Saiba como montar sua marmita fitness na meia estação

A tecnologia trouxe diversas facilidades para o nosso dia a dia. Hoje, é possível ter acesso a praticamente qualquer alimento, sem depender tanto da sua época ou do clima, o que ajuda muito na hora de fazer uma marmita fitness. Até pouco tempo atrás, isso era quase impossível, era comum ouvirmos nossas mães e avós dizerem que “não está na época de manga”, por exemplo.

No entanto, quando se trata de montar uma marmita fitness, o preço que se paga por escolher produtos fora da época pode ser muito alto. Isso, porque, junto à disponibilidade de mais alimentos veio também o aumento do uso de conservantes e outros aditivos químicos para que os produtos cheguem aos supermercados com longa vida útil.

Por isso, o ideal é consumir alimentos da época, pois assim diminui-se o uso de agrotóxicos. Mas como sabemos que essa pode ser uma tarefa difícil, preparamos este artigo com dicas para ajudar você a montar sua marmita fitness para cada época do ano. Confira!

Quais são os benefícios de consumir produtos da época?

Cada fruta, verdura e legume se desenvolve melhor em um determinado período do ano. Assim, os alimentos da estação, além de terem uma disponibilidade maior e, por consequência, um preço menor, também são mais saborosos. Uma vez que, por estarem na sua época, não é preciso usar tantos aditivos químicos para aumentar sua produção. 

Porém, do ponto de vista nutricional a vantagem é outra. De acordo com a nutricionista Ana Cristina Ulhôa Rodrigues, o principal benefício dos alimentos da estação é que eles são mais frescos e nutritivos em comparação com outros. Ela explica que isso ocorre porque, por serem cultivados em seu período natural, eles absorvem melhor os nutrientes do solo.

Uma dica da nutricionista é, além de dar preferência às frutas e verduras da estação, privilegiar também as produções orgânicas. As diferenças desses produtos vão desde o aspecto visual e do cheiro até o sabor e a disponibilização dos nutrientes, uma vez que não sofrem interferências de agrotóxicos.

Outro fator é que os alimentos de cada estação são determinados pelo ritmo da terra e atuação do clima. Isso significa que eles servem para nos proteger da temperatura daquela determinada estação. Os mantimentos protegem a nossa saúde e nos mantêm balanceados de acordo com as necessidades do nosso organismo em cada época do ano.

O nosso corpo tem uma conexão com a natureza. No inverno, quando precisamos de mais vitamina C, encontramos facilmente frutas ricas nesse nutriente, como laranjas e tangerinas. Já nos períodos mais quentes, necessitamos de antioxidantes para prevenir o envelhecimento das nossas células, então temos maior disponibilidade de frutas vermelhas, como morango, ameixa e cereja. Deu para entender?

Como escolher os alimentos adequados para cada época do ano?

Confira quais são os alimentos naturais de cada estação do ano para compor sua marmita fitness e ter refeições mais variadas e saudáveis.

Primavera

A primavera é uma estação de transição, por isso, nessa época do ano é comum presenciarmos a mudança de paisagem, com a maior parte das plantas florescendo e colorindo a natureza. 

Nesse período do ano o nosso corpo precisa de vitaminas, antioxidantes e minerais. Assim as frutas da estação são: abacaxi, laranja, melão, morango, banana, caju e pêssego. Além disso, como o tempo está começando a ficar mais quente, o ideal é incluir alimentos frescos, verduras e legumes, como: couve-flor, couve, escarola, brócolis, abóbora, batata-doce, beterraba, hortelã etc.

Verão

Para aproveitar os dias lindos de verão é preciso ter uma alimentação saudável que garanta disposição e energia para suportar o forte calor da estação. Afinal, com o aumento da temperatura, o organismo eleva também a produção de suor para regular os níveis térmicos do corpo. Com a transpiração, eliminamos muita água e minerais, eles precisam ser repostos para evitar a desidratação. 

Por isso, nessa época do ano é necessário investir em alimentos que ajudem a repor os nutrientes perdidos no suor. As frutas da estação são: abacate, abacaxi, ameixa, banana, coco, caju, goiaba, figo, jaca, laranja, limão, maracujá etc. Já os legumes e verduras: abobrinha, agrião, alho, berinjela, cenoura, chicória, mandioca, batata-doce, milho-verde, quiabo, repolho, entre outros.

Outono

Outra estação de transição, o outono traz temperaturas mais amenas e tempo seco, que podem causar ressecamento da pele, gripes e infecções. Por isso, o corpo precisa de nutrientes que aqueçam o organismo e fortaleçam a nossa resistência e imunidade. Além disso, é muito importante manter a hidratação. 

Nessa estação, inclua alimentos ricos em vitamina C que ajudam na prevenção dos resfriados. Os alimentos da época são: laranja, tangerina, kiwi, figo, maracujá, banana, maçã, agrião, repolho, nabo, beterraba, batata-doce, chuchu, abobrinha etc.

Inverno

O inverno é a estação mais fria do ano, e segundo estudos, nesse período alguns sistemas do nosso corpo ficam mais fragilizados, por causa da temperatura mais baixa. Por isso, para fortalecê-los, o ideal é consumir os alimentos típicos da estação, pois, como explicamos, o organismo tem uma conexão com a natureza, esses produtos fortificam a sua saúde.

Os alimentos desse período do ano são abóbora, batata-doce, mandioca, inhame, mandioquinha, ervilha, couve, espinafre, repolho. Já as frutas são banana, limão, mamão, melão, morango, pera, pinhão, tangerina etc.

Como montar uma marmita fitness adequada para a meia estação?

Meia estação são os períodos transitórios entre o calor e o frio, ou seja, a primavera e o outono. Nessas épocas do ano o ideal é investir em uma dieta que favoreça o funcionamento do organismo, melhore a digestão e elimine as toxinas fortalecendo o corpo. A seguir explicaremos como montar sua marmita fitness em cada estação.

Outono

O tempo seco é a principal característica dessa estação, por isso sempre ande com uma garrafinha de água ou suco para se hidratar. Na hora de montar a sua marmita, inclua alimentos brancos e macios, pois fazem bem ao pulmão. Boas opções de carboidrato são: arroz integral, inhame e batata-doce. Já em relação às proteínas, opte por opções magras, como frango, patinho, filé mignon e tilápia. E não se esqueça dos legumes, dê preferência aos vegetais da estação. 

Primavera

A primavera traz consigo o início do calor, por isso nessa estação o mais indicado são as refeições leves, porém nutritivas. Uma alimentação que tem tudo a ver com essa época são as saladas de pote. Para isso, misture folhas como alface-americana, alface lisa, rúcula e couve, acrescente também grãos, como grão-de-bico, lentilha e milho. Ainda é possível incluir legumes, carboidratos, como macarrão, além de carne, frango ou proteínas veganas.

O importante na hora de montar a sua marmita fitness é sempre optar por alimentos da estação, assim você garante uma série de benefícios para o seu organismo. Lembre-se sempre de variar os legumes, verduras e frutas para ter um melhor aproveitamento de todos os nutrientes. Uma dica é congelar os alimentos para facilitar a sua rotina.

Você gostou das nossas dicas sobre como montar marmita fitness para meia estação? Quer acompanhar todas as novidades do nosso blog? Então siga a gente nas redes sociais e fique por dentro de tudo que acontece no mundo fitness. Estamos no Facebook e Instagram.