Aminoácidos essenciais ao organismo: quais são e para que servem?

Um ponto muito importante e que deve ser levado em consideração por quem busca um estilo de vida saudável é o consumo correto dos aminoácidos essenciais. Eles têm esse nome porque são fundamentais para a saúde e funcionamento do corpo. Mas, como o organismo não os produz, eles devem ser obtidos pela alimentação

Os aminoácidos são como “tijolinhos” que se juntam para formar as proteínas. Existem diferentes tipos desse nutriente, que trazem diversos benefícios para a saúde do corpo, por exemplo, a recuperação muscular e o melhor funcionamento do sistema imunológico.

Você sabe quais são os aminoácidos essenciais e para que eles servem? Se a sua resposta foi negativa, não se preocupe! Neste artigo você vai descobrir quais são e como eles agem no organismo!

Quais são os aminoácidos essenciais para o corpo?

Existem cerca de 20 aminoácidos diferentes, que são divididos em duas classes: os essenciais e os não essenciais. Os primeiros são aqueles que o nosso corpo não consegue produzir sozinho e, por isso, devem ser consumidos na alimentação. No total, temos 9 aminoácidos essenciais, como é mostrado a seguir.

Triptofano

O triptofano é um aminoácido utilizado pelo cérebro para produzir a serotonina, um neurotransmissor. Ele é conhecido por auxiliar no combate ao estresse, à depressão e promover o bom humor e a felicidade. É encontrado em carnes, leguminosas e, até mesmo, em chocolates amargos, ou 70% cacau.

Fenilalanina

A fenilalanina serve para aumentar a capacidade mental e melhorar o humor. Ela também age como um inibidor natural da fome, por isso, em alguns casos é utilizada em dietas de emagrecimento, na forma de suplemento. Pode ser encontrada, principalmente, em carnes e laticínios. 

Leucina

Um dos principais aminoácidos para os frequentadores de academia, a leucina estimula o crescimento da musculatura e oferece energia para os músculos. A melhor forma de consumi-la é em carnes, incluindo aves e peixes, feijão, vegetais e laticínios. 

Valina

Outro aminoácido essencial para os atletas é a valina. Ela corresponde a cerca de 70% das proteínas musculares em nosso corpo. Além disso, ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a combater o estresse. Esse nutriente é encontrado em carnes, leguminosas, ovos e laticínios.

Isoleucina

A isoleucina fornece energia e contribui para recuperação muscular após os treinos. Por isso, é um dos aminoácidos mais importantes para os atletas, já que a falta dele pode gerar cansaço muscular. É possível encontrá-lo em ovos, leites e derivados e oleaginosas. 

Lisina

A lisina contém propriedades antivirais, por isso auxilia no combate a doenças como herpes e infecções. Ela também ajuda a diminuir o colesterol ruim e contribui para o crescimento dos músculos. A melhor forma de consumi-la é em carnes, incluindo aves e peixes, frutos-do-mar, sementes, oleaginosas e leguminosas. 

Treonina

A treonina é importante para a saúde da pele, pois ajuda na síntese do colágeno e da elastina. De forma simples, auxilia nos processos de cicatrização e mantém a pele mais vistosa e bonita. Esse nutriente é encontrado em castanhas, leguminosas, cogumelos e abacates. 

Metionina

Um aminoácido essencial para o sistema cardiovascular. Ele ajuda no funcionamento do fígado e no tratamento de doenças como mal de Parkinson, depressão e combate a dores musculares. Está presente em carnes, frutos-do-mar, leites e derivados, ovos e oleaginosas.

Histidina

Apesar de ser sintetizado naturalmente pelo organismo, esse aminoácido é considerado essencial. Ele atua na regeneração dos tecidos, auxilia o sistema cardiovascular e cerebral. Além disso, é capaz de se converter em histamina — um composto fundamental para o sistema imunológico. É encontrado em carnes, leguminosas, cereais integrais, leites e derivados.

Como suplementar esses aminoácidos de forma adequada?

Quando consumidos na forma de suplemento alimentar, os aminoácidos são rapidamente absorvidos pelo organismo e utilizados na síntese proteica. Essa rápida filtração só é possível porque não é preciso a ação de enzimas proteolíticas para sua hidrólise, como acontece no caso das proteínas. 

Assim, esse nutriente na forma de suplemento já se encontra em sua forma de máxima biodisponibilidade. Por isso, é muito recomendado para pessoas que querem aumentar a síntese proteica, força e musculatura.

Os três melhores suplementos de aminoácidos são: BCAA, creatina e glutamina. Entenda mais sobre cada um deles.

BCAA

Os BCAAs são formados por 3 aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina. Eles atuam como importante fonte de energia muscular. De acordo com estudos, a administração desse suplemento estimula a síntese proteica e diminui o catabolismo muscular. No entanto, segundo Alves e Lima (2009), ainda há poucas evidências sobre os benefícios do BCAA.

Creatina

creatina é um aminoácido não essencial, mas que é produzido em baixa quantidade pelo organismo. Para Nissen e Sharp, a suplementação desse nutriente contribui de três formas: aumenta a força muscular, como resultado do aumento da expressão de miosina de cadeia pesada; evita o catabolismo; e aumenta o volume celular, estimulando a síntese proteica.  Além disso, os autores também evidenciam a ação antioxidante da creatina. 

Glutamina

glutamina também é sintetizada pelo corpo, porém não em quantidade suficiente para quem busca alto rendimento durante o treino. Segundo Cruzat et al., sua suplementação pode atenuar o estresse oxidativo, reduzir a quantidade de lesões celulares decorrentes de exercícios físicos exaustivos e melhorar a defesa imunológica. 

Onde comprar esses suplementos?

Na hora de escolher o melhor lugar para comprar esses suplementos é importante olhar mais do que apenas o preço. Procure sempre por fabricantes com referência no mercado. Assim, você tem a segurança de que os suplementos estão sendo produzidos com alta qualidade. 

É o caso da Growth Suplementos, que atua com foco na qualidade dos seus produtos. Além disso, os suplementos da marca passam por uma rigorosa análise laboratorial para garantir ao consumidor que ele está comprando o melhor suplemento possível. Para ajudar ainda mais, comprando no site você ganha 10% de desconto. 

Com o suplemento certo, você não só potencializa os seus resultados, mas tem a certeza de que está consumindo a quantidade ideal de aminoácidos essenciais. Esses nutrientes são fundamentais para o bom funcionamento do organismo e para sua saúde. Por isso, não marque bobeira na hora de comprar o seu: escolha o lugar certo. 

Agora que já sabe a importância dos aminoácidos essenciais e como os suplementos são uma ótima alternativa para consumi-los, conheça os nossos produtos e escolha o melhor suplemento para você. É bem simples, basta acessar o nosso site.