Creatina e as funções cerebrais

Diogo Círico 09/03/2017

A cada dia que passa, através dos avanços da ciência da nutrição são evidenciados mais benefícios com uso de nutrientes isolados, seja em condições patológicas ou seja na melhora da qualidade de vida de indivíduos normais. O que era antes prescrito apenas a atletas de alto nível não pode mais ser negligenciado à indivíduos comuns tendo como base as informações sobre os diversos benefícios obtidos.

A creatina já é o xodó dos praticantes de atividade física a muito tempo, vem sendo usada por estimular o aumento de força e volume muscular, isto porque esta molécula energética é responsável pela formação de energia e ajuda o músculo esquelético no desenvolvimento de suas funções, tanto que creatina é considerada hoje em dia um excelente suplemento para prevenir a redução de massa muscular em idosos. Creatina esta distribuída em nosso organismo pelos músculos, cérebro, testículos, fígado e rins.

Nos últimos anos têm sido desenvolvidas inúmeras pesquisas buscando entender os efeitos da creatina sobre o desempenho cognitivo. Esse interesse da ciência estuda os efeitos do aumento da concentração de fosfocreatina no cérebro, os vários estudos analisaram não somente o processamento cognitivo experimental, aquele induzido pela privação de sono, mas também aquele natural que acontece após o envelhecimento com o passar dos anos. Em ambas as situações observou-se que o aumento da concentração de fosfocreatina no cérebro melhora a função cognitiva. A suplementação de creatina pode ser aplicada a idosos, pacientes portadores de Alzheimer, indivíduos com depressão além de outras doenças neurodegenerativas.

 

Visitado 38 vezes, 1 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067