Suplementos e alimentos devem ser combinados numa dieta saudável.

Suplementos ou alimentos, há formas de elegermos o melhor?

Alimentos e suplementos se complementam. Numa dieta adequada o fornecimento de nutrientes acontecerá usando apenas alimentos ou alimentos + suplementos.

Antes de qualquer situação devemos entender que nosso organismo é comparável a uma máquina. Como máquina que somos precisamos de combustíveis. Nosso organismo precisa de mais de 40 tipos de nutrientes e cada alimentos que possamos imaginar será fonte de um ou mais nutrientes desta referida lista. Ao final do dia, cada um de nós precisa ter ingerido a quantidade necessária dos nossos combustíveis, os nutrientes.

Cada alimento possui um perfil de nutrientes e de elementos que pode ser encontrado na sua ingestão. Carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais, compostos bioativos… entre outros.

A composição de cada alimento, ou de cada suplemento, determinará como será a digestão e implicação metabólica (efeito) de cada alimento/suplemento.

Fazendo um comparativo

Alimentos como ovo, carne, leite e seus derivados, por exemplo, trarão proteínas, vitaminas, minerais, gorduras, entre outros elementos que fazem com que a digestão destes alimentos seja lenta, ou seja, demore algumas horas para acontecer.

O fato dos suplementos conterem apenas proteínas pode fazer com que eles sejam digeridos mais rapidamente. Nesse caso, os suplementos da família whey protein são as únicas fontes de proteína com digestão rápida, quase que imediata.

Esta situação acaba sendo importante para situações onde o indivíduo necessita de nutrientes de forma rápida, como no pré e no pós-treino. Nestes momentos é muito importante consumir proteínas com rápida digestão para que os tecidos musculares tenham suas necessidades atendidas com rapidez, fator este que pode estar relacionado a melhores respostas orgânicas.
A elevação da concentração de aminoácidos no plasma sanguíneo é uma necessidade e deve ser feita antes ou depois do treino, este elevação acontecerá de fato mais rapidamente usando whey protein.
Além disso, como já comentamos, alimentos e suplementos possuem seus perfis de nutrientes. Whey é a única fonte proteica do mercado que traz concentrado elementos como beta-lactoglobulina (BLG), alfa-lactoalbumina (ALA), albumina do soro bovino (BSA), imunoglobulinas (Ig’s) e glicomacropeptídeos (GMP), este elementos possuem funções especiais pois possuem efeitos além do simples fornecimento de calorias e aminoácidos. Dessa forma, whey pode ser considerada uma proteína funcional, uma vez que pode ter efeito sobre a formação de imunoglobulinas e sistema imunológico.
Whey é uma fonte proteica riquíssima em aminoácidos de cadeia ramificada (essencial para quem pratica exercícios). Além disso, influencia no processo metabólico de absorção de alguns nutrientes podendo melhorar a biodisponibilidade de alguns deles.

O whey é, também, um relevante precursor da síntese de glutationa, nutriente este que se torna um dos maiores antioxidantes que nosso organismo pode ter. Estes entre outros fatores tornam o whey o melhor complemento proteico de uma dieta de boa qualidade.
Mas isso não significa que os suplementos são melhores que os alimentos, conforme dito anteriormente os alimentos e suplementos devem se complementar, uma vez que nossa necessidade é de nutrientes.

Os alimentos por exemplo, possuem não somente proteínas, eles fornecem vitaminas, minerais, carboidratos (pouquíssima quantidade) e gorduras. Caso excluíssemos os alimentos fonte de proteína animal da dieta (como veganos) estaríamos excluindo algumas fontes de micronutrientes, o que resultaria em necessidade de maiores cuidados na escolha dos alimentos da dieta.

De uma forma bem resumida

Whey pré e/ou pós-treino, devido a sua velocidade de absorção de nutrientes, é benéfico ao anabolismo muscular.

Para termos variação nas fontes de nutrientes, é fundamental ter alimentos nas refeições ao longo do dia.

“Equilíbrio é a chave do sucesso!”

Material elaborado por Nutricionista Esportivo Diogo Círico – CRN 10 – 2067
R.T. Growth Supplements