5 suplementos para dormir que você precisa conhecer

Uma parte fundamental do processo de hipertrofia é o sono, uma vez que o desenvolvimento muscular acontece no período de descanso. Muitas pessoas não dão a devida importância a isso e se frustram por não alcançarem os resultados esperados ou por sofrerem alguma lesão por esforço repetitivo.

Dormir bem é essencial para quem deseja ganhos significativos e duradouros, porque é neste momento que o corpo produz a maior quantidade de hormônios. Se você tem dificuldade para relaxar e ter um sono profundo, saiba que existe suplemento para dormir que pode lhe ajudar a ter uma noite mais tranquila.

Você conhece essas substâncias? Neste post, falaremos um pouco mais sobre o suplemento para dormir e sobre os benefícios de uma noite bem dormida para o seu desenvolvimento físico. Confira!

Quais problemas a privação do sono pode trazer para a saúde?

Dormir menos do que o seu corpo precisa pode trazer alguns problemas para sua saúde que vão além do mau-humor e da irritabilidade. No geral, adultos precisam de 7 a 8 horas de sono diariamente. Esse período é essencial para a consolidação da memória, termorregulação, conservação e restauração da energia e restauração do metabolismo energético cerebral.

A privação do sono pode acarretar em alterações significativas no funcionamento físico, ocupacional, cognitivo e social da pessoa, além de comprometer substancialmente a qualidade de vida. Nem sempre nos damos conta dos efeitos da falta de descanso; por exemplo, quem tem um trabalho muito sobrecarregado e dorme pouco, pensa que está cansado por conta do excesso de atividade, mas na verdade esse sintoma pode ser decorrente do sono insuficiente.

Segundo a Associação Mundial de Medicina do Sono, os problemas relacionados a uma noite sem descanso são uma epidemia global que afeta a saúde e qualidade de vida de mais de 45% da população mundial. Em nota, a associação defende que dormir bem é um dos três pilares para se ter uma boa saúde, junto a uma dieta equilibrada e exercício físico.

Diversos estudos analisam os efeitos colaterais da privação do sono. A maioria concorda que ficar sem dormir aumenta os riscos de o indivíduo desenvolver doenças cardiovasculares, câncer, diabetes e depressão.

O prejuízo à saúde é grande, e como visto, muitas pessoas sofrem com isso. No entanto, se você não consegue mudar a sua rotina para ter uma boa noite de sono, é possível que o uso de alguns suplementos naturais possa ajudá-lo a dormir melhor. Entenda mais sobre isso no próximo tópico.

Quais são os melhores suplementos para dormir?

O uso de suplemento para dormir impulsiona a produção de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar e relaxamento. Esses são fatores essenciais para uma boa noite de sono. A seguir listamos 5 opções. Confira!

1. Triptofano

O triptofano é um aminoácido essencial que o corpo não produz, por isso deve ser ingerido por meio de uma dieta equilibrada. No tratamento de distúrbios do sono ele tem um efeito terapêutico, pois estimula a produção de melatonina. Um dos seus benefícios é que ele não reduz as habilidades cognitivas do paciente.

Uma hipótese para melhorar o sono, sugerida por pesquisadores, é tomar um pouco de sol pela manhã e ter um almoço rico em triptofano. Segundo os especialistas, isso potencializa a secreção de melatonina durante o período noturno.

2. Melatonina

A melatonina é um hormônio natural que possui diversos usos, que vão desde melhorar a enxaqueca até a prevenção de distúrbios do sono. Ela é produzida naturalmente pelo organismo, no entanto algumas pessoas apresentam uma deficiência na secreção desse hormônio ou até mesmo têm alguma alteração na produção por causa do estilo de vida.

É aí que a suplementação da melanina pode ter uma grande eficácia. Contudo, antes de sair tomando hormônio, é preciso saber se você realmente tem uma deficiência hormonal ou problemas na produção. A melatonina não deve ser utilizada como um indutor do sono, mas como uma ferramenta para regular as horas de descanso.

3. 5 HTP

Esse é um precursor direto da serotonina. Ele é derivado de uma planta originária do Oeste da África, a Griffonia simplicifolia. O 5 HTP age como um neurotransmissor e atua na normalização da atividade da serotonina no organismo. É essa substância que produz aquele efeito inibitório que acalma e aquieta.

Parte da serotonina é convertida em melatonina no organismo. E, como vimos, esse é um importante hormônio para regulação do sono. Portanto, o uso do 5 HTP auxilia na produção de serotonina que, por sua vez, aumenta os níveis de melatonina no corpo, ajudando a ter uma noite de sono melhor.

4. GABA

O GABA, ácido gama-aminobutírico, é o neurotransmissor que produz a sensação de calma e relaxamento. Ele ajuda a regular a agitação cerebral, uma vez que impede o disparo excessivo dos neurônios, o que promove a tranquilidade e a paz. Sua função principal é desacelerar a atividade cerebral para que a pessoa descanse.

O GABA também está envolvido nas funções de regulação do sono, pois tem a capacidade de minimizar o estresse e a ansiedade. Quando seus níveis estão abaixo do “normal”, nos sentimos agitados, angustiados e ansiosos. Mas, assim como a melatonina, para fazer uso desse suplemento é importante fazer exames para saber se você realmente está com uma deficiência hormonal.

5. Vitamina D

Um grupo de cientistas descobriu que a suplementação de vitamina D ajuda a melhorar a qualidade do sono. O corpo produz essa substância por meio da luz solar que incide sobre a pele. No entanto, muitas pessoas não tomam a quantidade de sol necessária que o organismo precisa para metabolizar essa vitamina, gerando uma deficiência.

Por isso, o consumo de alimentos ricos em vitamina D, tais como ovos, ova de peixe, salmão, atum, sardinha e tofu ajudam a regular essa substância no organismo. Uma maneira mais prática ainda de suprir a necessidade do corpo é por meio do consumo de suplementos.

Quem tem problemas de insônia, ou decide se privar do sono para trabalhar mais ou estudar, pode desenvolver vários distúrbios e doenças que são prejudiciais à saúde. Por isso, caso você não tenha como alterar a sua rotina, busque o apoio de um suplemento para dormir. O sono é fundamental para recuperação do corpo e para o desenvolvimento físico.

Conheça os suplementos para dormir da Growth Supplements. Acesse o nosso site e conheça todas as opções!