Creatina dá espinhas?

Diogo Círico 27/01/2023

Se você está em uma vida mais ativa de atividades físicas, certamente já ouviu falar na Creatina. Esse é um dos suplementos mais consumidos no esporte e das academias, mas que ainda gera algumas dúvidas entre os iniciantes da musculação.

O seu impacto nos treinos é nítido, quando aliado junto a um treinamento de força. Mas uma das principais dúvidas é se a Creatina dá espinhas?

Antes de qualquer coisa, é importante saber que a lista de benefícios é muito grande. Garantindo as quantidades corretas e o momento certo para ingerir o produto, é possível se beneficiar de todos os proveitos dele.

Se você quer descobrir tudo sobre a suplementação, quais são seus efeitos colaterais, e seus benefícios, confira esse artigo!

Sumário

O que é creatina?

A creatina é uma substância produzida naturalmente pelos rins e pelo fígado, que serve para dar mais energia para os músculos e estimular o desenvolvimento das fibras musculares, deixando o caminho mais fácil para a hipertrofia, melhorando o desempenho físico e também diminuindo o risco de lesões.

Apesar de ser produzida naturalmente pelo corpo, é muito comum que os atletas e esportistas façam o uso dela de maneira suplementar, pois ela melhora o desempenho.

Alguns benefícios da creatina incluem:

  • melhora do desempenho físico;
  • ajuda no tratamento de doenças musculares;
  • prevenção de doenças neurodegenerativas, como o Parkinson.

Seu principal uso é para obter músculos maiores e mais definidos, por isso ela costuma estar presente na dieta. Esse crescimento muscular acontece, pois a suplementação está relacionada aos processos de síntese e ressíntese do ATP, a primeira fonte de energia que o corpo utiliza nos exercícios, aumentando seu estoque.

Dessa forma, você consegue ter mais disposição, ampliar e melhorar o seu desempenho de treino.

É importante que o uso dela seja orientado por um nutricionista ou médico, considerando todas as necessidades nutricionais e o histórico de saúde de cada pessoa, buscando diminuir os possíveis efeitos.

Conheça as nossas opções de Creatina

Afinal, creatina dá espinhas?

Apesar de apresentar muitas vantagens para o corpo, assim como qualquer outro suplemento, é comum que resulte alguns efeitos colaterais da Creatina. Uma das maiores dúvidas sobre o uso dela é se dá espinha.

A resposta para essa dúvida é não. Alguns estudos e médicos dermatologistas não associam a causa da acne com o uso da suplementação.

O que pode gerar o aumento da acne é o consumo de comidas gordurosas, pois elas elevam os níveis de oleosidade na pele, quando usadas com a suplementação, confundem quem está realizando o consumo em sua rotina alimentar, surgindo queixas sobre o motivo da alteração hormonal estar relacionada com a absorção do produto.

Algum suplemento dá espinhas?

Uma das preocupações de quem começa a utilizar suplementos são os efeitos que podem surgir. É preciso consumi-los de maneira correta, pois o uso inadequado pode prejudicar a saúde e o funcionamento do organismo.

É comum que a aparência seja relacionada ao que está sendo ingerido, como a alimentação e essas substâncias, que podem causar diferenças no organismo.

Para saber qual suplemento dá espinha, é preciso observar a composição do produto, se há presença de lactose ou é um hipercalórico, por exemplo, pois eles não são os mais indicados para quem já possui acne, oleosidade, ou até mesmo se está em um tratamento dermatológico no momento.

Os produtos com a proteína derivada do soro do leite podem provocar picos de insulina que estimulam a produção de sebo e afetam a absorção da glicose, podendo estimular esses problemas na pele.

Todo uso deve ser orientado por um profissional especializado para realizar a prescrição, incluindo a creatina, além de contar com uma alimentação balanceada e treino adequado.

Dicas para quem sofre com espinhas

A acne é uma das alterações de pele mais comuns na população, e engana-se quem acredita que ela é presente apenas na adolescência. Embora exista uma predisposição genética, o consumo de certos tipos de alimentos e alguns hábitos podem contribuir no surgimento de espinhas.

Comidas industrializadas, multiprocessadas, gordurosas, embutidas, frituras e a combinação de carboidratos ruins pioram o nível de oleosidade na pele, levando ao aumento delas.

Além disso, existem evidências que comprovam que o leite e seus derivados podem provocar problemas também, uma vez que os derivados lácteos geram o estímulo e inflamação e produção de sebos, que estão diretamente associados à doença.

Para evitar a acne, o ideal é seguir uma dieta equilibrada. Se o seu caso for propenso ao surgimento delas, evite os suplementos com a proteína do leite e busque a orientação de um dermatologista para saber como manter o rosto limpo e hidratado.

Ficou interessado em saber mais sobre o uso da Creatina? Acompanhe outros conteúdos do nosso blog!

Referências:

Dermatology Online Journal. Acne relacionada a suplementos dietéticos Disponível em: < https://escholarship.org/uc/item/9rp7t2p2 > Acesso em 11 de dezembro de 2022.

National Library of Medicine. Acne localizada no tronco, suplementação de whey protein: Existe alguma associação? Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5350548/ > Acesso em 11 de dezembro de 2022.

Caderno UNIFOAS. Estudo da relação entre a alimentação e a acne vulgar. Disponível em <https://revistas.unifoa.edu.br/cadernos/article/view/422 > Acesso em 11 de dezembro de 2022.

Isto foi útil?

Obrigado pelo seu feedback!
Visitado 351 vezes, 3 visita(s) hoje.
Diogo Círico

Diogo Círico

Nutricionista

Graduado em nutrição em 2007 pela Faculdade Assis Gurgacz, pós-graduação em Nutrição e Atividade Física - 2012, pós-graduação em Nutrição Funcional Esportiva - 2017, desde o inicio buscou destinar suas atividades à nutrição esportiva e também a área de tecnologia de alimentos. À frente das ações técnicas da industria Growth Supplements desde sua criação, já somam-se mais de 10 anos de dedicação, trabalho e pesquisas laboratoriais no desenvolvimento de novos produtos. Hoje suas ações como nutricionista dividem-se entre assessoraria de alguns atletas patrocinados pela Growth Supplements, redação de material técnico cientifico como estes disponíveis no blog GSuplementos e também na liderança da equipe de técnica Growth Supplements . Diogo Cirico; Nutricionista esportivo CRN 10 - 2067