Café acelera o metabolismo: mito ou verdade?

Diogo Círico 18/01/2024

O café é uma paixão global, mas também se destaca como um aliado para impulsionar o metabolismo e energizar nosso corpo de maneira eficaz. Assim, muito além do prazer de se deliciar com uma xícara da bebida, a cafeína presente no grão pode oferecer diversos outros benefícios para o bom funcionamento do corpo — especialmente para quem pratica exercícios físicos.

Continue lendo para saber mais sobre como o café acelera o metabolismo e contribui para um estilo de vida ativo e dinâmico.

Sumário

O que é a cafeína?

A cafeína (1,3,7-trimetilxantina) é uma substância estimulante e psicoativa considerada a mais popular e consumida no mundo, sendo o café sua principal fonte para a maior parte da população. Apesar disso, também pode ser encontrada em mais de 60 espécies vegetais.

Sementes de erva-mate, cacau e guaraná, por exemplo, são fontes significativas de cafeína, além de energéticos, refrigerantes, chás e chocolates. Vale ressaltar ainda que a cafeína é usada em medicamentos, produtos voltados para perda de peso e suplementos.

Como a cafeína age no metabolismo?

Que tal tomar uma xícara da bebida antes do treino? Esta é uma boa dica, afinal, a cafeína acelera o metabolismo e aumenta a lipólise (quebra da gordura), podendo auxiliar em uma perda de peso mais rápida. 

Ainda assim, é importante destacar que, embora alguns estudos realizados em 2017 tenham sugerido benefícios potenciais ao combinar o consumo de café com a prática de exercícios, os resultados foram obtidos em uma escala pequena. 

Para uma confirmação mais robusta e conclusiva, são necessárias pesquisas adicionais. O entendimento sobre a relação entre café e exercícios está em constante evolução, por isso, não exite em procurar um médico ou nutricionista para te auxiliar. 

Afinal, o café acelera o metabolismo?

Muitos estudos abordam o que o café faz no metabolismo ou se café emagrece, mas ainda que haja um consenso de que é verdade que a bebida acelera o metabolismo, há também muita discussão sobre os seus benefícios para o organismo.

Desta forma, vale pontuar: o café acelera, sim, o metabolismo. Isto acontece em razão de seu conteúdo cafeínico, que aumenta a termogênese, ou seja, a produção de calor corporal. Esta, por sua vez, aumenta a oxidação de gordura. Além disso, quando há o estímulo de neurotransmissores, como a adrenalina, o metabolismo também é acelerado como uma consequência. 

Outro ponto importante que muitas pessoas acabam esquecendo, é que, hoje, são inúmeras as maneiras de consumir o grão. Por isso, tenha atenção ao adicionar a bebida em sua dieta, pois os efeitos citados neste artigo se referem a sua ingestão pura – isto é, sem adição de açúcar ou leite, por exemplo. Quando outros ingredientes são adicionados, é possível que seus efeitos mudem. No caso de um pingado ou latte (café com leite), a quantidade de gorduras e calorias na dose será muito maior e seus efeitos no metabolismo, consequentemente, diferentes. 

Como acelerar o metabolismo?

Para além da discussão de se o café acelera ou não o metabolismo, há inúmeras outras maneiras para ajudar a agilizar esse processo. Abaixo, listamos algumas dicas de como acelerar o metabolismo, confira!

  • Beba água: assim que o líquido entra no organismo, o corpo começa a trabalhar para ajustar sua temperatura. Desse modo, uma quantidade de energia significativa é gasta nesse processo e, portanto, o metabolismo é acelerado. Beber água cerca de uma hora antes das refeições também ajuda a regular o apetite;
  • Inclua pimenta nas refeições: estudos apontam que capsaicina, uma substância responsável pelo ardor típico de alimentos apimentados, é capaz de acelerar o metabolismo em até 20%;
  • Consuma proteínas: carnes, leite e ovos — alimentos ricos em proteína — são mais difíceis de serem digeridos e, por isso, o corpo gasta mais calorias para realizar esse processo, resultando no aumento do metabolismo;
  • Atividade física: quanto mais exercício é praticado, mais ativo se torna o metabolismo, resultando em uma maior queima de calorias. Entre os exercícios recomendados para a perda de peso, destacam-se os aeróbicos e cardiovasculares.

Agora que você já sabe como funciona o metabolismo e como o café pode ser um grande aliado em sua manutenção, que tal continuar se informando? Conheça também alguns alimentos reguladores!

Referências:

OSWALDO CRUZ. 9 maneiras de aumentar o metabolismo. Acesso em 26/11/23

CANALTECH. Café ajuda a emagrecer? Descubra o que diz a ciência. Acesso em 26/11/23MUNDO

EDUCAÇÃO. Cafeína. Acesso em 26/11/23

Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067