Multivitamínicos

Vitamina D: o que é, tipos, benefícios, deficiência e sintomas

Não é novidade alguma que as vitaminas possuem um papel importantíssimo para o bom funcionamento do nosso organismo. Dessa forma, a vitamina D não é exceção. No entanto, o mais preocupante é que muitos não sabem que ela não é produzida da mesma forma que as vitaminas mais famosas pelo nosso organismo e precisa de uma atenção especial.

Confira este post para descobrir tudo sobre a vitamina D. Além disso, aprenda qual é a melhor maneira de inserir essa vitamina em sua dieta e o que pode causar a deficiência dela em nosso corpo. Ela não é só importante para termos um dia a dia bem mais saudável, mas também ela possui um papel fundamental na vida de quem treina e busca melhores resultados.

Vitamina D: o que é

Este termo faz referência a um grupo de moléculas que podem ser convertidas em D2 e D3 após uma série de reações em cadeia por meio de uma cascata de reações fotolíticas e enzimáticas que acontecem em diferentes células.

Vitamina D e vitamina D3: qual é a diferença?

A diferença entre a vitamina D e a vitamina D3 costuma causar muitas dúvidas entre as pessoas, mas é simples de saber como reconhecê-las. Esse nutriente se subdivide em dois: vitamina D2, conhecida como ergocalciferol, e vitamina D3, chamada de colecalciferol.
As estruturas das vitaminas D2 e D3 são bem parecidas, o que as diferencia são as cadeias laterais no carbono 17. Além disso, é possível consumir D2 e D3 por meio de alguns alimentos específicos; outro fator importante para obtê-las é o banho de sol.

Vitamina D: para que serve

Vamos entender para que exatamente serve a vitamina D e como ela age em nosso organismo, pois somente assim podemos ter a consciência de sua importância para uma vida mais saudável tanto para quem possui o costume de treinar diariamente quanto para quem não tem uma vida atlética muito intensa.

A concentração de vitamina D tem como função primordial a regulação da presença de cálcio e fósforo no sangue – dois elementos essenciais, pois possuem diversas funções reguladoras em nosso organismo. Além disso, essa vitamina é responsável por regular mais de 200 genes, inclusive células que fazem parte do sistema cardiovascular.

Vitamina D: benefícios

Saiba quais são os benefícios desta vitamina para saber o motivo dela receber tanta atenção e, principalmente, por que devemos ingeri-la:
● Melhora o desempenho da força muscular:
○ Favorece a força muscular e a composição corporal do indivíduo. Em pesquisas feitas com atletas, foi possível perceber que aquelas pessoas que possuíam um menor nível de vitamina D tinham uma maior porcentagem de gordura corporal. Além disso tudo, ela reforça o sistema imunológico e reduz as inflamações musculares.
● Favorece a prevenção e também o controle de diabetes:
○ Tem grande parcela na produção de insulina (responsável pela entrada de glicose na célula) pelo pâncreas, o que favorece o controle da diabetes. Um estudo feito na Inglaterra comprovou que crianças que receberam suplementos da vitamina possuíam 90% menos risco de desenvolverem a doença.
● Ótima para o coração:
○ A vitamina D tem uma enorme importância no controle do bombeamento de sangue para o corpo feito pelo coração. Ela também favorece a produção do hormônio que controla a pressão arterial.
● Fortalecimento ósseo:
○ Essa vitamina torna bem mais fácil a absorção do cálcio pelos ossos. O cálcio é o grande responsável por ossos e dentes fortes e saudáveis.
● Previne a calvície:
○ Um outro benefício muito conhecido da concentração de vitamina D é a prevenção da queda de cabelo e também da calvície. Isso acontece porque a vitamina fortalece ainda mais o couro cabeludo.

Vitamina D: onde encontrar

Uma das grandes questões relacionadas à vitamina D é onde e como obtê-la em uma boa quantidade para o nosso organismo. A verdade é que apenas 10% a 20% dessa vitamina é obtida via dieta nos seres humanos. As principais fontes que
conseguimos ingerir são a D3 e a D2. Mas se conseguimos apenas essa quantidade pela dieta, como adquirir o restante? O restante – 80% a 90% – é sintetizado endogenamente.

Alimentos ricos em vitamina D

As principais fontes dietéticas das quais podemos obter esse tipo de vitamina podem ser divididas dessa maneira para sabermos quais são os alimentos que contêm vitamina D:
● D3 (colecalciferol)
○ Peixes gordurosos (atum e salmão);
○ Ostras;
○ Suco de laranja;
○ Sardinha;
○ Bife de fígado;
○ Ovo.
● D2 (ergosterol)
○ Principalmente presente nos fungos comestíveis.

Vitamina D: a vitamina do sol

Para tornar o processo de ativação da vitamina D efetivo, é necessário receber a luz solar de forma direta, ou seja, a radiação ultravioleta B. A quantidade de melanina na pele do indivíduo é essencial para que a etapa inicial de ativação seja eficaz. Logo, além da suplementação, é importante reservar alguns minutos diários para tomar banhos de sol.

Vitamina D baixa: o que a deficiência desta vitamina pode causar

Seja pela correria do dia a dia, pela falta de tempo de selecionar as refeições ou até mesmo pela aversão aos alimentos fonte, está cada vez mais fácil achar pessoas com deficiência de vitamina D no organismo. Essa carência pode resultar em problemas diversos, como falta de fósforo e cálcio no sangue, osteoporose, couro cabeludo enfraquecido, irritação, fraqueza muscular e até anorexia. Além disso, o sistema imunológico fica mais enfraquecido e sujeito a doenças.
A vitamina D possui propriedades que não podem ficar de fora do nosso cotidiano. A sua deficiência pode também resultar no ganho de peso. Sim, a falta dela no organismo favorece o aumento do apetite, porque o pâncreas fica sobrecarregado,
prejudicando a produção de insulina. Inclusive, é esse o argumento que coloca fim no mito de que vitamina D engorda.

Vitamina D: preço baixo é na GSuplementos

Como tratamos no texto, a suplementação de vitamina D se torna indispensável para o bom funcionamento do organismo humano. Por isso, apostar nos suplementos da Growth Supplements é uma ótima solução. Além da altíssima qualidade, todos os nossos produtos são vendidos diretamente da fábrica para o consumidor sem passar por revendedores, ou seja, os preços ficam mais baixos que o normal.
Garanta já a sua vitamina D, torne a sua saúde ainda mais forte e melhore o seu desempenho nos treinos!