Receita de tapioca fitness

Tapioca: aprenda a fazer o lanche das pessoas fitness

Sempre no final da tarde pinta aquela fome – e a dúvida sobre qual lanche escolher é sempre grande. Nesses momentos fica realmente mais fácil cair na tentação de comer alguma besteira ou um lanche com muitas calorias e poucos nutrientes. Pensando nisso, é preciso sempre ter à mão opções saudáveis e com os elementos mais importantes para impactar no seu treino. A tapioca saindo do fogo com os melhores recheios é irresistível, e melhor ainda se os ingredientes colaborarem para uma dieta balanceada.

A “fama” da tapioca

Embora seja tendência agora, a tapioca tem uma história longa. Ela foi criada pelos índios e forma uma espécie de panqueca com várias opções de recheio. A receita é originalmente brasileira, e a vantagem não está só na nossa patente sobre ela. O preço é baixo e se encaixa sem problemas no orçamento, facilitando ainda mais na hora de garantir uma dieta balanceada sem gastar muito.

Ela também tem se mostrado substituta até mesmo do sagrado pãozinho de cada dia. Isso porque, diferente da massa do pão, a tapioca é feita de mandioca. Isso faz dela um carboidrato complexo que é absorvido mais lentamente pelo corpo. Com baixas calorias, a tapioca também é livre do glúten, que causa vários prejuízos às pessoas alérgicas.

Tapioca emagrece?

Um mito que ronda a tapioca, entretanto, é o de que ela tem ação no emagrecimento. O que é preciso entender é que a tapioca por si só não elimina suas gorduras. Os benefícios são sentidos na substituição de outros carboidratos simples pela tapioca durante o seu dia. Por ser um carboidrato complexo, a tapioca garante mais saciedade entre uma refeição e outra. O resultado, é claro, é menos fome e, portanto, menos calorias consumidas.

Benefícios da tapioca

  • Baixa quantidade de sódio
  • Baixas calorias
  • Contém minerais como cálcio
  • A massa inclui vitaminas e minerais como vitamina C, vitaminas do complexo B, vitamina K, magnésio, manganês, ferro e cobre

O segredo está no recheio

A grande sacada da tapioca é justamente a possibilidade de rechear com o que há de melhor para sua dieta fitness. Esses ingredientes podem conter tanto as proteínas, no caso de quem deseja ganhar massa, quanto algumas opções mais leves e até termogênico, para quem está com foco no emagrecimento. Para quem deseja driblar o consumo de açúcar, a pasta de amendoim integral é um excelente recheio doce. Confira uma receita de tapioca para quem está com foco no ganho de massa magra:

Tapioca

Além da versão com frango e queijo branco cottage, é possível investir na tapioca com chia, ovos mexidos e tomate. Ela garante o sabor e uma ideia nova para fugir do tradicional.

Ingredientes

  • 2 colheres de farinha de tapioca
  • 1 colher de chia
  • 2 claras de ovo
  • 1 tomate picado sem semente
  • Orégano
  • Azeite extra virgem
  • Sal à gosto

Primeiro faça um ovo mexido com as claras e o tomate, deixando separado. Aqueça bem a frigideira para receber a massa e unte com apenas um pouquinho de óleo de coco, que é mais saudável. Misture a tapioca com a chia, formando uma farinha homogênea. Espere até a farinha começar a tomar o aspecto de uma panqueca e então vire-a. Inclua os ovos mexidos e adicione o orégano, o azeite e o sal. Depois disso, basta fechar e servir. Aproveite enquanto ela ainda está quente e crocante.