Ideias de marmitas para congelar: confira!

Diogo Círico 08/03/2024

Investir em ideais de marmitas para congelar é uma excelente estratégia para quem busca manter uma alimentação equilibrada e alinhada aos objetivos de saúde. Essas receitas são pensadas para oferecer uma combinação ideal de nutrientes, garantindo refeições saborosas e, ao mesmo tempo, saudáveis. 

Pratos como salmão grelhado com quinoa, frango ao curry com legumes ou uma salada colorida com proteínas magras são opções deliciosas que podem ser preparadas em casa e levadas para qualquer lugar. 

Além de contribuir para o seu objetivo e a promoção da saúde, as marmitas fit proporcionam praticidade no dia a dia, permitindo que você tenha controle sobre os ingredientes e as porções consumidas.

Sumário

Posso congelar minhas marmitas por quanto tempo?

A durabilidade da marmita congelada pode variar dependendo dos ingredientes e da forma como foi preparada. Em geral, muitas marmitas podem ser armazenadas no freezer por até 30 dias sem perder a qualidade. No entanto, é sempre importante etiquetar as embalagens com a data de preparo para garantir que sejam consumidas dentro do prazo adequado. 

Quando armazenadas na geladeira, as marmitas geralmente têm uma vida útil mais curta. Recomenda-se consumi-las em até cinco dias para garantir a segurança alimentar e a qualidade dos alimentos.

Qual embalagem posso utilizar para congelar as marmitas?

Marmita de plástico

As marmitas de plástico são escolhas populares de recipientes para armazenar uma variedade de alimentos devido às suas diversas vantagens. Alguns dos usos comuns incluem: 

  • congelados;
  • saladas;
  • frutas;
  • comida japonesa;
  • sanduíches naturais;
  • doces de confeitaria. 

Ao escolher marmitas de plástico, é importante garantir que sejam livres de BPA (bisfenol A) e outros produtos químicos prejudiciais. Além disso, devem ser resistentes ao calor, caso sejam utilizadas para aquecer alimentos no micro-ondas.

Marmita de alumínio

As marmitas fit de alumínio são consideradas uma opção descartável e são recomendadas para certos tipos de alimentos. Alguns exemplos que podem ser armazenados ou transportados em marmitas de alumínio incluem: 

  • alho;
  • cebola e outros temperos frescos;
  • alimentos bem temperados;
  • alimentos quentes para consumo imediato.

Marmitas de alumínio são adequadas para armazenar alimentos quentes que serão consumidos imediatamente, pois o alumínio é um bom condutor de calor.

Marmita de isopor

A marmita de isopor é uma opção muito usada para serviços de delivery e para alimentos de consumo imediato. Alguns pontos positivos dessa embalagem incluem: 

  • isolamento térmico: o isopor atua como um isolante térmico eficiente, mantendo a temperatura interna da marmita por mais tempo. Isso é útil para preservar a temperatura dos alimentos, seja quente ou frio; 
  • preço baixo: as marmitas de isopor são conhecidas por serem economicamente acessíveis, o que pode ser uma vantagem para empresas de catering, restaurantes ou serviços de entrega que buscam opções mais econômicas; 
  • não transfere sabor: ao contrário de alguns materiais, o isopor não tende a transferir sabores indesejados para os alimentos. Isso significa que o sabor dos alimentos permanece mais fiel ao original. 

No entanto, é importante considerar os aspectos negativos associados ao isopor, como sua durabilidade limitada, dificuldade de reciclagem e preocupações ambientais relacionadas ao descarte.

Marmita de vidro

Os potes de vidro, embora menos comuns nos negócios de food service, estão se tornando uma tendência popular entre aqueles que preparam refeições para levar de casa para o trabalho. Apesar de serem mais pesados em comparação com algumas opções, a característica de serem retornáveis parece atrair tanto consumidores quanto empreendedores. Confira alguns de seus benefícios: 

  • sustentabilidade: os potes de vidro são geralmente considerados uma opção mais sustentável em comparação com materiais descartáveis, contribuindo para a redução do desperdício e do impacto ambiental; 
  • preservação do sabor: o vidro é um material inerte, o que significa que não libera substâncias químicas que podem interferir no sabor dos alimentos. Isso ajuda a manter a integridade do sabor das refeições; 
  • durabilidade: em comparação com materiais descartáveis, os potes de vidro tendem a ser mais duráveis e resistentes a arranhões, o que os torna adequados para uso repetido. 

Quais alimentos podem ser colocados nas marmitas para congelar?

Incluir uma variedade de alimentos em uma ideia de marmita fit para congelar é uma excelente prática para garantir uma refeição equilibrada e nutritiva. Recomenda-se segmentar as porções de forma a fornecer os nutrientes necessários para sustentar as atividades diárias. 

Uma sugestão é compor as suas ideias de marmitas saudáveis congeladas com uma porção de carboidrato, uma porção de proteína e duas porções de legumes ou verduras. 

Essa abordagem proporciona uma combinação balanceada de macronutrientes e fibras. É importante ressaltar que as quantidades podem variar conforme os objetivos individuais, como hipertrofia, emagrecimento ou seguindo uma dieta específica, como a low carb. 

Opções de marmitas para congelar

Veja abaixo algumas ideias de cardápio para marmitas congeladas:

Almoço

  • Peixe ao molho de maracujá e legumes cozidos;
  • Escondidinho saudável;
  • Frango xadrez com arroz.

Jantar

  • Kibe de forno;
  • Carne de panela com purê de batata-doce;
  • Macarrão integral e almôndegas.

Para obter orientações mais precisas sobre as quantidades ideais e a composição específica das suas ideias de marmitas fitness para congelar conforme suas necessidades nutricionais, é aconselhável buscar a assistência de um nutricionista. Esse profissional pode fornecer orientações personalizadas com base em seus objetivos, preferências e requisitos alimentares.

Referências:

RECEITAS NESTLÉ. Como fazer marmitas para congelar?. Acesso em 28/01/24

OCEANO. Tipos de embalagem para marmita: qual escolher?. Acesso em 28/01/24

PANELINHA FIT. Tudo sobre marmita congelada e sua montagem e conservação. Acesso em 28/01/24

CASA E FESTA. 32 Receitas fáceis de marmita fit para congelar. Acesso em 28/01/24VITAT. 6 receitas de marmitas para congelar!. Acesso em 28/01/24

Visitado 244 vezes, 4 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067