Tapioca engorda ou emagrece? Veja a resposta aqui!

Growth 28/02/2020

O consumo da tapioca é uma das questões mais controversas no meio fitness. Afinal: tapioca engorda ou emagrece? 

Apesar de estar presente em diversas receitas fit, a tapioca não é um alimento funcional, pois trata-se de um alimento extremamente pobre em nutrientes. Segundo o nutricionista Diogo Círico, “não há nenhum benefício extra em incluir a tapioca na dieta de quem deseja reduzir peso.”

Porém, apesar de não estar diretamente relacionado ao aumento ou ao ganho de peso, a tapioca tem como vantagem ser um alimento livre de gorduras e glúten.

Mas, apesar desse benefício, muitas pessoas evitam incluir a tapioca na dieta. E por quê? Porque muitas acreditam que a tapioca engorda. Mas isso é mito! 

Para entender melhor sobre esse assunto, continue lendo até o final! 
Aqui, você vai ficar sabendo se a tapioca realmente engorda e ainda vai aprender a preparar as melhores receitas de tapioca.

Sumário

A tapioca realmente engorda?

Afinal, a tapioca engorda? Não, a tapioca por si só não engorda. Mas, se preparada com recheio calórico, como leite condensado, brigadeiro, doce de leite e consumida de maneira exagerada, pode engordar.

Duas colheres de sopa de tapioca apresentam apenas 14 g de carboidratos e 1,6 g de proteínas. Porém, os carboidratos presentes na tapioca são de rápida digestão, por conta do seu alto índice glicêmico. Os carboidratos desse tipo estão diretamente relacionados ao acúmulo de gordura. 

Por isso, o segredo para uma tapioca saudável está no recheio. Na hora de preparar a sua tapioca, dê preferência para carnes magras e queijos (para tapiocas salgadas) e frutas (para tapiocas doces).

Saiba mais:

Como preparar as melhores receitas de tapioca?

Agora que você já sabe que é um mito afirmar que tapioca engorda e já viu os benefícios desse alimento, aprenda a fazer dois tipos de receita de tapioca: uma salgada, com ovos mexidos e tomate, e outra de tapioca com pasta de amendoim.

Essas receitas de tapioca são excelentes opções para lanches pré ou pós-treino!

Receita de tapioca com pasta de amendoim

Ingredientes:

  • Goma de tapioca
  • 1 colher (sopa) de pasta de amendoim integral
  • ½ scoop de whey protein sabor chocolate
  • Coco ralado sem açúcar ou rodelas de banana

Modo de preparo:

  1. Separe um recipiente e peneire uma porção de goma de tapioca. 
  2. Em uma frigideira, coloque a goma peneirada, apertando delicadamente até cobrir o fundo da panela. 
  3. Em fogo alto, deixe aquecer por um minuto e vire do outro lado. 
  4. Para o recheio, misture o whey protein com a pasta de amendoim. Passe o recheio na tapioca ainda na frigideira e acrescente o coco ralado ou as rodelas de banana por cima. 
  5. Dobre a tapioca ao meio e sirva.

Receita de tapioca com ovos mexidos e tomate

Ingredientes

  • 2 colheres de farinha de tapioca
  • 1 colher de chia
  • 2 claras de ovo
  • 1 tomate picado sem semente
  • Orégano
  • Azeite extravirgem
  • Sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Antes de preparar a tapioca, é preciso preparar o recheio. 
  2. Primeiro faça um ovo mexido com as claras e o tomate.
  3. Com a frigideira aquecida e untada com óleo de coco, adicione a massa. 
  4. Misture a tapioca com a chia, formando uma farinha homogênea. Espere até a farinha começar a tomar o aspecto de uma panqueca e vire-a. 
  5. Inclua os ovos mexidos e adicione o orégano, o azeite e o sal. Depois disso, basta fechar e servir. 
  6. Aproveite enquanto ela ainda está quente e crocante.

Tapioca fit: Veja dicas para preparar!

Para fazer qualquer receita de tapioca que agrade seu paladar – e que ainda esteja contribuindo para a sua dieta – o segredo é acrescentar alimentos proteicos e/ou ricos em fibras! Para isso, inclua na receita sementes (como chia ou linhaça), carnes magras (peito de peru e frango desfiado são as melhores opções), geleias, queijos ou legumes.

Tapioca ou pão? Saiba se a substituição vale a pena!

Por ser livre de glúten, substituir o pão pela tapioca pode ser uma excelente opção para quem tem intolerância a esse composto. A tapioca também tem outra vantagem em relação ao pão, que é a quantidade maior de carboidratos complexos. A digestão desse carboidrato é mais lenta, o que permite que a energia seja liberada aos poucos para o corpo. 

Nesse sentido, a tapioca pode auxiliar no emagrecimento, pois os carboidratos complexos, quando metabolizados, não contribuem para a produção de gordura corporal. 

Resumindo, a tapioca não vai ser a única responsável pelo seu emagrecimento ou ganho de peso. O que realmente faz a diferença é a alimentação como um todo, o uso de suplementos e a dedicação nos treinos. 

E quer saber como você pode impulsionar sua dieta e seus treinos? É só seguir as postagens do blog da Growth, que está sempre postando conteúdos exclusivos para seus leitores. 

Visitado 123 vezes, 6 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).