Whey concentrado ou isolado: qual utilizar?

Diogo Círico 28/07/2023

Certamente quando você pensou em começar a tomar suplementação, deparou-se com algumas variações no mercado, não é mesmo? São muitos tipos de produtos, cada um com uma função diferente, então como saber qual é o ideal para alcançar seu objetivo?

De modo geral, o Whey é importante para quem está buscando aumentar sua disposição nos treinos, ganhar massa magra e também perder peso. Afinal, ele tem a quantidade de proteínas para complementar uma dieta de hipertrofia ou emagrecimento, e atividades físicas.

Alguns produtos são mais conhecidos e cada um é indicado para uma meta diferente. Confira neste artigo as opções de Whey isolado ou concentrado, para você alcançar o seu propósito!

Sumário

Quais são as diferenças entre o Whey concentrado e o Whey isolado?

O Whey Protein é um dos suplementos mais falados quando o assunto é proteína e hipertrofia, sendo muito utilizado desde os atletas, até os mais novos frequentadores de academia.

Ele fornece proteínas de alto valor biológico e aminoácidos essenciais, como os BCAA’S (isoleucina, leucina e valina), usados no processo de aumento de massa muscular e na manutenção do tecido muscular.

Se você quer saber qual Whey é melhor, isolado ou concentrado, é preciso entender um pouco mais sobre suas diferenças. Um dos fatores que difere é a concentração de proteínas em sua composição. O concentrado tem, em média, 80%, enquanto o isolado atinge níveis acima de 90%.

Dito isso, cada tipo foi feito para atingir um resultado e, por isso, é preciso entender qual é o seu objetivo e quando utilizá-los.

Quando utilizar o Whey concentrado?

Se o seu objetivo é hipertrofia ou emagrecimento, o Whey concentrado pode ser utilizado tanto para um, quanto para outro, sendo perfeito para evitar o catabolismo, ou seja, quando o corpo usa a energia para recuperar os músculos e fibras. A diferença está na concentração de proteínas, carboidratos e gorduras.

Já o tipo isolado é indicada para aquelas pessoas que possuem transtornos digestivos com o consumo de lactose.

Quando utilizar o Whey isolado?

O isolado é utilizado para quem está em processo de perda de peso ou aumento de massa. Isso acontece, pois essa versão possui uma menor quantidade de gorduras e carboidratos do que a versão comum, digerida pelo corpo de forma muito mais rápida.

Além disso, também conta com menos lactose, substância da proteína do leite, que pode causar desconforto para quem é intolerante.

Conheça as nossas opções de Whey Protein

Qual o melhor tipo de Whey para quem quer ganhar massa muscular?

De maneira geral, a maioria dos suplementos busca o objetivo da hipertrofia, mas qual é o melhor tipo de Whey para quem quer ganhar massa muscular? Como mencionado durante o texto, cada um possui uma finalidade diferente. Se o seu objetivo é aumentar a massa muscular, certamente o mais indicado é a sua versão concentrada.

Ela funciona como um complemento proteico na alimentação de quem precisa ingerir uma boa quantidade de proteínas, uma substância essencial para quem está em busca de ganhar mais massa muscular.

Além disso, é indicado tanto para atletas profissionais, quanto para quem está apenas buscando equilibrar e trazer mais proteínas para a sua rotina, afinal ele é sugerido para complementar as refeições diárias.

Se você treina todos os dias, ele pode ser ingerido em qualquer horário, uma vez que ele não substitui uma refeição, é apenas um complemento. Seu consumo depende da sua necessidade, mas pode ser tomado tanto antes, quanto após o treino.

Qual o melhor tipo de Whey para quem quer emagrecer?

Quem toma esse suplemento, de modo geral, busca a hipertrofia e a massa muscular, mas há também quem busca Whey para perder peso. Afinal, embora seja muito comum estar associado ao ganho de massa, ele também pode ser utilizado para eliminar o excesso de gordura e emagrecer.

O isolado conta com 90% de proteína em sua composição, além de ter praticamente zero gorduras e lactose. Isso não quer dizer que não há esses elementos em sua composição, mas podem ser considerados apenas “vestígios”, podendo ser utilizado por pessoas que tenham algum tipo de intolerância ou estejam fazendo uma dieta low carb.

Então, o melhor tipo da suplementação depende exatamente de qual é a sua necessidade física e nutricional, uma vez que os dois são excelentes para hipertrofia e emagrecimento. Mas é importante lembrar que ele não funciona sozinho, pois precisa estar aliado a uma rotina de exercícios físicos e também a uma dieta equilibrada e balanceada.

Agora, se você está buscando um alto nível de proteínas e não tem nenhuma restrição a carboidratos e gorduras, o concentrado é uma ótima opção. Já se o seu objetivo também é perder peso, opte pela versão isolada.

Viu como tem diferença sobre os tipos de Whey? Cada um tem a sua função, e é ideal para cada tipo de objetivo. Confira esse e mais conteúdos aqui no nosso blog!

Referências

1 – Treinomestre. Whey Protein sem Lactose: como escolher? Disponível em: < https://treinomestre.com.br/Whey-protein-sem-lactose/ > Acesso em 3 de janeiro de 2023.

2 – Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. BENEFICIOS DA UTILIZAÇÃO DA PROTEÍNA DO SORO DE LEITE WHEY PROTEIN. Disponível em: < http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/393/377 > Acesso em 3 de janeiro de 2023.

3 – Mundo Boa Forma. Como tomar Whey protein para emagrecer. Disponível em: < https://www.mundoboaforma.com.br/como-tomar-Whey-protein-para-emagrecer/> Acesso em 3 de janeiro de 2023.

4 – Giorelli Nutrologia. Qual é o melhor Whey protein: isolado, concentrado ou o hidrolisado? Disponível em: < http://giorelli.com.br/2019/06/05/qual-e-o-melhor-Whey-protein-isolado-concentrado-ou-o-hidrolisado/#:~:text=A%20principal%20diferen%C3%A7a%20entre%20eles,ser%20tanto%20concentrados%20quanto%20isolados. > Acesso em 3 de janeiro de 2023.

Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067