácidos como leucina, isoleucina e valina, o consumo de BCAA não apresenta nenhum efeito colateral. Porém, como qualquer outro suplemento, o seu uso deve ser feito sempre sob a supervisão de um nutricionista.

Gostou desse conteúdo? Além de esclarecer dúvidas sobre suplementação, aqui, no blog da Growth, você encontra diversos conteúdos exclusivos sobre dieta, nutrição, receitas e suplementos. Confira!

Visitado 39 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067