hipercalorico caseiro

Hipercalórico caseiro: saiba como preparar

Você precisa de suplemento hipercalórico caseiro no seu dia a dia? Saiba como manter uma vida mais saudável, preparando combinações práticas para consumir a qualquer hora e lugar.

Veja todas as dicas para você preparar o seu hipercalórico caseiro!

  1. O que é e pra que serve hipercalórico caseiro?
  2. Hipercalórico engorda?
  3. Hipercalórico caseiro para ganhar massa muscular
  4. Benefícios do hipercalórico caseiro para a hipertrofia
  5. Como escolher os melhores alimentos hipercalóricos?
  6. Como preparar hipercalórico caseiro?
  7. Hipercalórico caseiro para fibrose cística

O que é e pra que serve hipercalórico caseiro?

O hipercalórico caseiro é um suplemento alimentar com alto valor energético, composto por um mix de micronutrientes (vitaminas e minerais) e macronutrientes, como proteínas (albumina, BCAA, glutamina e vegetais), carboidratos (maltodextrina e dextrose) e lipídeos.

O hipercalórico é indicado para pessoas que não conseguem fazer a reposição nutricional somente pela alimentação, como atletas e praticantes de atividades físicas, pessoas com doenças que geram déficits nutricionais, idosos que não conseguem realizar diversas refeições durante o dia e pessoas com biotipo que dificulta o ganho de peso.

Segundo o nutricionista da Revista Suplementação, Humberto Nicastro, apesar de os suplementos hipercalóricos serem essenciais para um grupo de pessoas, eles devem ser consumidos em uma dieta balanceada, como nos lanches intermediários, e evitados como substituição de refeições importantes do dia.

Por isso, antes do consumo, consulte sempre um profissional da área da saúde de confiança para analisar suas necessidades e indicar os melhores hipercalóricos.

Hipercalórico engorda?

De acordo com a nutricionista do blog Sanavita, Deborah Dutra, ingerir hipercalórico caseiro em excesso sem a orientação de um profissional e sem a prática de exercícios físicos pode resultar no ganho de gordura, e não de massa muscular.

Por esse motivo, equivocadamente, o hipercalórico pode ser visto como um alimento que engorda e não que auxilia no suprimento nutricional de pessoas que têm um gasto energético elevado ao longo do dia.

Hipercalórico caseiro para ganhar massa muscular

Posso tomar suplemento sem academia?

O hipercalórico caseiro é uma ótima opção para potencializar o ganho de massa muscular, ou hipertrofia, desde que seja ingerido em conjunto com a prática de exercícios físicos para que o suplemento não se transforme em gordura.

No meio atlético, por exemplo, esportistas são orientados por profissionais especializados durante o processo de bulking, que é a primeira etapa para alcançar a hipertrofia, que em inglês significa “crescendo” ou “aumentando”.

Nesse processo eles têm como foco aumentar a força, construir massa muscular e ganhar peso de maneira saudável, com extremo controle nos horários e nutrientes de suas refeições.

Como preparar hipercalórico caseiro?

Confira a seguir algumas receitas de hipercalórico caseiro simples, da revista SportLife, em que o modo de preparo é só bater os ingredientes e beber em seguida.

Para preparar um hipercalórico caseiro, como fazer vitamina com frutas ou um shake mais completo, recomendamos o uso de um liquidificador, mixer ou até mesmo um miniliquidificador portátil a bateria, que oferece praticidade para qualquer hora e lugar.

Shake de abacate

Ingredientes:

· 100 ml de leite integral;
· 1 iogurte natural;
· 300g de frutas (escolha 3 opções, 100g de cada, sendo uma delas o abacate);
· 3 colheres (sopa) de leite em pó;
· 2 colheres (sopa) de linhaça;
· 30g de whey protein concentrado.

Shake de banana com whey protein

Ingredientes:

· 100 ml de leite integral;
· 1 iogurte natural integral;
· 1 banana;
· 30g de whey protein;
· 1 colher (chá) de cacau em pó;
· 2 colheres (sopa) de aveia.

Shake de abacate com amendoim

Ingredientes:

· 300 ml de leite integral;
· 3 colheres (sopa) de aveia;
· 1 colher (sopa) de pasta de amendoim;
· 4 colheres (sopa) de abacate;
· 15g de whey protein.

Shake de açaí energético

Ingredientes:

· 300 ml de leite integral;
· 2 polpas de açaí congeladas;
· 2 bananas;
· 2 colheres (sopa) de mel;
· 1 colher (sopa) de pasta de amendoim integral.

Shake de banana com cacau

Ingredientes:

· 300 ml de leite;
· 2 bananas-nanicas;
· 2 colheres (sopa) de abacate;
· 1 colher (sobremesa) de cacau;
· 2 colheres (sopa) de aveia;
· 1 colher (sopa) de chia;
· 1 colher (sopa) de mel.

Benefícios do hipercalórico caseiro para a hipertrofia

O hipercalórico caseiro é uma opção prática para fazer durante o dia, e ainda contém nutrientes importantes em uma única dose. Conheça alguns benefícios do hipercalórico caseiro, de acordo com a Revista Suplementação.

  • Melhora no desempenho dos treinos, na qualidade de vida e nas funções cognitivas;
  • Aumento de peso, com massa magra e menos percentual de gordura;
  • Reconstrução da massa muscular;
  • Equilíbrio energético da dieta alimentar;
  • Auxílio no tratamento de doenças.

Como escolher os melhores alimentos hipercalóricos?

Segundo o nutricionista da Revista Suplementação, Diogo Círico, é preciso analisar a demanda nutricional de cada pessoa para escolher o melhor suplemento. Mas tenha sempre como base que é preciso verificar a qualidade dos alimentos, e não somente a quantidade do valor nutritivo.

Alguns alimentos que podem servir de exemplo são a batata-doce, batata inglesa, aveia, azeite extravirgem, abacate, castanhas, peixes, pasta de amendoim integral, entre outros.

É importante também fugir de alimentos ricos em calorias e com pouco valor nutritivo, como fast-foods com sanduíche, batata frita, sobremesas etc.

De acordo com a nutricionista esportista Priscila Di Ciero, é fundamental consumir proteínas assadas, cozidas ou grelhadas, carboidratos integrais e gorduras especialmente insaturadas, como peixes que são ricos em ômega 3 e ômega 6.

Outra dica para o seu organismo absorver melhor os alimentos é exercitar a mastigação, além de fracionar o aumento de alimentos ingeridos durante o dia.

 

Hipercalórico caseiro para fibrose cística

Como vimos nos benefícios, o consumo de hipercalórico caseiro pode auxiliar também no tratamento de doenças relacionadas à desnutrição. Uma delas é a fibrose cística infantil, que, entre tantas complicações encontradas na doença, apresenta a dificuldade de absorção de nutrientes, principalmente proteínas e lipídeos.

Por isso, segundo artigo publicado pelos Cadernos da Escola de Saúde, da UniBrasil, a dieta hipercalórica é essencial para fornecer os nutrientes necessários e garantir o crescimento adequado dos pacientes, tendo como fonte principal os triglicerídeos de cadeia média, conhecidos como TCM.

Durante a pesquisa da UniBrasil, foi realizado um experimento com a elaboração de um bolo, tipo brownie, substituindo um dos ingredientes, a manteiga, por três opções de fontes lipídicas: óleo de canola, gordura de coco e TCM.

A análise foi obtida por meio de parâmetros sensoriais, como aparência, odor, sabor e textura. A pesquisa revelou que, apesar de a aparência não ser muito atrativa para os participantes, devido à substituição dos ingredientes, a receita é viável sensorialmente para consumo.

Confira a seguir a receita alternativa de hipercalórico caseiro.

Brownie de chocolate

Ingredientes:

· 100 g de farinha de trigo;
· 80 g de chocolate em pó;
· 125 g de açúcar refinado;
· 2 ovos;
· 100 g de castanha-do-pará;
· 200 g de lipídeo (TCM ou óleo de canola ou gordura de coco).

Modo de preparo: Dissolva o chocolate em pó em uma das suas opções de lipídeo (TCM ou óleo de canola ou gordura de coco) e reserve. Em seguida, bata levemente os ovos com um garfo e acrescente açúcar misturando bem. Acrescente o creme reservado de lipídeo e chocolate, com a farinha peneirada e as castanhas moídas. Incorpore a massa até ficar homogênea. Em uma forma untada e enfarinhada, despeje a massa e leve ao forno médio, preaquecido a 180 – 200º C, por aproximadamente 25 minutos. Após assado, deixe esfriar e consuma em até três dias. Lembre-se de armazenar em um recipiente com tampa para não perder a umidade.

Agora que você já sabe tudo sobre o hipercalórico caseiro, siga as orientações do seu profissional de saúde e mantenha atenção também nos seus horários de descanso para repor as energias do dia.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CIERO, Priscila Di. Hipercalóricos. [S. l.], 9 jul. 2010. Disponível em: https://prisciladiciero.com.br/blog/hipercaloricos. Acesso em: 16 set. 2020.

DUTRA, Deborah. Posso Tomar um Hipercalórico?. Sanavita, [S. l.], 18 ago. 2016. Disponível em: https://blog.sanavita.com.br/posso-tomar-um-hipercalorico/. Acesso em: 16 set. 2020.

HIPERCALÓRICO: 5 receitas para você fazer a sua própria bebida em casa. SportLife, [s. l.], 31 out. 2018. Disponível em: https://sportlife.com.br/hipercalorico-caseiro/. Acesso em: 16 set. 2020.

SOUZA, Aline Manuela de et al. DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO HIPERCALÓRICO PARA CRIANÇAS PORTADORAS DE FIBROSE CÍSTICA. Cadernos da Escola de Saúde, Curitiba, v. 2, ed. 10, p. 142- 152, 6 mar. 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.unibrasil.com.br/index.php/cadernossaude/article/view/2393. Acesso em: 16 set. 2020.

SUPLEMENTOS: Hipercalóricos: Quem são eles, pra que servem e pra quem são indicados?. Revista Suplementação, [s. l.], ano 10, ed. 47, 23 mar. 2018. Disponível em: https://www.revistasuplementacao.com.br/impresso/detalhes/3665-suplementos-hipercaloricos.html. Acesso em: 16 set. 2020.