Café: Do café da manhã aos treinos. Entenda!

Growth 12/06/2020

O café é uma bebida extremamente popular no nosso cotidiano. Apesar de sua grande popularidade, muitas pessoas desconhecem os benefícios do café e não sabem fazer o consumo da bebida de forma correta.

Por isso, a Growth preparou um conteúdo exclusivo para você, explicando os benefícios do café no seu dia a dia (disposição física e mental, treinos, emagrecimento, etc).

Além disso, aqui te explicamos a eficácia do suplemento de cafeína e a interação do café com outros suplementos.

Confira os principais assuntos e perguntas sobre o café:

  1. O que é cafeína?
  2. 7 benefícios do café
  3. Café auxilia na hipertrofia?
  4. O café é recomendado para quem deseja emagrecer?
  5. Suplementos de cafeína são eficazes?

O que é cafeína?

A cafeína é uma substância lipossolúvel que é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal. A cafeína é metabolizada pelo fígado e, em seguida, distribuída por todos os tecidos e órgãos, provocando diversos efeitos no organismo.

A cafeína pode ser utilizada como estimulante antes dos treinos, pois fornece toda a energia necessária para um bom desempenho físico. Isso aumenta a sua performance durante os treinos, trazendo melhores resultados.

A cafeína não está presente só no café! É também possível encontrar a cafeína em chás, refrigerantes, remédios, energéticos e na forma de suplementos.

Tem preferência pelo café? Então, veja abaixo quais são os benefícios de consumir essa bebida.

7 benefícios do café

Você já deve saber que o café é a bebida mais buscada por quem deseja ter mais energia e driblar o cansaço. Conhece outros benefícios? Veja mais aqui.

  • Fornece energia para o treino.
  • Possui ação termogênica.
  • Auxilia na realização de exercícios de alta intensidade.
  • Afasta o cansaço.
  • Aumenta o desempenho das funções cerebrais.
  • Melhora a concentração.
  • Auxilia na queima de gorduras.

Os benefícios do café, porém, não são observados na mesma intensidade e frequência em todas as pessoas. O consumo do café pode provocar diferentes reações, principalmente se forem tomadas grandes doses.

Se você tiver baixa tolerância à cafeína, é possível que você sinta sintomas como taquicardia, náuseas, dores de cabeça, insônia e agitação.

Tipos de café

Há diferentes versões de café e, certamente, uma delas irá agradar o seu paladar. Veja aqui os principais tipos de café.

Café espresso: um dos cafés mais comuns, o café espresso é feito rapidamente sob alta pressão. O resultado é um café saboroso e intenso.

Café macchiato: nesta versão, é adicionado um pouco de leite vaporizado. Isso suaviza o sabor intenso do café. Para preparar esse café, é recomendado utilizar uma dose de espresso coberta com uma dose de leite vaporizado.

Café ristretto: o café ristretto é o que apresenta o sabor mais intenso. Similar ao café espresso, este café é feito com menor quantidade de água, o que garante um sabor mais concentrado.

Café latte: para preparar o café latte, é preciso utilizar uma dose de café espresso misturado a uma dose de leite vaporizado. Nesta receita, o café e o leite são misturados.

Cappuccino: além da dose de café, o cappuccino também é preparado com leite vaporizado e chocolate. Podem ser adicionados pequenos pedaços de chocolate ou canela à bebida.

Mocha: essa versão é muito parecida com o cappuccino. A diferença está na quantidade maior de chocolate adicionada à receita.

Café descafeinado: o café descafeinado é uma excelente opção para quem tem intolerância à cafeína, mas não quer abrir mão de um bom café. Essa bebida possui aroma e sabor similares ao tradicional. A diferença está na quantidade mínima de cafeína.

Café auxilia na hipertrofia?

O café pode auxiliar indiretamente na hipertrofia. O café, mais especificamente a cafeína, é responsável por aumentar a produção de força muscular, o que resulta em melhorias no desempenho físico durante os treinos.

Por essa razão, muitos atletas fazem uso da cafeína antes dos treinos, a fim de garantir mais energia e força.

O café é recomendado para quem deseja emagrecer?

Para quem deseja emagrecer, ou queimar a gordura corporal em excesso, o café pode ser uma boa opção. A cafeína é uma substância termogênica, isto é, sua ingestão provoca a termogênese, fazendo com que o corpo produza mais calor do que o normal.

Esse processo acelera o metabolismo, auxilia na queima de gorduras e colabora para o gasto calórico, o que auxilia diretamente no emagrecimento.

Suplementos de cafeína são eficazes?

Os suplementos de cafeína podem ter a mesma eficácia que uma dose de café. A principal vantagem desse suplemento é a ingestão exclusiva da substância.

Estes suplementos são usados principalmente por atletas com o objetivo de potencializar a queima de gordura, além de aumentar a disposição na rotina e nos treinos.

Além da cafeína, existem outros suplementos que possuem os mesmos benefícios, além de contribuir diretamente com o ganho de massa muscular, como o whey protein. No site da Growth Supplements, você encontra esses suplementos!

Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando o blog da Growth! Aqui, você encontra conteúdos exclusivos sobre dieta, nutrição e treinos. Quer recebê-los em primeira mão? Assine a newsletter e receba-os diretamente no seu e-mail.

Visitado 12 vezes, 1 visita(s) hoje.
Growth

Growth

Nutricionista

Texto produzido pela equipe da Growth Supplements com supervisão do nutricionista Diogo Círico (CRN 10 – 2067).